CONTRATE AGORA EXPERIMENTE GRÁTIS
Planejamento financeiro: 3 ingredientes e muita dedicação | Pontomais

Receita de planejamento financeiro: 3 ingredientes e muita dedicação

Imagine a seguinte situação: você quer aproveitar o final de semana em Florianópolis e já sabe que vai de carro, mas o dinheiro que guardou para a gasolina só chega até Joinville. Dadas as devidas proporções, é por isso que empresas precisam de um planejamento financeiro.

Quando chegar em Joinville, seu dinheiro vai ter acabado, você não tem como chegar em Florianópolis e, para piorar a situação, está longe demais de Curitiba para tentar começar de novo. É por isso que tantas empresas quebram. Na hora de pensar no planejamento inicial, as despesas e custos são mal projetados e, dessa forma, não conseguem chegam em um ponto mínimo de equilíbrio viável para a operação.

Para garantir que o seu negócio consiga chegar em um resultado, é importante entender exatamente qual é o objetivo, como é o caminho e quanto tudo isso vai custar.

Por isso, ao planejar um novo projeto, um novo investimento, uma expansão de negócio, pergunte: é claro para onde estamos indo e onde queremos chegar? Sabemos o real objetivo dessa ação? A definição do sucesso desse projeto está clara? Então, quanto vai custar para que possamos chegar nesse resultado? Pois é importante que os recursos necessários sejam contabilizados e estejam disponíveis desde o começo do planejamento.

 

O que não pode faltar no planejamento financeiro da sua empresa?

Para que o planejamento da sua empresa seja efetivo e para tudo o que for pensado tenha fundamento são necessários três principais ingredientes: controle 100%, noção clara dos objetivos da empresa e a previsibilidade de curto e médio prazo.

Controle 100% significa ter o domínio de todas os valores que entram e saem da sua empresa, saber de onde vem as receitas e quais são os motivos dos custos e despesas. Para isso, definir o Ponto de Equilíbrio Operacional pode ser um bom começo. Precisa de ajuda para isso? Temos uma calculadora de Ponto de Equilíbrio que pode te ajudar.

Traçar objetivos e colocá-los em ordem de prioridade evita que você perca o foco durante o processo. Além disso, é importante saber para onde você quer ir para que possa medir os resultados depois.

Como já falamos anteriormente, a previsão é indispensável para um bom planejamento financeiro. Acompanhar se os recursos que você tem são suficientes para arcar com os compromissos previstos ajuda a entender como agir em determinadas decisões.

 

Quais são as principais dificuldades de um planejamento financeiro?

Processos complicados

Normalmente, quem não está acostumado a desenvolver planejamentos financeiros acaba criando processos muito complexos que são difíceis de criar e alimentar. Por isso, o planejamento precisa ser muito simples e muito fácil de acompanhar no dia a dia. Não adianta criar processos com tecnologia da NASA se na realidade você não vai conseguir entender o que fez.

Disciplina

Sabemos que quem faz o planejamento financeiro de pequenas e médias empresas normalmente é a pessoa responsável por tudo: ela vende, compra, atende os clientes e faz até um cafezinho quando há demanda. E ela não tem o tempo necessário para fazer a gestão financeira, muito menos para desenvolver um planejamento. Por isso, é imprescindível ter disciplina para conseguir acompanhar regularmente.

Conhecimento técnico

A verdade é que todo mundo gosta de ganhar dinheiro, mas poucas pessoas gostam de entender como é possível fazer isso. Estamos aqui para descomplicar o assunto e deixar claro que compreender sobre finanças não é nenhum bicho de sete cabeças. Com coordenadas simples é possível fazer um bom planejamento financeiro. Além disso, ninguém conhece mais do negócio do que o próprio empresário.

 

Teste gratis pontomais 2019

 

E o tempo!

Com a falta de tempo para tudo, para que planejar, se o importante é executar? Essa é a lógica de grande parte do mercado brasileiro e é por isso que todos os dias vemos empresas quebrando. É muito importante conseguir um tempo específico para essa demanda. Acompanhar o planejamento financeiro é tão importante quanto visitar um cliente, então, é fundamental incluí-lo na sua rotina.

A boa notícia é que existem diversas soluções que podem otimizar a sua rotina e fazer com que você não precise usar muito mais tempo do que o necessário. A Celero, uma plataforma de Automação Financeira, é uma delas. A automação financeira permite que todas as tarefas burocráticas do financeiro se tornem automáticas. Dessa forma, o empresário consegue reduzir as demandas financeiras pela metade.

E falando em tempo, cada empresa tem a sua periodicidade. Hoje, assim como tudo no mundo, as empresas mudam muito rápido, então, para algumas, já não é mais interessante desenvolver um planejamento financeiro anual. Talvez seja melhor pensar em algo trimestral ou até mensal, dependendo do seu negócio.

O importante é que o acompanhamento seja frequente. O alinhamento de expectativas é melhor a curto prazo também. Afinal, se você fizer um planejamento anual e só olhar o resultado no final do ano é muito provável que algumas das suas expectativas não sejam cumpridas. Por outro lado, se fizer o acompanhamento trimestral, por exemplo, é mais fácil visualizar o que foi realizado nesse tempo e promover correções de curso, caso sejam necessárias.

A orientação é avaliar o motivo do planejamento financeiro. Se for uma demanda global, por exemplo, talvez faça sentido que seja feito anualmente e acompanhado com frequência.

Se for um planejamento de curto prazo ou de um projeto específico, o ideal é levantar todas as necessidades, traçar os custos, definir o período de sucesso e o stop loss (período de parar de perder). Ou seja, se determinado projeto não der certo em seis meses, talvez seja hora de parar de investir nele, e por aí vai.

 

Deu para entender o quanto o planejamento financeiro é importante, certo?

Tanto no aspecto empresarial, quanto no pessoal, se não conseguimos planejar e acompanhar as finanças, acabamos nos endividando. Temos um país de endividados e analfabetos financeiros. A maioria acredita que precisa ser um expert no assunto para conseguir um resultado satisfatório. Nosso objetivo é descomplicar esse tipo de informação.

Temos certeza que, quando uma empresa define um objetivo claro e traça um caminho estratégico para isso. Fica muito mais fácil entender o que precisa ser feito para atingir os resultados e chegar no objetivo esperado.

Não basta você entender o que já aconteceu, o que trouxe a empresa até aqui,. É também necessário projetar como será daqui para frente. Essa mudança de ponto de vista causa um resultado instantâneo dentro dos negócios. Vale a pena tentar!

 



A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 6.500 empresas e 130.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI.
Entre em contato conosco e saiba mais 🙂

Privacy Preference Center