CONTRATE AGORA EXPERIMENTE GRÁTIS

6 desafios de gestão de RH nas pequenas empresas e como otimizá-los

A gestão de RH nas pequenas empresas é um grande obstáculo na trajetória de um empreendedor. Isso porque, com o mercado crescendo consideravelmente, além de ser bem-sucedido, sua maior preocupação deve ser montar um time que o ajude nesse objetivo. Contudo, nem sempre acontece dessa maneira.

Neste texto, vamos apresentar os desafios vivenciados pela gestão de RH. E, também, de 6 dicas de como otimizá-la e obter resultados tão significativos quanto de uma grande empresa. Continue conosco e boa leitura!

Quais são os principais desafios da gestão de RH nas pequenas empresas?

Ao abrir uma empresa de pequeno porte, o proprietário precisa ser mais do que empreendedor — deve ser humano, pois, independentemente do ramo de atuação, serão as pessoas contratadas seu principal suporte. Mas, na maioria das vezes, essa habilidade é deixada de lado.

As dificuldades começam na atração de talentos qualificados. Ao iniciar um negócio, nem sempre o empresário pode pagar pela mão de obra que gostaria. O que prejudica a qualidade do produto ou serviço final.

Outro problema é o ambiente empresarial desorganizado. Com tantas tarefas a serem feitas, o empreendedor não consegue organizar os espaços e as atividades. O que gera elevação no estresse, sobrecarga de trabalho e, muitas vezes, retrabalho.

Esses são alguns dos exemplos que mostram o quanto se preocupar com as gestão de pessoas é importante, mesmo quando se é dono de uma pequena empresa.

 

Pontomais 2019

 

6 dicas de como utilizar a gestão de RH a favor do seu negócio

A maior vantagem de uma grande empresa é que ela possui capital para investir em um setor de Recursos Humanos, que será responsável por todas as demandas dos empregados, deixando o dono livre para cuidar de outros assuntos referentes ao negócio.

Contudo, se você é um pequeno empresário e deseja criar uma estrutura tão eficiente quanto à de uma grande organização poderá seguir essas dicas e começar a receber novos currículos. Vamos conhecer?

1. Defina corretamente as funções

Criar um organograma e definir quais são os cargos necessários para compor a empresa e a função de cada é importante para que o processo seletivo seja mais eficiente e focado nas necessidades do negócio. Além de orientar cada profissional em seu desempenho individual, dando ferramentas e parâmetros do que é esperado dele no desempenho daquela função.

2. Estimule a cultura da comunicação aberta

Uma comunicação transparente, não importa o tamanho da empresa, é fundamental para a melhoria do clima corporativo e retenção de talentos, pois elimina focos de informações distorcidas e minimiza problemas de relacionamento. Seja sempre sincero e esteja aberto ao diálogo com seus colaboradores.

3. Treine a equipe

Mantenha um calendário de treinamentos e reciclagem e o siga, pois essa iniciativa motiva os talentos a desejarem sempre mais conhecimento e aumentará o engajamento da equipe e sua produtividade.

Sempre que puder invista, também, no desenvolvimento dos profissionais com maior destaque no negócio.

4. Ofereça feedbacks

Essa é uma oportunidade que não deve ser negligenciada, afinal os profissionais precisam saber qual é a sua visão e expectativas com relação ao seu trabalho. Criar uma cultura de retorno fortalece o vínculo do profissional com a empresa e impulsiona sua melhoria contínua.

5. Otimize as estratégias

  1. Tenha metas definidas e compartilhe com seus funcionários para que eles saibam da participação de cada um no cumprimento delas. Melhorar as estratégias significa aperfeiçoar a cada dia o desempenho das tarefas. Concluir os objetivos com maior eficiência consolida a marca empregadora e a cultura empresarial.

6. Invista em tecnologia

Pesquisar sobre as melhores soluções tecnológicas para simplificar a vida da pequena empresa é fundamental para o sucesso nas tarefas do dia a dia, já que elas facilitam atividades burocráticas, reduzem o tempo de execução e aumentam a credibilidade do setor.

A gestão de RH nas pequenas empresas parece ser uma atividade complicada, mas com a estrutura correta, manutenção e desenvolvimento, a consequência é uma empresa com excelência na produtividade e funcionários engajados e felizes.

Agora que você aprendeu nossas dicas, que tal nos seguir nas redes sociais (Facebook e Linkedin) e conhecer muitas outras que temos disponíveis para seu RH?

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 6.500 empresas e 130.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Assegura que as empresas estejam DENTRO DA LEI.
Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

 

Pontomais 2019

 


Gestão de processos: aumente a eficiência do seu RH agora!

WhatsApp Logo

Privacy Preference Center