Funcionários externos: Como fazer controle de ponto e produtividade

Atualmente muitas empresas possuem funcionários externos, como vendedores e colaboradores que trabalham no formato home office, por exemplo. As empresas têm dificuldade em fazer o controle de ponto e produtividade desses funcionários que estão sempre viajando ou que não possuem escritório fixo.

No momento da contratação desses colaboradores, é registrado que a atividade que exercem não é compatível com um horário fixo. Porém, ainda assim é necessário controlar as horas trabalhadas por eles.

Existem alternativas que facilitam o controle de ponto e de produtividade desses funcionários, sem que eles tenham que se locomover até a empresa para registrar seus horários de entrada, saída e intervalos. Neste artigo reunimos algumas dicas para te ajudar com essas questões. Confira!

 

Use aplicativos para controle de ponto

 

Uma excelente alternativa para o controle de ponto de funcionários externos são os aplicativos que permitem fazer o controle de ponto remotamente. Esse tipo de ferramenta permite que o gestor acompanhe as horas trabalhadas, horas extras e faltas de seus funcionários.

Para o colaborador também fica mais fácil registrar o ponto. Ele só precisa se conectar ao aplicativo e registrar seus horários de entrada, saída e seus intervalos. Além disso, com essa ferramenta, o funcionário também pode acompanhar suas horas extras, faltas e atrasos.

 

Estabeleça metas

 

Estabelecer metas para os funcionários externos e determinar prazos para o cumprimento delas é uma maneira eficiente de controlar a produtividade deles. Assim, o profissional pode organizar seu tempo e prioridades para cumpri-las.

Para controlar o cumprimento das metas estabelecidas, é interessante contar com controles informatizados. Isso otimiza o gerenciamento e permite que o funcionário informe seus resultados mesmo remotamente.

 

Solicite relatórios

 

Para controlar a produtividade de seus funcionários externos, uma boa alternativa é solicitar que eles enviem relatórios sobre as metas, atividades e resultados. Com isso, você se atualiza sobre o desempenho dos funcionários e, a partir disso, pode dar um feedback a eles.

É importante ter um sistema para o qual o colaborador possa enviar seus relatórios. Além disso, os relatórios devem ser objetivos e diretos. Isso evita que as informações se percam e diminui o tempo gasto com esse tipo de atividade.

 

Faça reuniões por videoconferência

 

Realizar reuniões é sempre importante para acompanhar os resultados e fazer novos direcionamentos. Além disso, é uma ótima maneira de gerenciar a produtividade dos funcionários, tanto externos quanto internos.

Para isso, fazer reuniões por videoconferência pode ser uma ótima opção. Isso evita que toda a equipe tenha que se reunir num mesmo local, o que pode ser difícil, principalmente para os funcionários externos. Com aplicativos de mensageria você consegue se reunir com toda a sua equipe de maneira muito simples e rápida.

Com essas dicas, fica mais fácil fazer o controle de ponto e de produtividade de seus funcionários externos. Vale lembrar que é muito importante saber se o colaborador está cumprindo seus horários e suas responsabilidades mesmo estando longe da empresa.

O que você achou das dicas desse artigo? Compartilhe-as com seus amigos em suas redes sociais!

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂