Mulheres em Startups: empreendedorismo!
O mercado de startups vem crescendo no Brasil. Por apresentarem inovação e usarem tecnologia, criam ideias adaptáveis, com potencial de um grande negócio a ser replicado.
Nesse novo tipo de empresa, há grandes contribuições do empreendedorismo feminino, que aumentou em ritmo acelerado, quando comparado ao masculino. Índices apresentados pelo DataSebrae, em 2013, afirmam que a média anual das mulheres é de 7,2% em relação aos 5,4% dos homens.
É fato que as mulheres vêm se destacando nesse mercado. Por isso, serão apresentados 4 exemplos de startups fundadas por elas. Fique conosco e entenda mais!
Arquiteto de Bolso (Márcia Monteiro)
Em 2017, a arquiteta Márcia Monteiro lançou o Arquiteto de Bolso. Trata-se de um aplicativo de mensagem Facebook Messenger que cadastra interessados e orienta sobre reformas residenciais.
Entretanto, apesar de ser um aplicativo, o negócio começou offline, quando a arquiteta passou a atender pessoas nas ruas. Dentro de um trailer, Márcia ensinava quem desejava reformar seu imóvel.
Percebeu que a demanda era grande. Diante da necessidade, Márcia decidiu investir no uso da internet. O número de clientes mais que triplicou, alcançando 480 pessoas, no primeiro ano. Desde então, a Arquiteto de Bolso cresceu e passou a gerenciar o Museu de Arte do RJ, Inhotim e Masp.
Gupy (Mariana Dias)
Voltada para área de Recursos Humanos, a Gupy é uma plataforma que facilita o recrutamento. Essa startup melhora a dinâmica entre candidatos, recrutadores e outros profissionais de gestão no momento da seleção de candidatos.
Ressalta-se que o programa faz triagem de currículos, reduzindo o tempo e esforços gastos com o serviço. Além disso, evita-se contratações desnecessárias e perda de dinheiro, que pode ser utilizado em outras funções.
Menu For Tourist (Melina Guelman)
Melina Guelman é responsável por criar um aplicativo que apresenta cardápios de restaurantes brasileiros em 8 idiomas. A proposta surgiu após a Copa do Mundo de 2014, com a reclamação dos turistas que não conseguiam acessar o cardápio.
Por demonstrar inovação, a Menu For Tourist surpreendeu os turistas das Olimpíadas de 2016 e proporcionou grande comodidade. Por isso, a Prefeitura do Rio de Janeiro tornou o aplicativo como oficial do evento.
Logo. o projeto, que começou com 50 restaurantes e traduções somente para inglês e espanhol, cresceu. Hoje, possui uma conta com investimento inicial de R$ 800.000,00,
Arquivei (Isis Abbud)
A startup Arquivei foi idealizada por uma engenheira de produção diante da necessidade de armazenar e organizar notas fiscais. Assim, as informações permanecem de fácil acesso, em especial para fiscalizações.
A plataforma é essencial para empresas que desejam investir em planejamento fiscal, independentemente de seu tamanho ou mercado de atuação.
Então, Isis encontrou na burocracia uma oportunidade de inovação. Em um ano, o número de clientes aumentou 5 vezes, atingindo a marca de 5 mil pessoas.
Portanto, mesmo com as dificuldades do empreendedorismo, o mercado de startups tem crescido com o trabalho feminino. Essas guerreiras vêm mostrando competência e criatividade para gerir negócios de sucesso e inovadores. Por essa razão, recomenda-se conhecer as empresas citadas, em detalhes, inspirando-se em suas histórias para criar outras startups de sucesso.
Gostou dessas informações? Assine nossa newsletter e acompanhe outros posts!
Até mais!