O setor da construção civil envolve equipes extensas que atuam diariamente em pátios de obra e outras locações fora da sede principal da empresa. Para acompanhar o ponto na construção civil, é preciso utilizar uma ferramenta eficiente.
Segundo a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), toda empresa com mais de 20 colaboradores deve fazer o controle de jornada em registro manual, mecânico ou eletrônico. O mesmo vale para trabalhos executados fora do estabelecimento, ou seja, a sede da empresa.
No caso da construção civil, os meios de registro manuais ou presenciais podem não ser as melhores opções. É necessário que a gestão de jornada de trabalho seja feita através do controle de ponto remoto, sem a necessidade de instalar um aparelho nos pátios de obra, que serão temporários.
Além disso, é importante que a alternativa escolhida permita realizar a gestão da jornada de vários colaboradores de maneira rápida, prática e eficiente.
Por isso, confira o artigo e saiba qual a ferramenta que vai ajudar os RHs a fazerem o controle de jornada de trabalho na construção civil.
Controle de jornada de trabalho segundo a CLT
O Art. 74 da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) prevê algumas exigências quanto ao controle de jornada de trabalho.
A legislação trabalhista define que:
Construção civil: como fazer o controle de jornada?
Na maioria das vezes, senão todas, o segmento de construção civil envolve mais do que 20 colaboradores, já que demanda uma grande quantidade de mão de obra. Por isso, as empresas devem realizar o controle de jornada de trabalho obrigatoriamente.
Considerando as particularidades da área, o sistema de ponto eletrônico atende de maneira mais eficiente as necessidades dos profissionais da construção civil, além de garantir que a empresa esteja atendendo as exigências legislativas.
No entanto, para as empresas que desejam dar um passo a mais em direção à modernização e eficiência da gestão de jornada dos colaboradores, o sistema de controle de ponto digital é a melhor opção.
Contratar um sistema como o da Pontomais oferece toda a praticidade e segurança que a sua empresa precisa para realizar o controle de jornada dos seus funcionários.
Controle de horários à distância
No caso da construção civil, os colaboradores podem registrar o horário de entrada e saída remotamente, sem a necessidade de comparecer à sede principal da empresa. Essa alternativa oferece a praticidade que o segmento necessita para a equipe.
Registro de jornada online ou offline
A empresa pode configurar o sistema para registrar a entrada e saída dos colaboradores de maneira online ou offline. Tudo depende do que faz mais sentido para os funcionários.
Para se prevenir contra fraudes ou simplesmente não depender da conexão com a internet, os gestores podem contratar a opção do sistema com verificação via QR Code.
No entanto, a marcação do ponto também pode ser feita de forma online. Essa opção acontece através do aplicativo no celular ou tablet de cada funcionário.
Relógio de ponto inteligente
Existe ainda a opção de registrar a jornada de todos os colaboradores de uma equipe ou unidade de negócio em um único dispositivo.
Pensado para facilitar e modernizar a gestão da jornada de trabalho em empresas que preferem centralizar esse processo, a Pontomais desenvolveu o sistema Ponto Fácil.
O registro em massa pode ser feito através de QR Code ou reconhecimento facial e todos os dados são sincronizados automaticamente com o sistema da Pontomais.
Sem multas ou processos trabalhistas
O sistema está totalmente dentro da lei e de acordo com a Portaria 671 do Ministério do Trabalho, garantindo os direitos da empresa e dos empregados.
Além disso, os dados são registrados e processados pelo próprio sistema, que auxilia os profissionais de RH e facilita os processos burocráticos.
Assim, a empresa tem uma garantia maior sobre a segurança das informações e não corre o risco de cometer erros que levem a multas e processos trabalhistas.
Quer saber mais sobre o controle de ponto online? Dá uma olhada nesse vídeo:
Agora que você já sabe como fazer o controle de jornada de trabalho de forma ágil e eficiente, é só escolher a alternativa que se adequa melhor a sua empresa.
Seja de maneira individual ou em massa, os colaboradores realizam o registro de ponto em um sistema seguro que segue as exigências legais e otimiza o tempo dos profissionais de RH, automatizando tarefas burocráticas e garantindo a assertividade das documentações.