Nem sempre excesso de horas extras representa uma maior produtividade. Seja por falta de controle de horas trabalhadas ou pela ausência de uma gestão eficiente da jornada de trabalho dos funcionários, muitas empresas acabam tendo sérios problemas em manter as finanças em dia.
Os recursos tornam-se insuficientes para cobrir as despesas com horas extras, isso porque quando a duração normal do trabalho for superior a 8 horas diárias, o valor da hora normal deve ser acrescido de 50%.
No entanto, a CLT prevê que o limite máximo é de 2 horas extras por dia. Se você tem gastos com excesso de horas extras em sua empresa, confira algumas dicas para administrar melhor o tempo de trabalho dos colaboradores. Confira!
Como reduzir o excesso de horas extras na empresa?
1. Identificar a raiz do problema
O empreendedor pode gerir apenas aquilo que conhece. E para saber exatamente o motivo do excesso de horas extras na empresa, é preciso analisar os horários de trabalho de cada funcionário.
Com o ponto eletrônico, os gestores passam a ter um maior controle das horas extras dos empregados, o que facilita também a avaliação por métricas que podem evidenciar se há realmente a necessidade de estender a jornada de trabalho e qual a contribuição disso nos resultados da empresa.
É fundamental que o gestor conheça os processos da organização e saiba os picos de maior produtividade que demandam tempo extra de trabalho. Portanto, através de um sistema de ponto eletrônico é possível quantificar o número de horas extras que cada funcionário está fazendo.
Com esses dados é possível planejar uma política de horas extras que realmente comporte as necessidades da empresa e não sobrecarregue os empregados.
2. Motivar a participação da equipe
São inúmeros os processos, tarefas e procedimentos realizados diariamente em uma empresa. Mas nem sempre é possível ter acesso a informações detalhadas do andamento de cada um deles. Isso significa que é essencial contar com a contribuição de toda a equipe para saber se o problema está no volume de trabalho ou na forma como o colaborador utiliza seu tempo.
Com estas informações em mãos o gestor sabe onde está o problema e estabelece ações que possam ajustar os horários e a alinhar as tarefas diárias. Dessa forma, ele maximiza o horário normal de trabalho sem a necessidade do pagamento de horas extras desnecessárias.
3. Estabelecer metas para reduzir o excesso de horas extras
Estender frequentemente o horário de trabalho pode levar a equipe a ficar desmotivada, além de aumentar o índice de afastamentos, rotatividade de funcionários e inúmeros outros problemas decorrentes do excesso de horas extras.
Uma das soluções para resolver este problema é criar metas de trabalho.
Além de reduzir o pagamento de horas extras, a empresa ainda elimina o pagamento de encargos trabalhistas. Então, fortalecendo a qualidade no ambiente de trabalho e maximizando a produtividade dentro das horas normais de trabalho.
4. Implementar o banco de horas
A adoção do banco de horas beneficia colaboradores e gestores, porque permite utilizar o sistema de compensação de horas. Assim, é possível haver a compensação do excesso de horas extras com a diminuição dessa carga em outros dias. Isso permite folgas ou saídas antecipadas, quando necessário.
É importante frisar que a adoção do banco de horas deve ser regulamentada por acordo ou convenção coletiva, de forma que a compensação do excesso de horas trabalhadas possa ser acompanhada pelo sindicato da classe e regido pelas normas vigentes.
5. Conecta Control + Pontomais
Essa é a opção mais assertiva para garantir a gestão das horas extras da sua equipe.
Com o Conecta Nuvem você assegura que seus colaboradores apenas iniciem a jornada de trabalho após realizarem o registro de ponto, além de bloquear o acesso ao sistema após o horário de trabalho.
Quer inovar na sua gestão de pessoas? Conheça mais da integração Conecta Control + Pontomais!