Para o colaborador, realizar hora extra pode significar um incremento na remuneração ao final do mês. No entanto, para que o empregador consiga visualizar qual será a despesa financeira da empresa, é necessário estabelecer um limite de horas extras.
Além de barrar jornadas de trabalho exaustivas, o limite também garante a saúde monetária do negócio, possibilitando uma previsão mais assertiva da quantia a ser paga no final do mês.
Separamos algumas situações que justificam a importância de estabelecer o limite de horas extras. Confira:
Problemas na justiça trabalhista
A hora extra, como o próprio nome sugere, é a hora de trabalho que excede o tempo padrão estabelecido pela legislação. Para evitar sobrecargas dos colaboradores e gastos exacerbados com pagamentos, é importante que existam algumas limitações diárias e semanais para as horas extras.
Para isso, é preciso considerar que a jornada normal de trabalho é de 8 horas diárias e, no máximo, 44 horas semanais. No caso do colaborador superar a jornada normal de trabalho, a utilização de hora extra não pode ser superior à 10 horas adicionais, ficando com um limite máximo diário de 2 horas extras trabalhadas.
É importante ressaltar que as horas extras foram o motivo principal de ações trabalhistas em 2020, somando mais de 43.000 ações. Com isso em mente e com a devida atenção na gestão da jornada dos colaboradores, você consegue manter a saúde do seu negócio, evitando processos judiciais.
Vale lembrar que quando o colaborador realiza horas a mais na jornada, esse montante deve contar com um adicional de, no mínimo, 50% sobre o valor da hora normal de trabalho. Fator de extrema importância para garantir uma remuneração correta referente ao tempo adicional.
Funcionários que excedem o horário de trabalho sem necessidade
Existem situações em que, de fato, é necessário que o colaborador realize horas extras. Seja pelas demandas ou para repor as horas faltantes, por exemplo, nesse contexto geralmente existe um comunicado ou acordo prévio entre funcionário e gestão.
Mas e quando a jornada é estendida sem haver necessidade? Nesse momento é preciso atenção para que sua equipe não aproveite a brecha no controle dos empregadores para fazer horas extras sem necessidade.
O empregador precisa ter consciência das atividades desenvolvidas e quando é realmente ficar a mais que o estipulado. Imagine uma empresa com 100 funcionários e todos resolvem, por conta própria, ficar além do horário normal. O resultado ao final do mês não será nada positivo.
Excesso de horas extras e baixa produtividade
No dia a dia, muitos gestores acabam deixando de lado o acompanhamento do rendimento dos seus funcionários. Dessa forma, nem sempre uma maior jornada de trabalho representa mais produtividade.
Ao controlar o limite de horas extras, o empregador pode analisar os motivos que levam o empregado a estender a jornada, e entender se essas horas a mais geram resultados palpáveis nas entregas do colaborador.
Isso significa que ao ter em mãos informações sobre os horários trabalhados, o gestor passa a saber como o funcionário utiliza seu tempo e os motivos que o levam a ter que realizar suas atividades além do tempo regulamentar.
Limite de horas extras e a alta rotatividade
Jornadas de trabalho exaustivas, desmotivação e alta rotatividade. A falta de controle da jornada de trabalho não representa apenas um maior custo na folha de pagamento, mas a perda de colaboradores que acabam não conseguindo equilibrar o trabalho com a vida pessoal, se desligando da empresa devido à sobrecarga.
Demissões, afastamentos por doenças e funcionários desmotivados devido ao alto número de horas trabalhadas por semana podem implicar em um custo muito maior que as próprias horas extras. Por isso, é fundamental manter o controle da jornada de trabalho dos seus colaboradores e encontrar estratégias para melhorar a produtividade sem desgastar a equipe.
Falta de controle nas escalas de trabalho
A falta de controle ou a ausência de uma organização eficiente sobre as folgas dos funcionários acaba sobrecarregando outros empregados. E esses, por vezes, são obrigados a estender a jornada para atender a determinadas demandas e prazos. Isso implica no pagamento de horas extras que não estavam no orçamento da empresa e, por isso, podem impactar o caixa.
Mas, o que fazer para manter as finanças saudáveis e o limite de horas extras adequadas? É importante adotar ferramentas que ajudem a organização operacional da empresa e, assim, auxiliar a gerir de forma eficiente a jornada de trabalho de cada colaborador.
Para evitar que problemas como esse ocorram, existe uma solução: a integração Conecta Control + Pontomais.
Com um sistema de controle de ponto que acompanhe o limite de horas extras, e a inovação do Conecta, que garante que os colaboradores só consigam acessar o Google Workspace após o registro de ponto, o controle das horas extras se torna muito mais fácil.
Conheça mais sobre essa parceria e entenda como essa integração pode facilitar as rotinas da gestão de jornada.
Encontre a solução para o excesso de horas extras e fuja de ações trabalhistas!