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22 nov, 2022
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17 nov, 2022
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Gestão de Pessoas
Saiba o que é o trabalho em equipe e como aplicá-lo na sua empresa!
Entenda como utilizar o trabalho em equipe para unificar os colaboradores e melhorar a comunicação do time.
Luciano Otto
17 out, 2022
7 min de leitura
Sendo uma prática muito utilizada nas empresas para unificar os colaboradores e melhorar a comunicação do time, o trabalho em equipe pode ser classificado como a junção das forças e habilidades dos profissionais, reunindo esforços em favor de um único objetivo.
É importante ressaltar que essa também é uma das habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho. De acordo com pesquisa realizada pela PageGroup em 2020, 47,5% das grandes empresas da América Latina consideram o trabalho em equipe como o mais importante, seguido pela inteligência emocional, com 33,8%.
Vale ressaltar que, para ser caracterizado como trabalho em equipe, os colaboradores envolvidos devem discutir soluções entre si, e unir seus esforços para concluir o projeto em questão. Sem esses aspectos citados, o trabalho realizado não pode ser classificado como trabalho em equipe.
Mais do que entender o que caracteriza o trabalho em equipe, é importante saber quais são os benefícios que essa prática traz para os seus colaboradores e para o negócio. Por isso, traremos esses tópicos em nosso artigo. Continue lendo para entender mais.
O trabalho em equipe é uma ferramenta muito usada nas empresas para auxiliar no desenvolvimento de competências e habilidades dos profissionais, pois além de unir o time em prol de um objetivo central, ajuda na evolução profissional e no espírito de equipe dos profissionais.
Com o trabalho em equipe, as organizações conseguem aproximar ainda mais seu time, criando um clima organizacional mais harmônico e integrando áreas que, muitas vezes, não atuam juntas..
Contando com as diferentes habilidades e especificações, a equipe consegue ter uma visão abrangente sobre o problema, chegando assim em soluções que muitas vezes não pensariam se estivessem trabalhando individualmente.
Incorporando essa prática, surgem novas formas de pensar e agir perante a contratempos, o que acaba elevando as habilidades pessoais e profissionais do time, como a inteligência emocional, capacidade de resolução de problemas, empatia, respeito, saber ouvir, entre outros.
Quais as vantagens de se trabalhar em equipe?
Por mais que o trabalho em equipe exija um esforço maior do time, ele também é responsável por trazer muitos benefícios aos envolvidos e a organização. Veja as vantagens de adotar esse método de trabalho!
Aumenta o desempenho da equipe;
Agiliza a realização de projetos;
Trabalha a comunicação dos colaboradores;
Cria laços e a empatia entre a equipe;
Aumenta o sentimento de confiança;
Promove a união da equipe;
Cria o senso de responsabilidade, grupo e respeito às diferenças;
Torna o ambiente de trabalho mais harmonioso;
Promove a troca de experiências e conhecimentos;
Desenvolve o pensamento analítico;
Auxilia na obtenção de resultados;
Desenvolve a tomada de decisão e a resolução de problemas;
Melhora a alta performance do time.
Como deve ser o trabalho em equipe?
O trabalho em equipe deve ser um espaço colaborativo, que preza pelo desenvolvimento de novas ideias e soluções. Vale ressaltar que a comunicação assíncrona, os feedbacks e o reconhecimento do trabalho realizado, são a chave para manter a equipe unida em torno do objetivo central.
Também é importante se atentar aos prazos das demandas e refletir se a data em questão é realista, pois caso exista algum atraso, isso irá impactar no processo de toda a equipe.
Quais os desafios do trabalho em equipe?
Nem só de maravilhas vive o trabalho em equipe. Muitas vezes não nos atentamos a detalhes que podem impactar negativamente o grupo, e acabamos nos dando conta somente quando o projeto já está em andamento. Por isso, é importante entender quais são esses pontos e como evitá-los.
Líder sem liderança
Todo trabalho em equipe precisa de um líder. Ele ficará responsável por garantir que os colaboradores trabalhem de forma unida e entreguem suas tarefas nos prazos estipulados.
Quando o líder não se atenta aos detalhes, não une a equipe, não questiona como estão as atividades a serem realizadas, e se mostra despreparado para liderar, a execução do projeto pode ir por água abaixo rapidamente.
Por isso é importante escolher um líder que tenha tato, que saiba identificar e solucionar problemas dentro da equipe.
Individualismo
Se um líder despreparado pode mandar tudo pelos ares, o individualismo dos colaboradores pode fazer com que o projeto nem chegue a sair do papel.
Para que o objetivo central da equipe seja concluído, é importante que os envolvidos discutam suas ideias e entrem em consenso sobre a estratégia que será traçada. Quando isso não acontece, dificilmente o objetivo será alcançado.
Objetivos não traçados
A falta de objetivos é um dos maiores motivos para a desordem no trabalho em equipe. Sem isso, é fácil ficar perdido no que deve ser feito e quais são os entregáveis daquele projeto.
Além disso, não traçar objetivos acaba desmotivando os colaboradores e diminuindo o rendimento da equipe. Sendo assim, é importante que os objetivos estejam devidamente traçados e alinhados com toda a equipe.
Descubra as principais métricas de desempenho para o RH.
Como ajudar o colaborador a trabalhar em equipe?
Os líderes e RH devem buscar pela constante motivação dos profissionais e no trabalho em equipe isso não é diferente. Para incentivar essa prática, é preciso: conhecer melhor os colaboradores da sua equipe, estabelecer uma missão, promover o compartilhamento de ideias e possuir uma comunicação efetiva
Outro momento interessante de se observar, é o processo seletivo. Em muitos casos é possível entender se o candidato em questão está pronto ou não para trabalhar em equipe.
Além dos incentivos citados acima, existem estratégias que podem ser usadas para desenvolver e melhorar o trabalho de equipe na sua empresa. Veja quais são:
Estabeleça um papel para cada colaborador na equipe.
Assim cada membro da equipe sabe exatamente qual papel desempenhar e entende a sua importância dentro do grupo.
Passe confiança a sua equipe.
É importante que os colaboradores estejam motivados. Mostrar que confia no trabalho de cada um, é o primeiro passo para motivar uma equipe multidisciplinar.
Incentive os feedbacks construtivos.
O feedback é uma ferramenta essencial para garantir que os profissionais tenham uma visão do que estão fazendo de certo e no que podem melhorar. Isso auxilia muito no crescimento profissional dos colaboradores.
Solucione os contratempos na hora.
Quando existe um objetivo e toda uma equipe trabalhando em torno disso, é indispensável que os problemas sejam resolvidos imediatamente. Dessa forma é possível evitar que problemas se acumulem e gerem atrasos nas entregas.
Estabeleça metas e prazos.
Sem prazos e metas definidas, a equipe pode trabalhar em ritmos diferentes, e não se atentar a quais demandas precisam ser entregues primeiro, por exemplo. Por isso, levante esses pontos logo no começo.
Respeite a singularidade de cada colaborador.
Cada pessoa tem sua maneira de agir dentro de uma equipe. Alguns são mais extrovertidos e gostam de tomar a frente; enquanto outros se mantêm mais quietos, porém entregam com a mesma eficiência. Saber respeitar isso garante que nenhum desconforto seja criado.
Crie um sistema de gamificação.
A bonificação é uma ótima forma de motivar a equipe. Claro que não deve ser o ponto central para que o objetivo seja alcançado, mas criar um incentivo a mais sempre é válido.
Ao estabelecer esses pontos, é possível colocar o trabalho colaborativo como valor essencial do negócio, o que impacta no engajamento dos colaboradores, nos resultados que desempenham e no aumento da produtividade da equipe.
Além disso, uma ótima estratégia adotada pelas empresas é a realização de dinâmicas em grupo. Com isso, é possível aproximar mais os colaboradores e ambientar a equipe antes mesmo de darem início ao projeto.
Agora que você tem todos os pontos positivos e negativos do trabalho em equipe em mãos, coloque as estratégias em prática e veja a evolução no desenvolvimento da sua equipe.
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