Dia do RH e as ferramentas que esse profissional merece!

O Dia do RH é uma data extremamente importante para nós! É o dia que nos lembra do nosso objetivo principal como empresa, que é levar tempo para os responsáveis por cuidarem das pessoas, para que possam efetivamente zelar pelas pessoas.

O setor de RH é o responsável por realizar esse trabalho, garantir que os recursos humanos internos sejam bem trabalhados, desenvolvidos e cuidados. E a área, assim como várias outras do ramo da tecnologia, passa por mudanças estruturais e constantes. 

Saiba mais sobre essa data, sobre essa profissão que é tão necessária em qualquer empresa e quais os principais desafios da área hoje.

Como surgiu o Dia do RH?

O dia que comemora o profissional de RH é super importante, pois é uma das formas de evidenciar a posição estratégica e imprescindível desse colaborador nas empresas. 

A data oficial – 03 de junho de 1976 – foi imposta, pois se trata da fundação da WFPMA – (World Federation of People Management Associations {(Federação Mundial de Recursos Humanos}).

E no Brasil, a data foi reconhecida por Genézio Lucone, fundador da ABRH-SP, antigamente conhecida como Associação Paulista de Administração de Pessoal. 

E desde então, podemos oficialmente informar que as empresas estão há 40 anos dando a importância para os 

Já são, portanto, mais de 40 anos em que as empresas podem valorizar não apenas os colaboradores que respondem por ela, mas aquelas pessoas que cuidam especificamente dessa valorização contínua.

O que um profissional de RH faz?

Houve uma época em que o profissional de RH focava principalmente na parte burocrática de contratação e demissão de colaboradores. Essa já não é uma realidade. O que é perceptível na área de Recursos Humanos hoje, é que esse profissional se faz presente em toda a trajetória profissional dos colaboradores na empresa.

Desde o momento de externalizar a imagem da empresa de forma coerente e atrativa, para possíveis candidatos, até o momento em que é feito o desligamento. Também, as próprias áreas de atuação dentro do setor mudaram e se atualizaram muito. 

O setor de RH é responsável por inúmeras frentes, algumas delas são: 

Cultura organizacional

A cultura organizacional diz respeito a tudo o que envolve estar e trabalhar em determinada empresa. O seu principal propósito, seus valores, o clima organizacional, como as pessoas se portam internamente, como se sentem trabalhando dentro da organização, como se relacionam, como lidam com os problemas e como celebram grandes feitos.

É responsabilidade, não somente do RH, mas da empresa inteira fazer a manutenção da cultura organizacional. O que difere a função do setor é que o RH se responsabiliza por aplicar metodologias que incentivam a adequação à cultura, um melhor clima e por aplicar pesquisas para identificar como está o nível de engajamento dos colaboradores com a cultura da empresa. 

Employer branding

O employer branding é um técnica utilizada para trabalhar a imagem dos colaboradores de uma empresa, e como o público externo percebe o seu local de trabalho, a fim de tracionar ainda mais os processos seletivos e captar os melhores talentos.

As técnicas de employer branding são utilizadas com o objetivo de tornar essa percepção da cultura da empresa positiva. E é responsabilidade do RH, traçar objetivos importantes que se relacionem com essa técnica. 

Por exemplo, diminuir a taxa de desligamentos e diminuir o tempo de contratação de novos funcionários. Esses itens e tantos outros podem ser melhorados pelo employer branding.

Processos seletivos

Os processos seletivos, por mais que não sejam o único foco do time de RH, ainda fazem parte do escopo de trabalho dessa área. Sendo um dos maiores desafios mapeados hoje, a automatização das etapas do processo como um todo. 

Performance

A performance individual e de cada time precisa ser alinhada com os objetivos gerais de cada empresa, os famosos KPI’s. O RH assume uma função estratégica e importante para fazer o alinhamento dessas metas, e identificar quais colaboradores, juntamente dos líderes de cada time, estão trabalhando para atingir esses objetivos. 

E para os que estão desmotivados ou não conseguindo executar o trabalho da melhor forma, o RH também toma medidas, com foco em identificar possíveis problemas para ajudar esses colaboradores.

Diferença de DP e Rh?

O Departamento Pessoal é uma das frentes que estão dentro do setor de Recursos Humanos. Ele, ao contrário do RH, possui um foco maior nas tarefas burocráticas de documentação e manutenção de documentos de colaboradores.

As principais frentes do DP são:

Admissão e Demissão

Processo de contratação, exame admissional, recolhimento de documentos e assinaturas, abertura da conta salário, anotações na CLT e tantas outras tarefas, ficam todas com a área de DP. 

A parte de demissão também, que inclui o exame demissional, contrato de rescisão, coleta de assinaturas, cálculo de valores a serem pagos, acerto final… também é com a área de DP.

Apuração de ponto

Fazer o fechamento do ponto e apurar as faltas e abonos necessários para cada colaborador. 

Benefícios

Gerenciar os benefícios individuais e coletivos da empresa. Aqui podem entrar planos de saúde, plano odontológico, vale alimentação, vale refeição, vale transporte, benefícios com instituições externas, entre tantos outros. 

Folha de Pagamento

Uma das tarefas mais importantes do Departamento Pessoal é a folha de pagamento. A responsável por uma grande parte dos passivos trabalhistas e desavenças entre empresa e colaborador. 

A folha de pagamento está diretamente relacionada com o fechamento de espelho ponto, por isso, sempre que possível indicamos a Pontomais como uma excelente plataforma para fazer o fechamento de espelho ponto e envio de informações corretas para a extração da folha de pagamento. 

O que vemos muito hoje, é as duas áreas se misturarem em suas atividades, e o setor de RH que deveria focar não somente nas atividades de DP, se desdobrando em vários para dar conta de tudo. 

curso-pontomais-departamento-pessoal

Quais os principais desafios da área?

Para entender quais os principais desafios da área de RH hoje, conversamos com as nossas colaboradoras e responsáveis pelo setor de Recursos Humanos aqui da Pontomais.

E o que elas falaram pra gente foi: “Com certeza, uma das nossas maiores urgências hoje é a otimização e automação de processos burocráticos do RH. Isso porque se você perde alguns prazos chaves, a empresa precisa arcar com multas e outros custos que poderiam ser evitados.”

Uma das dificuldades evidenciadas que nos fez refletir muito, principalmente pelo papel vital que as plataformas de otimização de processos tem sobre o setor, é a questão da otimização e agilidade dentro dos processos. 

O setor de RH, juntamente da área de DP, precisa lidar diariamente com inúmeros documentos, integrações e solicitações internas e externas que possuem um nível de burocracia que mais atrapalha do que auxilia o trabalho. 

Pensando nisso, separamos uma lista com as principais ferramentas que focam na otimização e automação dos processos do setor de Recursos Humanos.

5 ferramentas que auxiliam a otimização e automação do setor

Não poderíamos falar de ferramentas que auxiliam o serviço do RH sem citar a Pontomais. Entre tantas funcionalidades que a plataforma disponibiliza, destaca-se o controle de ponto feito de forma descentralizada, aprovação e ajustes de abono e faltas feitas diretamente pela plataforma, o fechamento do espelho ponto em pouquíssimos cliques e os mais de 20 relatórios que a plataforma permite extrair. 

Além de claro, fazer integração com todos os relógios ponto homologados pelo Ministério do Trabalho e também fornecer um serviço chamado Pontomais Happy, caso a empresa queira continuar com o serviço de ponto feito presencialmente.  

  • Trello

O RH também precisa fazer o gerenciamento de tarefas, e por isso, uma plataforma que guarde todas as informações, datas e faça a documentação dos processos é necessária. Aqui na Pontomais o nosso RH utiliza o Trello como ferramenta de gerenciamento de tarefas.

Ele permite organizar as demandas em modo kanban, separar em etapas, subetapas e notificar os usuários quando uma tarefa está para ser entregue. Possui a sua modalidade gratuita mas também o modo pago. 

  • Gupy

A Gupy é uma ótima ferramenta para a otimização de processos seletivos. O seu sistema funciona com base em uma inteligência artificial, que cruza os dados de possíveis colaboradores e empresas e indica para o RH quais os perfis que possuem mais compatibilidade com os valores e cultura da empresa. 

A plataforma possui também duas modalidades, uma com foco em recrutamento e seleção e a segunda para a modalidade de admissão, acompanhando o funil de entrada do funcionário na empresa.

  • Convenia

O Convenia é uma plataforma que se encaixa mais nas funções de Departamento Pessoal, porque centraliza informações de benefícios, período de férias, ocorrências e outras necessidades de colaboradores e RH em um só lugar.

  • Feedz

Feedz é uma plataforma que auxilia no gerenciamento de engajamento institucional e clima organizacional. A plataforma funciona com uma dinâmica de gamificação do engajamento de cada colaborador e equipes. 

Dessa forma, o RH e gestores conseguem identificar quais os colaboradores mais engajados dentro da empresa, e solucionar eventuais problemas dos colaboradores que não estão tão interessados. 

  • Skore

A Skore é uma plataforma de educação corporativa. Ela permite que o RH organize os conteúdos e conhecimentos disponíveis na empresa de forma unificada. Dessa forma, a informação e o aprendizado ficam descentralizados para toda a equipe.

A fase RH 4.0

Todas essas ferramentas caminham juntas com o objetivo principal do setor como um todo, que é transformar o setor o mais otimizado e inteligente possível. A principal dificuldade nos setores de RH hoje, é a automação e otimização de processos.

 O que conversa diretamente com a revolução 4.0 do RH, que traz como solução o uso da tecnologia e de ferramentas descentralizadas a fim de solucionar esses problemas e de tornar o RH uma figura estratégica e importante dentro das conquistas das empresas.

Acreditamos que veremos ainda mais mudanças dentro dos setores de Recursos Humanos e estamos super ansiosos. 

Um Feliz dia do Profissional de RH para todos vocês, que só sabem cuidar e se aprimorar, para deixar o nosso trabalho o mais confortável possível!

14-dias-teste-pontomais

Imagem padrão
Silvana Fernandes
Gerente de RH na Pontomais