O que é o Employee Lifetime Value e qual sua importância?

Employee Lifetime Value (ELTV) é um indicador que calcula o retorno dos funcionários ao longo de sua permanência na empresa. Trata-se de uma métrica importante para auxiliar a gestão na elaboração de estratégias de crescimento sustentável, contribuindo para o desenvolvimento da organização.

Dessa forma, o resultado do ELTV é algo que consegue mensurar a efetividade de um colaborador, sendo usado também para atrair e motivar profissionais, ajudando as empresas a alcançar objetivos e a se diferenciar dos concorrentes.

Neste post, você vai saber mais sobre o que é o Employee Lifetime Value e qual sua importância. Acompanhe!

Qual é a importância de calcular esse indicador?

A competitividade nos mercados é uma constante, logo, as organizações estão se preocupando cada vez mais com as taxas de turnover e outros indicadores que interferem na produtividade das empresas. Essa preocupação é válida porque substituir um funcionário pode custar ¼ da sua remuneração anual.

Nesse cenário, o cálculo do Employee Lifetime Value torna possível a identificação de gaps existentes em cada departamento da empresa, deixando mais evidente as necessidades de melhoria.

Com isso, é possível traçar um plano de ação para trabalhar questões, como treinamento e desenvolvimento dos funcionários e criar estratégias para melhorar o clima organizacional.

Além disso, há embasamento na tomada de decisão dos gestores, diminuindo as chances de equívocos que podem comprometer o plano de negócio e a sua competitividade no mercado.

 

 pontomais 2019

 

Como calcular o Employee Lifetime Value?

De modo geral, esse indicador mensura os estágios de produtividade e também o ciclo de permanência do colaborador na empresa. Vejamos o que ele monitora:

  • início das atividades na empresa;
  • contribuição dada à organização;
  • estagnação;
  • decisão de partir;
  • desligamento.

O Employee Lifetime Value pode ser calculado da seguinte maneira:

  • ELTV = receita por colaborador X tempo de permanência na empresa.

Contudo, de forma prática, os índices de engajamento e desempenho dos funcionários são os principais responsáveis pela métrica.

Desafios

É enorme o desafio, por exemplo, de encontrar e mensurar o valor gerado por um analista de departamento. Isso porque atribuir valor ao trabalho das pessoas é um processo de alta complexidade, já que o desempenho é individual e depende de diversas variáveis.

Mas vale reforçar: é importante mensurar quanto cada profissional colabora com os resultados da companhia para traçar estratégias, a fim de elevar os resultados.

Assim, com o cálculo do ELTV é possível compreender o que pode ser feito para aumentar o engajamento e, consequentemente, a produtividade. No entanto, é essencial conhecer os componentes a ele relacionados, para que se alcance um resultado mais próximo da verdade.

Além do comprometimento, os resultados do Employee Lifetime Value podem ser usados para analisar a performance dos colaboradores, favorecendo a tomada de decisão de forma analítica e baseada em dados. Com isso, é possível pensar em soluções que melhor se adéquem à realidade do negócio.

 

 pontomais 2019

 

O conteúdo foi útil? Viu como essa métrica é importante? Caso ainda tenha alguma dúvida ou gostaria de fazer uma observação, deixe o seu comentário! Queremos muito saber a sua opinião sobre o tema!

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 9.000 empresas e 180.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.