Cada vez mais, o sucesso da empresa depende de uma série de fatores estratégicos. Isso porque o nível de competitividade é global, as boas ideias podem ser facilmente copiadas e não há mais um verdadeiro diferencial competitivo. Então como obter sucesso?
É preciso de ‘’gente’’ alinhada e motivada, de processos claros e de um bom relacionamento com o público alto, por exemplo. Entenda melhor essas e outras dicas neste post. Boa leitura!
1. Conte com profissionais talentosos e motivados
A atração, a retenção de talentos e a formação de equipes nunca foram tão estudadas pelo RH. O motivo é simples: apenas com bons profissionais, é possível atingir as metas e os objetivos, por mais desafiadores que sejam. Nenhum grande resultado pode ser alcançado sem uma equipe eficaz.
Nesse sentido, busque criar estratégias para atração e retenção de talentos, cuidando para que eles façam parte da sua empresa. Também é necessário criar programas de incentivo, visando ao aumento da assiduidade e ao comprometimento dos profissionais.
2. Promova melhorias contínuas na empresa
A qualidade não é mais diferencial, mas um fator básico para a sobrevivência e o sucesso da empresa. Por essa razão, é preciso investir em programas de melhoria contínua, que contemplem o aprimoramento das diversas áreas e níveis organizacionais.
A base de qualquer programa de melhoria é a comunicação. Sem ela, é impossível manter elevados padrões de qualidade, bem como garantir a redução de erros e acidentes na empresa. Então invista na implementação de novos canais de diálogo, como murais e sistemas específicos.
3. Aprenda com a concorrência e categorias subjacentes
Toda empresa precisa ter um processo contínuo de aprendizagem, que agregue competitividade e inovação ao dia a dia. Uma das principais fontes é a própria concorrência e as categorias subjacentes, por isso, é preciso monitorá-las continuamente.
O processo de aprendizagem pode se dar de diversas formas, como: uso de clientes ocultos, pesquisas em jornais e revistas sobre a concorrência, acompanhamento pelas redes sociais ou, ainda, com o uso de clipping digital. Avalie qual método é mais eficiente no seu segmento.
4. Nunca descuide das finanças empresariais
O fator financeiro é, sem dúvida, um dos mais importantes para o êxito empresarial. Sem a adequada gestão do fluxo de caixa, fica quase impossível honrar os pagamentos e fazer investimentos estratégicos, o que resultada em perda de credibilidade.
Nesse caso, a correta gestão do tempo e da jornada de trabalho é muito importante. Tenha um adequado controle dos indicadores de produtividade da equipe, assim, é possível otimizar os ganhos financeiros. Para tanto, conte com um bom sistema de gestão do ponto.
5. Atente-se ao feedback de melhoria dos clientes
Toda empresa existe para satisfazer as necessidades e os desejos dos seus clientes. Quando isso é esquecido, o negócio entra em uma rota certa para o declínio. Então ouça os clientes e use as críticas, por mais chatas que sejam, como base para o crescimento.
Uma ótima forma de obter feedback é usando o NPS (Net Promoter Score). Esse indicador classifica os clientes como: detratores, neutros e promotores. Para utilizá-lo, basta fazer uma pergunta ao público-alvo ‘’de zero a dez, o quanto indicaria nossa empresa para um amigo?’’.
No atual contexto mercadológico, obter sucesso demanda investimentos múltiplos. Então devote seu tempo às dicas aqui citadas, cuidando para que elas realmente façam parte do seu negócio. Assim, toda a companhia, nos diversos níveis e áreas, será beneficiada.