Análise estratégica de PME: como realizar?

A análise estratégica de uma empresa faz parte do processo de gestão do negócio. Com ela, é possível avaliar o posicionamento da organização no mercado, bem como as suas características internas de funcionamento.

Com a implementação de uma análise estratégica, os gestores têm condições de visualizar o negócio de forma ampla. Além disso, acessam elementos que permitem compreender a posição no mercado, fatores de influência e as suas melhores competências. Com isso, podem antecipar problemas e projetar soluções de forma mais eficiente.

Você quer saber como fazer a análise estratégica da sua empresa? Então, continue a leitura deste artigo e descubra como aplicar esse conhecimento ao seu negócio!

Qual é a importância da gestão de tempo na análise estratégica?

A gestão de tempo é o processo de planejamento e execução do controle sobre o tempo dedicado para atividades. O principal objetivo da gestão adequada do tempo é o aumento da produtividade, da eficiência e da efetividade nos processos.

Dessa maneira, o gerenciamento de tempo está diretamente relacionado com a análise estratégica. Para que os gestores tenham condições de conhecer e aprimorar o negócio, é imprescindível a existência de um uso inteligente do tempo dedicado para as suas tarefas.

Uma análise estratégica só é possível quando está alinhada com a expertise sobre o negócio e com o uso adequado do tempo.

 

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O que é matriz SWOT e como ela pode ajudar nessa análise?

A matriz SWOT, também conhecida como método FOFA, é um mecanismo que permite a análise estratégica de uma empresa.

Ela se resume à análise de quatro fatores: forças (streghts) e fraquezas (weaknesses), sob a ótica interna do negócio, e oportunidades (opportunities) e ameaças (threats,) relacionadas ao ambiente externo. É daí que vem a sigla SWOT, ou FOFA, quando traduzida.

O processo de aplicação da matriz SWOT é feito por meio da definição das forças e fraquezas da organização. Elas são seguidas por uma lista de oportunidades e ameaças.

Com essas informações devidamente listadas, a empresa tem condições de identificar quais as forças que podem potencializar determinadas oportunidades, ou, ainda, combater ameaças, bem como as fraquezas que podem potencializá-las ou causar prejuízo.

Como gerenciar melhor o tempo na sua empresa?

Existem diversas estratégias que podem ser combinadas a fim de facilitar o gerenciamento de tempo. Conhecer cada uma delas e saber como alinhá-las com a sua matriz SWOT e com a análise estratégica permite o alcance de melhores resultados no seu planejamento. Confira, a seguir, algumas dicas simples e que podem contribuir para a gestão adequada do tempo na sua empresa:

  • registre o tempo dedicado para cada tarefa e conheça seus hábitos;
  • estabeleça tarefas diárias e categorize cada uma delas de acordo com a complexidade e o prazo de entrega;
  • bloqueie distrações e interrupções;
  • faça pausas de dez minutos a cada duas horas;
  • priorize as tarefas mais complexas para a primeira parte do dia e dedique o restante do dia para as tarefas mais simples;
  • faça um bom planejamento.

 

Com uma matriz SWOT bem estruturada e tendo um bom gerenciamento do tempo, a empresa pode se posicionar no mercado de forma mais ativa. Isso garante o crescimento e o desenvolvimento de estratégias focadas em oportunidades.

 

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