A importância da liderança para pequenas e médias empresas passa pela identificação das diferenças entre líder e chefe. Dentre as várias diferenças, o chefe dá ordens, o líder envolve a equipe. O chefe fala, o líder sabe ouvir — e se comunicar.

O perfil atual do líder deve estar presente em empresas de todos os portes e segmentos. Isso é fundamental para o mercado, colaboradores, fornecedores e parceiros.

Principalmente em pequenas e médias empresas, a figura do líder é determinante para o sucesso do negócio. É ele quem dá direção, corrige desvios de rota e comunica sua visão para que os liderados saibam bem para onde estão levando a empresa.

Vamos listar 5 dicas que o líder deve adotar para levar a empresa a um nível mais alto de desempenho.

 

1. Valorize a equipe

 

A empresa chegará aonde sua equipe a levar. Portanto, o grupo e o trabalho em equipe devem ser constantemente enfatizados e valorizados. Quando algum colaborador se destacar, mantenha o elogio ao grupo.

A recompensa pelo destaque individual poderá vir depois, na forma de uma promoção ou aumento de salário, mas o grupo saberá que, mesmo que alguém se destaque, o líder valoriza o trabalho conjunto.

O efeito da liderança para pequenas e médias empresas pode ser visto no comportamento dos colaboradores. Ao se sentirem valorizados, eles identificam no líder alguém que reconhece o esforço de todos, mesmo daqueles que pouco aparecem.

 

2. Compartilhe sua visão

 

Para que sua equipe saiba aonde levar a empresa, é preciso que você mostre, não o caminho, mas o destino. O caminho será construído pelo trabalho de todos, mas o destino deve ser uma decisão feita por você.

Compartilhando a visão você demonstra confiança no grupo e torna o caminho mais fácil de ser construído. Quando a equipe incorpora a visão do líder, os objetivos passam a ser comuns e as responsabilidades podem então ser divididas entre todos, tornando a tarefa mais leve.

3. Envolva a equipe no planejamento

 

Depois de comunicar a visão, é hora de desenhar os caminhos para chegar ao destino, bem como os veículos a serem utilizados. Envolver a equipe no planejamento faz com que os membros compartilhem suas ideias, se tornando mais participativos, salientando características de liderança e gestão entre os membros do grupo.

Dessa atitude surgirá, além de boas ideias, uma equipe comprometida com o planejamento e a sua execução, fazendo com que todos se sintam parte da empresa e de seus objetivos.

 

4. Estabeleça metas

 

A fase de estabelecimento de metas vem na sequência do planejamento e deve ser desenvolvida por toda a equipe. Nesse momento você terá a oportunidade de identificar o potencial de cada membro, bem como seus pontos de melhoria. Alguns serão mais ousados que outros, mas, ao final, as metas estabelecidas serão perfeitamente factíveis e positivas.

Como líder, é importante conduzir a equipe para não sejam estabelecidas metas muito fáceis de atingir, pois o objetivo planejado deve ser alcançado. Sua atuação deve ser a de intermediar para que as metas sejam ousadas, mas, com o trabalho de equipe, possíveis.

 

5. Identifique e desenvolva líderes

 

No desenrolar desse processo, naturalmente surgirão aqueles colaboradores com características de liderança. Independentemente da personalidade de cada um, o bom líder consegue reconhecer outros líderes em potencial, mas não exterioriza essa percepção. Ao contrário, continua a incentivar o trabalho em equipe, valorizando todos do grupo, deixando claro que o importante é a equipe, não quem se destaca.

Dessa forma, os futuros líderes aprenderão como motivar a equipe, sempre com foco no grupo, sem estrelismos ou exageros. Bom para você, para sua empresa e seus colaboradores comprometidos.

Falar de liderança para pequenas e médias empresas é falar de colaboradores com confiança no líder, de colaboradores que entendem a importância do trabalho em equipe e se comprometem com as metas por eles estabelecidas.

Ao se sentirem valorizados, participantes no planejamento e sua execução, seus colaboradores desenvolverão um senso de autonomia, rompendo barreiras que, sem o trabalho do líder, jamais seriam vencidas. Quem ganha é a equipe.

E você, quer compartilhar sua visão? Então, deixe seu comentário e participe do debate!