Conheça 7 tipos de colaboradores e como identificar cada um deles

Montar uma equipe dedicada, criativa e produtiva é o sonho de qualquer gestor, não é mesmo? Estar cercado de pessoas talentosas e inovadoras e incentivar sua autonomia traz resultados positivos a qualquer empresa, mas nem sempre é possível lidar apenas com colaboradores motivados e engajados. Afinal, faz parte do trabalho do gestor gerenciar pessoas de todos os tipos de colaboradores, com as mais variadas personalidades e perfis, inclusive funcionários difíceis — e, na verdade, isso pode ser muito bom para a sua empresa. O truque é saber extrair o melhor de cada funcionário, mesmo em situações adversas. Quer elevar seu estilo de gestão a outro nível? Então confira os principais tipos de colaboradores que devem estar por aí, na sua empresa, e aprenda a lidar com cada um deles:

Colaboradores “do bem”

Com esses talentos, sua equipe já sai na frente:

1. O curioso

Em toda equipe, existe uma pessoa assim: curiosa, questionadora, sempre em busca de novidades e inovações que podem facilitar o trabalho. Ter alguém que consegue usar a tecnologia como aliada da empresa é um grande trunfo!

2. O solucionador

Com ele não tem tempo ruim! O problema acabou de aparecer e ele já está pensando em soluções, reunindo a equipe e descobrindo como minimizar os danos e transformar o acontecido em algo positivo. O solucionador é um dos tipos de colaboradores mais valiosos para a empresa!

3. O inspirador

Ele é experiente, vivido e sempre tem uma história para inspirar o resto da equipe a dar o seu melhor. Normalmente, ele é o colaborador mais velho, quase um “tiozão”, que conquistou o respeito do time e pode ser considerado uma espécie de mentor para os novos profissionais.

Colaboradores “do mal”

Com a gestão certa eles podem render muito:

4. O dramático

Com ele, qualquer dificuldade toma proporções muito maiores que a realidade. Você conhece aquela pessoa que, para cada solução, tem um problema?Pois é, para lidar com esses tipos de colaboradores, é importante estabelecer limites e tentar, por meio de conversas, diminuir o drama e focar no trabalho.

5. O competitivo

Ele sempre trabalha mais horas que os outros, atende mais clientes, tem as melhores ideias — tudo isso segundo ele mesmo, é claro.Se por um lado o espírito competitivo tende a aumentar a produtividade, em excesso ele pode prejudicar o trabalho em equipe e tornar o ambiente desagradável.Para utilizar esse colaborador a seu favor, incentive e reconheça o trabalho em conjunto, e não as realizações individuais.

6. O explosivo

Quando as coisas estão indo bem, o ambiente é de paz e tranquilidade. Mas ao primeiro sinal de problema já começa a gritaria, o nervosismo e o descontrole.Mesmo que ele se desculpe depois, atitudes de desrespeito enfraquecem o time e devem ser controladas com firmeza. Em particular, explique que esse tipo de comportamento pouco profissional não será tolerado.

7. O procrastinador

O trabalho apresentado por ele é da melhor qualidade — quando ele consegue concluí-lo, é claro. É comum que esses tipos de colaboradores “desapareçam” quando os prazos se aproximam. O trabalho acaba sendo concluído às pressas por outras pessoas ou entregue bem após o previsto.A única maneira de apressar esse funcionário é pela marcação cerrada, cobrando prazos pessoalmente, incentivando a boa gestão do tempo e demonstrando na prática as consequências da procrastinação.Com tantos tipos de colaboradores distintos em uma empresa, o gestor precisa contar com ferramentas práticas e modernas que incentivem a autonomia e diminuam a burocracia, tornando o dia a dia mais produtivo e eficiente. Só assim é possível aumentar os lucros e conciliar a vida pessoal e profissional, conquistando qualidade de vida.Se você precisa gerenciar um time de colaboradores bem variado e quer se manter sempre bem informado sobre as novidades do mercado, assine nossa newsletter e não perca nenhuma atualização!A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 6.500 empresas e 130.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂

Imagem padrão
Silvana Fernandes
Gerente de RH na Pontomais