Você sabe o que diz a lei para o controle de ponto para pequenas empresas?
O parágrafo 2.º do artigo 74 da CLT, rege que é obrigatório o registro da jornada de trabalho apenas para empresas que tenham 20 ou mais funcionários. No entanto, para garantir que seus colaboradores estejam cumprindo a carga horária, é importante ter um controle de ponto efetivo.
Neste post você vai saber:
- Por que é importante investir no controle de ponto para pequenas empresas;
- Quais as principais vantagens dessa prática;
- O que a lei diz;
- Como você economiza tempo;
- Como funciona o ponto online.
O que diz a lei sobre o controle de ponto para pequenas empresas?
Como já adiantamos, o sistema de ponto não é exigido em empresas com menos de 10 funcionários, mas existem vantagens em sua utilização até nas menores empresas. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 2009, normatizou o sistema de controle de ponto eletrônico, sem fazer alteração na forma como esses dados podem ser coletados: de forma manual ou eletrônica.
A Portaria 1.510 não apresenta restrições a qualquer um dos modelos de registro citados. No entanto, uma opção mais segura, moderna e ainda mais acessível é o ponto online.
Quais são as vantagens de um sistema de ponto online dentro de pequenas empresas?
O controle de ponto online proporciona mais segurança, resguardando a empresa em diversos momentos, inclusive em processos trabalhistas. Além disso, torna mais seguro e ágil a rotina do setor de Departamento Pessoal, além de apresentar um ótimo custo-benefício. Separamos as principais vantagens para você contratar o serviço de ponto online para a sua empresa. Confira!
Segurança nos processos jurídicos
Com todas as entradas e saídas dos colaboradores registradas e armazenadas, a empresa se resguarda de processos que possa vir a sofrer, já que o sistema não permite que os dados sejam alterados ou mesmo excluídos. Assim, os registros de ponto tornam-se evidências em processos judiciais por horas extras.
Essa é uma grande vantagem se comparado ao cartão de ponto manual, muito usado nas pequenas empresas. Esse recurso é facilmente contestado no tribunal, pois pode ser manipulado com facilidade.
Economia de tempo
Fechar a folha de pagamento fica muito mais fácil com o ponto online. Em outras palavras, você automatiza processos, controla melhor o banco de horas, o pagamento de adicionais noturnos ou a relação de faltas. Isso porque todos esses dados ficam disponíveis no sistema, no formato de relatórios.
Outra grande vantagem é que os dados são confiáveis e não estão sujeitos ao erro humano, seja esquecimento, digitação ou cálculo.
Diminui custos em longo prazo
Em longo prazo, o ponto online contribui para a diminuição de gastos com horas extras e processos judiciais. Além disso, não há custos de implantação, já que ele é instalado por meio de um app em tablets ou smartphones.
Como funciona o ponto online?
Com um aplicativo, é possível registrar a entrada e saída via celular ou tablet, de onde o funcionário estiver, utilizando, para isso, a internet. Portanto, os dados são transportados para o armazenamento em nuvem.
Alguns pontos online ainda contam com o auxílio de geolocalizadores: é possível registrar o horário das batidas por meio de GPS e, caso o colaborador faça o registro fora da empresa, você recebe uma notificação em seu celular.
Tudo de forma prática e segura, 100% online. Portanto, ao adotar o sistema de ponto online, você torna a sua empresa mais moderna, além de fazer um maior controle sobre as horas trabalhadas de cada funcionário.
A Pontomais é a maior plataforma de Controle de Ponto da América Latina. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.
Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a Pontomais e venha revolucionar a gestão da sua empresa.
Até mais.