A busca por soluções imediatas e melhores resultados tem motivado gestores a investir em técnicas e abordagens. Elas têm o objetivo de estimular o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores e, principalmente, desenvolver o pensamento crítico e criativo diante dos problemas do dia a dia.Com um mercado volátil e cada vez mais saturado, profissionais passam a ter uma rotina frenética e a suportar a pressão por resultados imediatos com o máximo de eficiência e produtividade. Com isso, a terminologia design thinking tem se fortalecido diante das organizações.Mas o que é design thinking? Para que serve? Como aplicá-lo no dia a dia? Continue a leitura e saiba o que tem motivado empresas como Apple e Nike a utilizá-lo!
O que é design thinking?
A aplicação do Design Thinking tem se tornado cada vez mais comum no dia a dia das empresa. Isso porque gestores passaram a “enxergar” que é preciso estar aberto a mudanças e ter um olhar diferenciado para o mercado.O design thinking não é um método com fórmulas matemáticas, mas sim uma abordagem que trabalha os problemas por meio do uso de soluções criativas.Ele se utiliza do pensamento crítico e criativo para organizar informações e ideias, tomar decisões corretas e ajudar no processo de decisão.A abordagem pode ser aplicada em qualquer organização ou indivíduo. O objetivo do design thinking é focar no usuário e melhorar seu feedback. Empresas que utilizam esse modelo passam a entender melhor as pessoas e a criar uma estrutura organizacional mais relevante para elas.
Para que serve?
O design thinking, que remete a “pensamento de design”. Refere-se à forma de redesenhar estratégias, produtos, serviços e processos, buscando entender e atender a uma necessidade de um cliente ― que pode ser quem paga por esses produtos e serviços ou mesmo um determinado departamento da organização.Todo o trabalho deve ser realizado de forma sistemática, permitindo que sejam extraídas, ensinadas e aplicadas técnicas de resolução de problemas centradas no indivíduo. Elas buscam na criatividade e inovação a solução de problemas.
Como aplicar o design thinking?
Saber como pôr em prática a metodologia design thinking é fundamental para que se possa chegar no seu real objetivo e superar os desafios propostos. Muitas vezes, as ideias demoram demais para ser desenvolvidas e acabam não passando por testes (chamados de prototipação e user experience).Quando finalmente são experimentadas, uma falha é descoberta e a ideia acaba sendo deixada de lado, resultando em perda de tempo e, consequentemente, gastos desnecessários.Mas como aplicar o design thinking no dia a dia? Vejamos:
Com a equipe de vendas
A equipe de vendas precisa criar estratégias para engajar os clientes, e a busca de soluções criativas e inovadoras para o processo de persuasão é fundamental.Por meio da abordagem de design thinking, a equipe desenvolve a capacidade de se colocar no lugar do consumidor e de enxergar suas necessidades, oferecendo o produto ideal no momento certo. Isso resulta em ganhos para ambos os lados.
Na busca de soluções por parte dos gestores
Quais são as deficiências do negócio? Onde a equipe de vendas está errando? Como alcançar resultados e estimular um melhor desempenho? Por meio de uma análise preditiva, o gestor pode encontrar soluções totalmente inovadoras sem continuar seguindo estratégias passadas e que levam a resultados insatisfatórios.O design thinking permite que o empreendedor possa buscar uma solução para seus problemas de forma colaborativa e coletiva, ou seja, que seus stakeholders (interessados) participem de todo o desenvolvimento de produtos, criação de estratégias, enfim, do processo de multidisciplinaridade.
Em oportunidades de negócio
Conhecer os pontos fortes e fracos e as deficiências da concorrência é o melhor caminho para inovar e identificar as oportunidades de negócio. A abordagem design thinking oferece esse suporte.Ferramentas como a análise SWOT e o benchmarking podem auxiliar o gestor no processo de estratégias e criação de produtos ou serviços com base nas reais necessidades e percepções de valor do cliente, e não por meio de pressuposições ou análises estatísticas.Gostou de saber mais sobre design thinking? Aproveite e descubra agora como medir a produtividade dos seus funcionários!
A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂