Veja 5 melhores práticas para otimizar a gestão de processos em PMEs

Como colocar em prática a gestão de pessoas para PMEs?

Com a constante abertura de novos empreendimentos, investir na gestão de pessoas para PME é um grande diferencial competitivo para se destacar no mercado. Contudo, nem sempre o proprietário percebe a importância que ela também tem internamente — profissionais motivados e engajados produzindo mais e melhor.

É necessário que o gestor conheça bem os processos e as pessoas, dessa forma, a probabilidade de sucesso aumenta consideravelmente, pois montar e liderar um time de alta performance não é uma tarefa fácil.

Neste texto, vamos apresentar as melhores práticas para uma gestão de pessoas e processos eficiente, produzindo resultados positivos para sua PME. Não perca a leitura!

A importância da gestão de pessoas em PMEs

Quando um empreendedor não entende a importância de um correto gerenciamento de equipes, a pequena ou média empresa pode apresentar os seguintes problemas:

  • acúmulo de atividades sob a responsabilidade da liderança;
  • falta de comunicação entre os profissionais;
  • indefinição de setores;
  • grande dependência, por parte dos colaboradores, das decisões dos líderes.

Criar uma estratégia focada na gestão de pessoas não demanda investimentos financeiros, basta o empreendedor criar um plano de ação e colocá-lo em prática. Essa tática será responsável pelos seguintes benefícios:

  • aumento da produtividade eficiente;
  • redução do retrabalho;
  • maior engajamento dos talentos;
  • diminuição do turnover e do absenteísmo;
  • eficiência na comunicação interna;
  • menos problemas com entregas e atrasos;
  • maior interesse no desenvolvimento individual e da equipe;
  • redução dos transtornos no atendimento ao cliente.

 

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É impossível não comparar os benefícios alcançados com os problemas que a falta de gestão pode causar. Para desenvolver um gerenciamento de pessoas em sua empresa, é importante conhecer algumas práticas que ajudarão na eficiência dos resultados. Confira!

As práticas para otimizar a gestão de pessoas para PME

1. Crie planos de cargos, salários e benefícios

Quando o organograma da empresa é bem definido, assim como a função e a remuneração de cada profissional envolvido, cria-se uma atmosfera de organização necessária para o bom desempenho das equipes.

O gestor deve investir em benefícios atrativos para os profissionais, e essa é uma das formas de motivação dos colaboradores que não deve ser ignorada.

2. Realize reuniões de feedback

Os profissionais precisam e querem saber se desempenham suas atividades de forma correta. Estabelecer um cronograma de feedback com a equipe é necessário para acertar arestas, esclarecer dúvidas, ouvir os profissionais e avaliar o desempenho individual.

Em PMEs, a prática do feedback é bem mais tranquila, pois, com a quantidade reduzida de colaboradores, os efeitos são quase imediatos.

 

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3. Pratique o reconhecimento social

Incentivar a integração entre os profissionais por meio da rotatividade de atividades ajuda no desenvolvimento das equipes. Todas as pessoas têm algo a ensinar e a aprender, portanto, realizar essa troca de experiências motiva o time e estimula a empatia.

Essa prática também incentiva novas ideias sobre a melhoria de processos que podem auxiliar na eficácia das atividades.

4. Estabeleça metas

Criar metas tangíveis ajuda na comunicação interna e na produtividade das pessoas, que estarão unidas por um propósito. O estímulo, por meio da criação de objetivos, é importante para obter talentos sempre focados e motivados. Não se esqueça de recompensá-los caso o alvo seja atingido.

5. Desenvolva um plano de atração e retenção de talentos

Não basta contratar os perfis mais aderentes à cultura da empresa, mas não ter um planejamento eficiente para mantê-los na organização.

Para atrair os melhores talentos, é importante que os candidatos gostem da empresa, portanto, os tópicos anteriores devem ser colocados em prática. Dessa forma, o empreendedor fortalece sua marca empregadora e consegue atrair talentos mais compatíveis.

Investir em treinamentos, criar um plano de carreira, recompensar por metas alcançadas e prezar pela comunicação transparente são estratégias eficientes capazes de reter os melhores profissionais.

Quando a gestão de pessoas para PME é uma prioridade, todos são beneficiados — os profissionais trabalham felizes e, com isso, são mais produtivos; os clientes recebem atendimento de qualidade e o proprietário acompanha o crescimento do negócio e os objetivos alcançados.

 

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