Automação de marketing: Otimização de tempo!

Automação de Marketing: o que é?

No momento em que uma organização começa a crescer e demandar muito tempo de seus colaboradores para focar em atividades operacionais, deixando a performance de lado, é o gancho para começar a focar em atividades e negócios escaláveis.

A escalabilidade, é uma prática que impulsiona e permite que atividades, normalmente feitas manualmente, sejam automatizadas. Dessa forma, é mais fácil e ágil, entregar algo em uma quantidade muito maior em um período de tempo extremamente menor.

 

É com essas duas vertentes que a Automação de Marketing trabalha, ela vêm para tornar atividades antes manuais e feitas uma a uma, escaláveis e impulsionadoras de negócios.

E você acha que esse tipo de dinâmica se encaixa apenas na categoria de marketing digital? Já pensou em utilizar desses mecanismos em sua comunicação interna? As ferramentas de Marketing Digital se tornam uma das soluções para você utilizar no seu Endomarketing.

Mas antes de continuar nesse assunto, precisamos saber. Você sabe o que é automação de marketing?

 

O que é Automação de Marketing?

De uma forma breve, a automação de marketing é a execução de diferentes processos, seja na parte de criação, até a parte de otimização de ações, vindas a princípio do setor de marketing.

Essa automação é voltada para a nutrição e vendas de produtos para determinado público. Ela tem como intuito não somente comunicar, mas sim conversar com esses contatos e tornar eles primeiro entendedores, e posteriormente clientes da marca.

 

Esse processo é feito para otimizar todo o trabalho de qualificação de leads, dessa forma, assim que esses contatos chegam ao setor comercial, eles já estão prontos para comprar ou serem descartados dentro do seu funil. Ele é feito normalmente através de plataformas específicas focadas em automatizar esses processos.

Agora que você já entendeu o que é a automação de marketing digital, está na hora de entender um pouco mais sobre endomarketing.

 

Endomarketing

A estratégia de endomarketing é uma estratégia voltada para o público interno, com uma pegada mais institucional e com o objetivo de engajar esse público e torná-lo consumidor dos conteúdos produzidos. O Endomarketing pode ser voltado para:

  • Treinamentos;
  • Educação;
  • Cultura organizacional;
  • Entre tantas outras abordagens na parte institucional e interna de uma empresa.

 

Ele é uma das ferramentas utilizadas para evitar a rotação constante de funcionários, além de impulsionar a capacidade de atrair profissionais qualificados para cada vaga disponível. É por ele que a empresa posiciona seus valores e consegue permear entre diferentes espaços dentro e fora da empresa.

O Endomarketing vem sendo trabalhado de forma constante e como um poderoso aliado dos valores e crenças institucionais de empresas. As startups estão sendo um grande destaque na aplicação desses valores e disseminação de cultura.  

 

 pontomais 2019

 

E como o Endomarketing e a Automação de Marketing se relacionam?

Quando entendemos que o setor de RH e Marketing não podem e não devem trabalhar de forma separada, os processos e medidas começam a ficar mais claros. Afinal, os dois setores tem como essência o trabalho com pessoas, engajar essas pessoas, e vender a ideia que tanto acreditam e prezam.

 

Dentro de organizações mais tradicionais, pode parecer bobeira e uma ideia limitada para a real função da comunicação, mas o que essas empresas ainda não entenderam, é que o cliente interno também é um dos clientes que a empresa tem que atender, entreter, e engajar.

E porque não utilizar dos mecanismos tecnológicos para fazer essa comunicação? Conversar de forma mais próxima, mais clara e entendível possível. Redes sociais, plataformas não convencionais, sair do e-mail que todos já estão acostumados a utilizar.

Entendendo essa dinâmica, os exemplos abaixo ficam mais claros.

 

Automatize a comunicação do seu RH

– Sequência de emails:

Como a sua empresa pode de fato começar a automatizar essa comunicação? A sequência de e-mails é uma das opções mais simples que seu RH pode utilizar.

Assim que o colaborador entra na empresa e durante toda a sua trajetória, enviar à ele materiais que irão levá-lo em uma trajetória por dentro dos sistemas da empresa é basicamente fazer a apresentação do serviço e produto que é feita normalmente para o público externo, mas dessa vez para quem trabalha e convive diariamente com esse serviço. Isso não seria ótimo? Não ter que fazer isso colaborador por colaborador?

– Automação de anúncios:

Sua empresa anuncia vagas online? Em conjunto com o Automação de Marketing o seu RH pode começar a fazer anúncios de vagas de forma automatizada.

Auxiliando no processo de captação de leads, gerenciamento de anúncios e com uma estratégia de comunicação pré-estabelecida o seu processo seletivo pode ser automatizado. 

Envie as etapas para cada um dos candidatos sem precisar fazer isso manualmente. Não seria ótimo? 

– Retenção de leads e candidatos:

Imagine que você realizou um processo seletivo, e na sua base há diferentes candidatos que não foram aprovados mas poderiam servir para outras áreas da sua empresa.

Engajando eles novamente, você consegue direcionar esse público para outros processos dentro da sua empresa sem a necessidade de fazer a captação de pessoas novas e realizar os processos todos do zero. Tudo isso, com o auxílio da automação de anúncios.

 

Sendo assim… o que as empresas podem conseguir automatizando a comunicação?

– Otimização de tempo:

Com a automação, o setor de RH para de disponibilizar tempo para a realização dessas atividades antes manuais. Quanto mais tempo livre, mais oportunidades para seu setor pensar e idealizar ideias para o resto da empresa, otimizando outras áreas e melhorando processos que possam vir a trazer mais resultados. Além de terem que redirecionar os esforços para o aprimoramento de cada atividade realizada.

– Aproximação de diferentes públicos:

Com a automação é possível conversar com todos os públicos e pessoas ao mesmo tempo de maneira pessoal. Assim quanto mais você comunica com eles, de maneira assertiva, melhor será o relacionamento e engajamento desse público. 

É o sonho de toda empresa… ter colaboradores engajados e realmente interessados pelo o que acontece dentro da própria organização.

– Retenção de colaboradores:

A retenção de colaboradores só é efetiva com pessoas que realmente estão engajadas e vendo as mudanças acontecerem onde trabalham. Quer despertar esse sentimento nos seus colaboradores? Comunique e converse com eles pelos canais que eles gostam e utilizam.

– Engajamento em todas as pontas de comunicação:

Com a automação, você consegue visualizar todas as pontas e ganchos faltantes no sua estratégia de comunicação interna. Monte uma jornada completa e ininterrupta dos seus colaboradores e não perca a oportunidade de engajá-los com seu negócio. 

Curtiu as nossas dicas? Não perca tempo e engaje o seu público interno utilizando estratégias de Endomarketing e Automação de Marketing Digital.

 

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Até breve 🙂