Montar uma equipe dedicada, criativa e produtiva é o sonho de qualquer gestor, não é mesmo? Estar cercado de pessoas talentosas e inovadoras e incentivar sua autonomia traz resultados positivos a qualquer empresa, mas nem sempre é possível lidar apenas com colaboradores motivados e engajados.

Afinal, faz parte do trabalho do gestor gerenciar pessoas de todos os tipos, com as mais variadas personalidades e perfis, inclusive funcionários difíceis — e, na verdade, isso pode ser muito bom para a sua empresa. O truque é saber extrair o melhor de cada funcionário, mesmo em situações adversas.

Quer elevar seu estilo de gestão a outro nível? Então confira os principais tipos de colaboradores que devem estar por aí, na sua empresa, e aprenda a lidar com cada um deles:

 

Colaboradores “do bem”

 

Com esses talentos, sua equipe já sai na frente:

 

1. O curioso

 

Em toda equipe, existe uma pessoa assim: curiosa, questionadora, sempre em busca de novidades e inovações que podem facilitar o trabalho. Ter alguém que consegue usar a tecnologia como aliada da empresa é um grande trunfo!

 

2. O solucionador

 

Com ele não tem tempo ruim! O problema acabou de aparecer e ele já está pensando em soluções, reunindo a equipe e descobrindo como minimizar os danos e transformar o acontecido em algo positivo. O solucionador é um dos tipos de colaboradores mais valiosos para a empresa!

 

3. O inspirador

 

Ele é experiente, vivido e sempre tem uma história para inspirar o resto da equipe a dar o seu melhor. Normalmente, ele é o colaborador mais velho, quase um “tiozão”, que conquistou o respeito do time e pode ser considerado uma espécie de mentor para os novos profissionais.

Colaboradores “do mal”

 

Com a gestão certa eles podem render muito:

 

4. O dramático

 

Com ele, qualquer dificuldade toma proporções muito maiores que a realidade. Você conhece aquela pessoa que, para cada solução, tem um problema?

Pois é, para lidar com esses tipos de colaboradores, é importante estabelecer limites e tentar, por meio de conversas, diminuir o drama e focar no trabalho.

 

5. O competitivo

 

Ele sempre trabalha mais horas que os outros, atende mais clientes, tem as melhores ideias — tudo isso segundo ele mesmo, é claro.

Se por um lado o espírito competitivo tende a aumentar a produtividade, em excesso ele pode prejudicar o trabalho em equipe e tornar o ambiente desagradável.

Para utilizar esse colaborador a seu favor, incentive e reconheça o trabalho em conjunto, e não as realizações individuais.

 

6. O explosivo

 

Quando as coisas estão indo bem, o ambiente é de paz e tranquilidade. Mas ao primeiro sinal de problema já começa a gritaria, o nervosismo e o descontrole.

Mesmo que ele se desculpe depois, atitudes de desrespeito enfraquecem o time e devem ser controladas com firmeza. Em particular, explique que esse tipo de comportamento pouco profissional não será tolerado.

 

7. O procrastinador

 

O trabalho apresentado por ele é da melhor qualidade — quando ele consegue concluí-lo, é claro. É comum que esses tipos de colaboradores “desapareçam” quando os prazos se aproximam. O trabalho acaba sendo concluído às pressas por outras pessoas ou entregue bem após o previsto.

A única maneira de apressar esse funcionário é pela marcação cerrada, cobrando prazos pessoalmente, incentivando a boa gestão do tempo e demonstrando na prática as consequências da procrastinação.

Com tantos tipos de colaboradores distintos em uma empresa, o gestor precisa contar com ferramentas práticas e modernas que incentivem a autonomia e diminuam a burocracia, tornando o dia a dia mais produtivo e eficiente. Só assim é possível aumentar os lucros e conciliar a vida pessoal e profissional, conquistando qualidade de vida.

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