Como transformar estratégia empresarial em sucesso nos negócios?

Definir uma boa estratégia empresarial é importantíssimo, mas não o suficiente. Também será necessário colocá-la em prática, mensurar os resultados obtidos e garantir que contribua para o alcance de objetivos específicos. A questão é: como isso é feito?

O gestor ou empresário deve saber como definir objetivos claros, engajar o time na execução e acompanhar diversas métricas de desempenho. Desse modo, os ajustes necessários poderão ser realizados e resultados ainda melhores poderão ser alcançados.

 

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Reunimos uma série de informações sobre como transformar estratégia empresarial em sucesso nos negócios. Continue a leitura do artigo e fique por dentro do assunto!

 

O que é estratégia empresarial?

 

Estratégia é o plano que objetiva dar à empresa uma vantagem competitiva, diferenciando-a da concorrência e chamando a atenção, de forma positiva, do público-alvo.

Muitos ainda classificam a estratégia como uma resposta aos objetivos pretendidos. Isto é, significa dizer como os resultados almejados serão alcançados, considerando os recursos internos e os desafios inerentes ao ambiente externo.

Na prática, toda estratégia começa com a análise do ambiente interno e externo da empresa, agregando maior conhecimento ao estrategista acerca do campo de atuação. Em seguida, os objetivos e as táticas de atuação são definidas.

 

Como transformar estratégia em sucesso nos negócios?

 

Defina um objetivo específico e realista

 

O objetivo deve ser estabelecido com muita atenção, pois é o alvo principal. Precisa ser claro para o entendimento de todos, além de realista e condizente com o ambiente interno e externo da firma (por isso, a análise dos ambientes é o primeiro passo).

Um objetivo de qualidade obedece ao padrão SMART, um acrônimo de 5 palavras do inglês. De acordo com ele, todo objetivo deve ser: específico, mensurável, alcançável, relevante e com tempo bem definido. Assim, é possível alinhar todo o time.

 

Mantenha o time alinhado e entusiasmado

 

Por melhor que seja o plano definido, no final das contas, o que realmente importa é a sua execução e os resultados obtidos. Então, é preciso manter toda a equipe envolvida, alinhada e motivada. Os talentos precisam se comprometer com o que está sendo feito.

Aqui, o líder precisa entender sobre gestão de pessoas e motivação humana — tendo em vista que é preciso oferecer os induzimentos corretos para que todos entreguem o seu melhor, alcancem os objetivos estabelecidos e contribuam para o sucesso empresarial.

 

Melhore a comunicação interna empresarial

 

Mesmo nas pequenas e médias empresas, a estratégia empresarial envolve mais de um departamento, várias equipes e diversas pessoas. Logo, para que haja fluidez no que está sendo feito, é preciso otimizar a comunicação interna empresarial.

O gestor deve saber receber e dar feedbacks, implementar novos canais de comunicação interna (como murais de recados, e-mails corporativos e aplicativos mobile), valorizar o diálogo com seus colaboradores e incentivar outros líderes a fazerem o mesmo.

 

Quais métricas de desempenho acompanhar?

 

Ainda há a necessidade de acompanhar as métricas de desempenho. Desse modo, é possível entender o que está saindo de acordo com o esperado e o que precisa de reajustes, aumentando significativamente as chances de sucesso da estratégia.

Existem muitas métricas que podem ser monitoradas, variando de acordo com objetivo definido inicialmente. Dentre as principais, pode-se destacar:

 

  • percentual de participação no mercado;
  • nível de efetividade das vendas;
  • lucratividade das operações;
  • nível de satisfação dos clientes;
  • assiduidade das equipes de trabalho.

 

Resumindo: para transformar estratégia empresarial em sucesso nos negócios, além de um bom plano, a empresa precisa de um objetivo claro, uma equipe motivada, uma boa comunicação interna e o monitoramento contínuo dos resultados obtidos.

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