Você sabe qual seu perfil empreendedor? Descubra aqui!

Muitas pessoas sonham em ter sua própria empresa. Ter flexibilidade, ser seu próprio patrão, trabalhar com o que gosta e a possibilidade de ter uma renda alta são as grandes motivações daqueles que desejam ser empreendedores, mas será que só o desejo de abrir seu próprio negócio é suficiente para ter um perfil empreendedor?

Ter um perfil empreendedor é ser dotado de algumas características importantes pra saber administrar bem um negócio, como autoconfiança, responsabilidade e obstinação. Claro que não existe uma característica única que garante que você terá um bom desempenho — na verdade, existem vários perfis empreendedores possíveis.

A figura do paladino, corajoso, ousado e seguro é um mito que precisa ser superado. Ninguém é igual, e isso também vale para os empresários. Listamos neste post 5 perfis empreendedores possíveis. Analise cada um deles e descubra em qual você se enquadra!

 

1. O gestor

 

Esse empreendedor é prático e racional. Geralmente, é aquela pessoa que analisa a viabilidade de projetos, é responsável, organizado, objetivo e realista. Precisa estar seguro para tomar decisões, o que pode fazer com que não seja muito ousado na hora de fazer escolhas.

Os empreendedores com esse perfil são excelentes administradores, mas podem ter alguma dificuldade em ter boas ideias ou na hora de tomar decisões rápidas.

 

2. O criativo

 

Empreendedores criativos são aqueles que estão sempre cheios de ideias. São imaginativos e têm uma grande capacidade de sugerir saídas alternativas para os problemas. Esse perfil de empreendedor geralmente pensa nos projetos mais interessantes, mas pode ter problemas em colocá-los em prática, pois tende a não ser muito objetivo e prático.

Tendem a ser muito sociáveis e adaptáveis, mas como são pouco objetivos, muitas vezes não conseguem convencer sobre seus projetos. Também podem ser propensos à procrastinação.

 

Baixe pontomais 2019

3. O líder

 

É empreendedor que mais tem facilidade em lidar com pessoas. Esse perfil geralmente consegue muitas e boas parcerias, pois sabe argumentar bem, expor suas ideias de forma clara e tem boa retórica. Frequentemente é aquela pessoa de confiança, procurada nos momentos de crise, que sabe motivar e engajar a equipe.

É bom lembrar que nem todo empreendedor tem essas características, mas ser um bom líder é um diferencial poderoso para levar sua empresa ao sucesso.

 

4. O bem relacionado

 

Esse perfil também sabe se relacionar muito bem, mas, diferentemente do perfil anterior, o bem relacionado tem bons contatos externos. É uma pessoa que tem facilidade de lidar com outros empresários, fornecedores, investidores etc. Tem boa argumentação e bastante malícia para saber negociar, reconhecer bons parceiros e eventuais furadas.

Nem todo empreendedor tem esse tipo de perfil, mas essa perspicácia é crucial para ter sucesso em um meio tão competitivo e arriscado.

8 maneiras inteligentes de fazer gestão de pessoas em PMEs

5. O trabalhador

 

Esse é o perfil empreendedor que não tem medo de colocar a mão na massa! É a pessoa que geralmente não fica parada, é ágil, dinâmico, não tem preguiça e gosta de movimento. O problema desse perfil é que muitas vezes ele age sem pensar e não tem muita paciência para analisar os riscos. Costuma ser corajoso e tem muita força de vontade, mas precisa controlar seu ímpeto e ansiedade.

Como você pôde notar, ter perfil empreendedor não é ter uma personalidade enrijecida e comum a todos os empreendedores. Se você se identificou com mais de um, ótimo! Sinal de que tem um perfil múltiplo e isso pode ser muito positivo. Se acha que precisa desenvolver melhor alguma característica importante, mãos à obra! É perfeitamente possível se tornar um empreendedor de sucesso.

Gostou das dicas? Então compartilhe esse artigo com aqueles amigos que você acha que também vão gostar dessas informações.

 

Teste gratis pontomais 2019