Cada vez mais as empresas demandam por segurança e transparência no que fazem, assim podem assegurar sua sobrevivência, rentabilidade e melhorar o relacionamento com os acionistas, sócios, fornecedores e clientes. Para tanto, a auditoria empresarial é de grande valor!
Grosso modo, a auditoria consiste no levantamento e na análise de pontos críticos da empresa — por exemplo, tributários, financeiros, legais e outros relacionados à gestão da qualidade — buscando a adequação, a segurança e a transparência dos procedimentos.
Reunimos uma série de informações para você e algumas dicas de quando contratar uma boa auditoria empresarial. Continue a leitura do nosso artigo e confira!
Como saber se a empresa precisa de uma auditoria empresarial?
Em primeiro lugar, é preciso eliminar a crença de que a auditoria só é necessária quando algo não “cheira bem” — pois ela deve acontecer nos momentos de bonança, quando tudo está em perfeito estado, já que assim é possível garantir a ordem no negócio.
Quanto maior o tamanho da empresa, mais provavelmente ela precisa de uma minuciosa e frequente auditoria dos seus pontos críticos — e isso pode ser feito por profissionais internos, devidamente qualificados, ou externos, os consultores.
Para saber se sua empresa precisa ou não de uma auditoria, reflita se determinada área é suficientemente transparente, clara e segura das informações que possui. Se não, é um forte indício da demanda por uma profunda análise.
Outra dica muito importante é conversar com os colaboradores. Eles, melhor do que ninguém, saberão se os processos estão sendo respeitados, bem como se as demandas burocráticas e legais estão sendo atendidas. Então, inicie o diálogo.
Quais as vantagens do investimento em auditoria empresarial?
Independentemente da área na qual está sendo aplicada, a auditoria promove benefícios significativos para o negócio e seus profissionais. Isso porque, como consequência, influencia na qualidade do que está sendo feito.
Entenda, agora, algumas das principais vantagens desse investimento:
- maior transparência nos trâmites internos;
- identificação e eliminação de falhas e pontos fracos;
- otimização do envolvimento com pontos críticos do negócio;
- criação de controles e relatórios internos eficazes;
- implementação de boas práticas para o sucesso do negócio.
Essas, claro, são apenas algumas das várias vantagens correlacionadas. É preciso, no entanto, que o processo de auditoria seja implementado com seriedade e que todo o time de funcionários esteja comprometido e disposto a trabalhar com sinergia.
Quais os principais passos para realizar uma auditoria na empresa?
A auditora é um processo e, como todos eles, segue a alguns passos previamente estabelecidos. Ao obedecê-los, torna-se possível obter melhores resultados, evitar erros operacionais e manter a equipe de trabalho satisfeita. Confira os principais:
- identifique a área que será alvo da auditoria;
- estabeleça se o auditor será interno (funcionário) ou externo (consultor);
- planeje e levante os pontos críticos para análise;
- avalie se o status quo está de acordo com o ideal;
- promova melhorias para eliminar, neutralizar ou corrigir pontos fracos.
Como foi possível observar, a consultoria é um processo composto por diversas etapas e que pode gerar bastante trabalho para o gestor da empresa. Todavia, os benefícios são muitos e, sem dúvida, podem gerar vantagem competitiva à companhia.
E aí, gostou do nosso conteúdo e entende quando é a hora de contratar uma auditoria empresarial? Agora, aproveite para continuar aprendendo conosco. Leia nosso artigo “Entenda as mudanças na marcação de ponto após a Reforma Trabalhista”!