Como implantar um software de registro de ponto com sucesso?

Qualquer empresa que tenha mais de dez funcionários é obrigada a ter um controle de ponto. Mas, o registro da jornada de trabalho é importante tanto para o empregador como para o colaborador, independentemente de quantos funcionários existam na companhia. E não há dúvidas de que a melhor forma de monitorar as horas trabalhadas é por meio de um software de registro de ponto.

Embora a empresa possa escolher que tipo de sistema de controle de ponto empregar, que pode ser manual, mecânico ou eletrônico, em alguns casos, somente esse último é capaz de atender a demanda da organização. Pensando nisso, este artigo dará dicas infalíveis para implantar um software de registro de ponto com sucesso. Confira!

 

O que é um software de registro de ponto?

 

Um software de registro de ponto faz o registro de ponto eletrônico por meio digital. Ele armazena automaticamente os horários e gera relatórios atualizados e indispensáveis para o empregador.

Do ponto de vista legal, um software de registro de ponto atende à portaria 373/2011 do Ministério do Trabalho e Emprego, o MTE, que permite a adoção de sistemas alternativos eletrônicos de controle da jornada de trabalho.

Além disso, algumas instruções em relação às normas de confiabilidade e segurança das operações de registro de ponto seguem a portaria 1.510/2009, também do MTE, cujo foco principal é a descrição de como devem ser os aparelhos físicos de controle ponto.

 

Como implantar um sistema eletrônico de controle de ponto?

 

Optar por um software de controle de ponto para fazer a gestão de jornada traz inúmeros benefícios para a sua empresa. E assim, por ser totalmente online e não precisar de instalações, a implantação pode ser mais fácil do que você imagina. Portanto, essa mudança precisa ser feita com muita atenção. Nós mostraremos como!

 

Escolha as ferramentas corretas

 

Como visto nos parágrafos anteriores, não basta ter um sistema de ponto eletrônico. É preciso que ele atenda às especificações das Portarias 373/2011 e 1.510/2009 do MTE.

 

Teste gratis pontomais 2019

 

Por isso, o primeiro passo para a implantação de um ponto eletrônico é observar se o software que controla as operações está de acordo com as exigências do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

Contrate uma empresa de confiança

 

Para ter certeza de que você está atendendo as regras, contrate uma empresa para a implantação do software de registro de ponto de modo que transmita confiança. Observe se ela conta com tecnologia comprovada. Se dispõe de módulos que ofereçam integração entre os setores e acessibilidade via desktop ou dispositivos móveis.

Além disso, não abra mão de um preço justo, de uma interface digital simplificada e de assistência efetiva. Os softwares mais modernos contam com o armazenamento em nuvem, que nada mais é do que um sistema totalmente online que não precisa de nenhum tipo de instalação e é seguro contra perdas ou outros danos físicos.

 

Dê autonomia aos seus funcionários

 

Depois de fazer um investimento no registro de ponto eletrônico, é preciso se certificar de que todos os seus funcionários sabem usar corretamente a ferramenta. Os melhores sistemas são amigáveis e com interface simples. Para que o registro de ponto seja feito de forma autônoma e segura.

Afinal, por mais moderna que seja a utilização de um software de registro de ponto, ele ainda depende do compromisso efetivo do colaborador em marcar os horários da sua jornada. E, para saber mais sobre as melhores soluções para o setor, assine nossa newsletter. Não perca!

 

Teste gratis pontomais 2019

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Então, entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂