Gestão de pessoas: como gerenciar uma equipe a distância?

Quem é dono de uma pequena ou média empresa sempre executa mais de uma função. Isso torna o tempo escasso e o ideal é encontrar ferramentas que otimizem a rotina. Gerenciar uma equipe a distância pode ser a solução. Porém, é essencial conhecer os meios para que isso seja feito da melhor forma.

 

Essa é uma atividade que requer esforço de ambas as partes: tanto o gestor quanto os colaboradores devem estar na mesma sintonia para que o trabalho funcione.

 

Neste post, apresentamos algumas dicas para colocar esse processo em prática e obter os resultados esperados. Quer aprender a gerenciar uma equipe a distância? Confira as principais dicas a seguir!

 

Defina objetivos claros

 

O sucesso no gerenciamento de uma equipe depende basicamente dos objetivos definidos. Todos devem estar cientes do trabalho a ser desenvolvido, bem como de quais são suas respectivas metas — que precisam ser tanto individuais quanto coletivas.

 

A clareza dos objetivos ajuda cada profissional a saber quais tarefas devem ser priorizadas. Isso também facilita a avaliação do gestor.

 

Pontomais 2019

 

Estabeleça uma rotina

 

O excesso de liberdade pode ser prejudicial para a produtividade da equipe. Portanto, estabeleça uma rotina que possa ser seguida por todos. Ela deve especificar quais são os resultados esperados pela organização e oferecer a flexibilidade necessária para que cada profissional trabalhe da melhor maneira.

 

O foco deve ser sempre a entrega. Assim, ao estabelecer uma rotina, dê liberdade para que cada trabalhador chegue ao resultado esperado por conta própria.

 

Planeje-se para evitar imprevistos

 

Gerenciar uma equipe a distância também requer planejamento da parte do gestor. Ele deve ter alta capacidade de resolução de problemas, pois não é uma boa prática recorrer aos profissionais sempre que estiver diante de uma situação urgente ou quando não tiver tempo para resolvê-la.

Se a equipe segue uma rotina, o gestor deve fazer o mesmo. Interrompê-la para resolver seus problemas faz que se ele perca a produtividade.

 

Tenha encontros periódicos

 

O trabalho a distância pode funcionar plenamente, mas é importante que se determinem datas para encontros presenciais. Essa relação é fundamental para que o laço entre o gestor e a equipe se fortaleça, bem como para que seja possível avaliar se tudo está acontecendo conforme o esperado.

 

Os encontros periódicos também podem servir para fomentar a interação entre integrantes da equipe, fazer avaliações de feedback e oferecer premiações.

 

Determine os processos de comunicação

 

Quando se gerencia uma equipe a distância, os processos de comunicação precisam estar bem definidos para que a produtividade não seja prejudicada.

 

É essencial que todos saibam de que forma podem entrar em contato com o gestor, como devem documentar o trabalho que é feito.

Nesse aspecto, é possível ter o apoio de ferramentas (e-mail ou um comunicador instantâneo) facilitando a interação.

 

Seja um gestor presente

 

Por mais que o gerenciamento seja feito a distância, é essencial que o gestor seja presente. A equipe precisa saber que existe um profissional sempre à disposição para facilitar o trabalho, determinar ações e alinhar estratégias.

 

Para isso, uma boa ideia é usar as funções de uma ferramenta de gestão de equipe, como o controle de ponto.

É importante ter o máximo possível de processos e ferramentas que tornem o trabalho mais seguro e simples de executar.

 

Use um controle de ponto

 

O controle da jornada de trabalho pode ser feito com um software de ponto eletrônico, que oferece mais tempo e mobilidade sem deixar de cumprir a legislação vigente. Somente uma equipe assídua e dedicada às tarefas diárias é capaz de trazer resultados positivos para toda a empresa.

 

Com o auxílio dessa ferramenta, é possível reduzir custos, otimizar a assiduidade dos funcionários e obter relatórios completos para avaliar os colaboradores, definir metas e aplicar programas de melhorias e incentivos.

 

Como se trata de um recurso terceirizado, a empresa ainda garante o suporte técnico e as atualizações que melhoram o programa. Assim, fica mais fácil fazer um bom trabalho de gerenciamento da equipe a distância.

 

Outro ponto que pode ser fundamental na gestão de pessoas é o treinamento. Confira aqui mais informações sobre essa chave para o sucesso do negócio. Boa leitura!

 

Pontomais 2019

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 6.500 empresas e 130.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂