Sabia que é importante engajar colaboradores, direcionando-os ao alcance de resultados exponenciais para a empresa? Quando isso é feito, é possível construir um negócio de sucesso, capaz de resistir às catástrofes do mercado e se destacar da concorrência.
De acordo com pesquisa, apenas 39% do tempo de trabalho é realmente produtivo. Dentre os principais motivos, é possível destacar a falta de engajamento. Quando energizados, os colaboradores trabalham duro, entregam resultados e batem contínuas metas.Pensando nisso, criamos um guia especialmente para você. Apresentamos 5 dicas incríveis para engajar colaboradores. Continue lendo e fique por dentro do assunto!
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1. Seja um líder exemplar
Há uma frase que diz: os funcionários não pedem demissão da empresa, mas dos seus chefes. Em muitos casos, isso é verdade. Os líderes possuem grande poder de influência, seja de modo positivo ou negativo. Quando o líder é exemplar, inspira grandes resultados.
A liderança pelo exemplo deve ser desenvolvida diariamente. Portanto, é preciso colocar a “mão na massa”, abraçar os valores da empresa e se esforçar à medida que deseja ver o esforço do time. O líder tem que ser o primeiro a entrar e o último a sair do escritório, nunca o contrário.
2. Utilize a gamificação nas tarefas monótonas
A gamificação é uma estratégia capaz de engajar os profissionais, mesmo na realização das tarefas mais monótonas. Basicamente, consiste na utilização de técnicas de jogos para obter os resultados desejados. Veja como funciona:
- transforme as tarefas diárias em uma competição;
- trabalhe com elementos lúdicos (como o acúmulo de pontos por tarefa);
- mostre continuamente o progresso da equipe;
- premie os bons resultados.
É preciso estabelecer regras claras para o jogo empresarial, assim será eliminada qualquer percepção futura de injustiça. A mesma técnica pode ser usada nos treinamentos da equipe, tornando todo o processo de aprendizado mais divertido.
3. Monitore e compartilhe os indicadores de desempenho
Os indicadores-chave de desempenho (ou simplesmente KPIs) funcionam como uma espécie de termômetro, mensurando o grau de resultados que as pessoas ou equipes têm entregues à empresa. Ao acompanhá-los e compartilhá-los, é possível engajar melhores rendimentos.
Dentre os principais indicadores, é possível destacar o número de ausências, horas extras trabalhadas etc. Para monitorá-los com eficiência, é importante contar com um bom sistema de gestão do ponto e jornada de trabalho.
4. Defina OKRs desafiadoras
OKR é um acrônimo de Objectives and Key Results, em português, Objetivos e Resultados-chave. Equivale a um método alternativo às metas tradicionais; consiste na definição de um objetivo ambicioso e, depois, sua desagregação em resultados menores.Confira um exemplo:Objetivo: tornar-se a maior empresa da região:
- KR1: aumentar o Ticket médio em R$200,00;
- KR2: mitigar o Churn Rate em 20%;
- KR3: otimizar em 15% o Market Share.
Deve-se estabelecer até 5 OKRs por equipe, assim é possível manter o foco. Os dados alcançados devem ser monitorados com constância e repassados para os funcionários, assim todos ficarão ainda mais motivados na busca pelos resultados.
5. Ofereça feedbacks de forma contínua
O feedback é um retorno de informação, ou melhor, falar para o funcionário sobre seu desempenho na empresa. O principal objetivo é motivar novos comportamentos ou eliminar alguns já existentes. Infelizmente, muitos gestores deixam isso em segundo plano.
Não há uma regra para dar feedback, mas uma coisa é indispensável: equilíbrio. O gestor deve saber balancear as críticas e elogios, mostrando que também enxerga o que o profissional faz de positivo pela empresa. Deixar de dar feedback é castigar a equipe com indiferença.
Pronto para engajar colaboradores com nossas dicas? Ao aplicá-las, verá o aumento do desempenho de todo o time. No final, o negócio será beneficiado, em seus mais diversos níveis e áreas.
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