Há diversos indicadores de desempenho para PME (Pequenas e Médias Empresas) que podem ser usados com facilidade. Eles garantem ao gestor uma visão mais sistêmica, isto é, completa do que está acontecendo, o que facilita a formulação de estratégias e a tomada de importantes decisões. Por essa razão, é essencial investir no tema!

 

Para se ter ideia, 6 em cada 10 empresas fecham antes de completar 5 anos de atividade, e muitas apresentam fortes indícios de não monitorarem seus indicadores. Nós reunimos tudo o que precisa saber sobre indicadores de desempenho para PME e ensinamos os principais. Portanto, continue a leitura do artigo!

 

1. Satisfação do cliente

 

Toda pequena e média empresa tem dois principais objetivos: atrair e fidelizar bons clientes. Para isso, deve-se utilizar as mais diversas estratégias (por exemplo, a criação de equipes de alta performance). Então, mensurar a satisfação dos clientes é crucial.

 

O indicador usado para isso chama-se NPS, um acrônimo de Net Promoter Score. Ele é calculado com base em uma pergunta, a chamada “pergunta definitiva”:

 

“Em uma escala de 0 a 10, sendo 0 o menor e pior valor, o quanto recomendaria nossa empresa para um amigo ou familiar?”

 

Todas as respostas de 0 a 6 representam clientes detratores; enquanto todas as respostas entre 9 a 10 clientes promotores, que amam a empresa. Para identificar a pontuação final, basta subtrair o percentual detratores do percentual de promotores.

 

2. Percentual de lucratividade

 

Outro fator estratégico a todo empreendimento é o lucro. Sem ele, é quase impossível se manter ativo, pagar as contas e recompensar adequadamente os colaboradores. Portanto, mensurar o atual percentual de lucratividade é essencial à empresa. Confira:

 

Lucratividade (%) = lucro líquido / faturamento total x 100

 

Uma dúvida comum é: qual o percentual ideal de lucro? Então, isso varia muito de empresa para empresa.

No geral, quanto maior, melhor. Então, estabeleça metas SMART, visando o aumento do lucro, assim você terá um negócio mais saudável e competitivo.

 

3. Retorno Sobre o Investimento

 

Outro indicador de destaque é o ROI, um acrônimo de Return On Investment. Assim, o seu objetivo é calcular a rentabilidade de cada investimento, mensurando o retorno (geralmente financeiro) proporcionado à empresa. Para tanto, a fórmula é simples:

 

ROI (%) = (retorno obtido – investimento feito) / investimento feito x 100

 

Há muitas situações nas quais o ROI poderá ser utilizado, como para medir a eficácia de uma nova tecnologia ou de um programa de capacitação, comparando o faturamento antes e depois do investimento.

 

4. Desempenho dos colaboradores

 

Existem muitos indicadores ligados ao desempenho dos colaboradores e que são essenciais no dia a dia. Ao entendê-los, é possível criar melhores estratégias de gestão de pessoas, criar novos induzimentos e aprimorar o RH. Veja alguns dos principais:

 

  • percentual de assiduidade;
  • horas extras trabalhadas;
  • jornada de trabalho;
  • total de horas faltadas.

 

Há fórmulas específicas para cada um desses indicadores, que demandam o levantamento de dados sobre o RH. No entanto, é cada vez mais producente contar com tecnologias de controle de ponto que realizam o monitoramento automático desses indicadores, facilitando e automatizando boa parte do trabalho.

 

Agora está por dentro do assunto e entende os principais indicadores de desempenho para PME, certo? Lembre-se sempre de que contar com esses indicadores garante uma visão mais sistêmica, assim como a formulação de metas e estratégias bem-sucedidas.

 

Aproveite para entrar em contato conosco e conhecer nosso sistema de ponto on-line. Ele otimiza toda a gestão do ponto e o levantamento de indicadores de RH. Até lá!

 

 

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Então, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂