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Ecossistemas de inovação: o que o RH precisa saber

A Pontomais agora é VR Gente. Este momento marca nossa consolidação como integrantes do ecossistema VR. Neste momento, dúvidas podem surgir, e a principal delas acaba sendo: o que é o ecossistema? 

Um ecossistema é formado por empresas e prestadoras de serviços, com o objetivo de otimizar a jornada de uso e de compra do consumidor. Sua importância é exemplificada na economia de tempo, na maior visibilidade de dados e na segurança corporativa. 

A formação de ecossistemas de inovação está em uma crescente, devido aos seus ganhos ao consumidor. Um relatório da ABStartups de 2022, mostra que, em 2021, foram investidos cerca de 53 bilhões de reais em startups e empresas de tecnologia. Esse dado apresenta percepções importantes para empreendedores, principalmente com a formação desses ecossistemas de inovação. 

Quando olhamos para o RH, por exemplo, isso pode se aplicar no acompanhamento da jornada do trabalhador, na qual os ecossistemas permitem atuações mais estratégicas e seguras. E, como exemplo, nosso ecossistema abrange soluções de mobilidade, gestão do capital humano e benefícios de forma integrada. 

Neste artigo vamos mostrar como os ecossistemas de inovação se aplicam ao RH de forma prática: 

  • Na experiência do trabalhador; 
  • No trabalho de um RH orientado a dados; 
  • Na segurança jurídica de uma empresa; 
  • Nas tendências desse mercado para o futuro. 

Ecossistemas de RH e a experiência dos trabalhadores 

Um dos assuntos em alta nos últimos tempos é a experiência do colaborador, que está assumindo um papel cada vez mais relevante para o RH. Além disso, é percebida uma transição de um RH focado em processos burocráticos para um que olha estrategicamente para as pessoas. 

Com essas mudanças, existe a necessidade de otimizar o tempo gasto em tarefas manuais e, assim, ter mais tempo disponível para focar em estratégia e gestão. Isso torna os ecossistemas de inovação essenciais para o setor. 

Esses ecossistemas concentram os serviços relacionados à experiência do trabalhador em um lugar, ou em plataformas interligas, automatizando tarefas e liberando mais tempo para o RH focar na cultura organizacional e no desenvolvimento dos colaboradores. 

O novo viés faz parte do RH 5.0, que traz um modelo de gestão focada na experiência do trabalhador e sua melhoria contínua. Essa melhoria se torna aplicável quando o RH possui maior visibilidade dos processos e demandas das pessoas colaboradoras. E como um ecossistema agrega nisso? 

Um ótimo exemplo é o investimento em soluções de tecnologia que oferecem aplicativos para que os trabalhadores consigam agendar férias, solicitar folgas e registrar horas extras de forma simples e intuitiva. Essa é uma forma de reduzir a burocracia e dar aos colaboradores mais autonomia sobre sua própria jornada de trabalho.

A implementação do RH 5.0 também pode ser realizada pelo desenvolvimento de habilidades técnicas e aumento do engajamento interno. O colaborador possui um papel fundamental e recebe a prioridade do RH, que gerencia uma jornada de trabalho mais agradável e, consequentemente, produtiva. 

O RH estratégico orientado a dados 

Além da experiência do colaborador, outra vantagem oferecida por ecossistemas de inovação é a visibilidade de informações. Isso possibilita que o RH seja orientado por esses dados e tome decisões embasadas e assertivas. 

Esses elementos indicam engajamento, feedbacks, padrões e diversas outras necessidades diárias para melhor atender as pessoas. Cabem aqui noções de cultura organizacional, mas também aspectos de frequência no registro de ponto, atrasos e absenteísmo, que se tornam disponíveis para análise. 

Todas essas informações permitem novas percepções e ideias, promovendo uma melhoria nas entregas do RH. Pontos metrificados por meio de indicadores de sucesso como: redução de turnover, aumento de produtividade, comprometimento com o desenvolvimento e engajamento. 

Essas ações são possíveis com a automatização de processos e a utilização de plataformas únicas ou interligadas, que ofereçam essa visibilidade das informações para o RH de forma clara e precisa.  

Quando mencionamos a jornada do colaborador, ter processos de admissão, gestão de ponto, escala de trabalho e períodos de férias centralizados em um único lugar é fundamental para a otimização do tempo.

É importante mencionar o benefício financeiro para a empresa ao apostar nos ecossistemas de inovação. Com essa análise de dados e decisões assertivas, existe uma economia nos custos envolvidos na entrada e saída de colaboradores, a realização de pagamento de horas extras de forma correta, contratação de benefícios mais alinhada, contratação de vale-transporte ou vale-combustível específica para os dias trabalhados. É um impacto positivo na empresa como um todo! 

O papel do RH na segurança jurídica 

Diariamente, o RH lida com diversas leis trabalhistas, regulamentos e convenções coletivas. Manter-se em conformidade é um fator de peso para garantir a segurança jurídica da empresa, dos colaboradores e evitar passivos trabalhistas. 

Com esse alto volume de leis e regulamentos, torna-se complexo para o RH conferir manualmente suas obrigações jurídicas. Desta forma, os ecossistemas permitem uma melhoria no fluxo de tarefas e maior aderência à legislação para o RH. 

Esse é um diferencial quando o assunto é o ganho de se trabalhar com um ecossistema para o RH. As tecnologias envolvidas garantem as conformidades legais, protegendo empresa e colaborador ao mesmo tempo em que fornecem segurança jurídica. 

Outro fator de destaque é que esses ecossistemas para o RH também apresentam soluções de gestão e análise de dados para garantir a transparência nos processos trabalhistas, evitando falhas e inconsistências.  

Alguns exemplos dessa transparência são: acompanhar os índices de absenteísmo dos colaboradores, períodos mais propensos a pedidos de férias e de folgas e demais informações que podem ajudar a montar uma escala de trabalho mais sólida. 

Dessa forma, o setor de RH ganha segurança e pode se concentrar em tarefas cada vez mais estratégicas, como o desenvolvimento de colaboradores e a criação e manutenção de uma cultura organizacional forte. Tudo isso pode levar ao aumento na satisfação dos trabalhadores, maior engajamento e resultar em um aumento na produtividade, gerando impactos positivos para a empresa como um todo. 

As tendências para o setor de pessoas 

Um dado interessante, conforme as tendências de inovação para 2023 da Forbes, é que um dos principais pontos de atenção dos ecossistemas de inovação é o foco no cliente. Nesse caso, também é possível entender o “cliente” como os clientes internos das empresas: os trabalhadores e os próprios setores.  

Com essa tendência cada vez mais forte e direcionada às pessoas, ganhos como a economia de tempo, visão de dados e segurança são essenciais para fornecer ao RH o tempo que ele precisa para cuidar de seus colaboradores, suas necessidades e sua jornada de trabalho. 

Transparência é outro fator que dialoga com o foco em pessoas e o posicionamento da empresa. Quanto mais o RH atua estrategicamente, temos um ganho de marca empregadora que impacta em engajamento, visibilidade e senso de pertencimento, sentimentos importantes quando o assunto é bem-estar e produtividade. 

Apostar em um ecossistema é uma iniciativa que abre muitas oportunidades ao RH e à empresa. É o primeiro passo para destacar suas práticas em um mercado cada vez mais competitivo e exigente. 

A gestão de pessoas é uma estratégia ativa e em movimento. Por isso, cabe ao profissional de RH reforçar os ganhos do investimento em pessoas e apresentar os resultados obtidos. O ecossistema não tira o papel do profissional de RH, mas sim dá a ele mais autonomia para uma atuação estratégica no cuidado com as pessoas. 

A Pontomais agora é VR Gente. Este momento marca nossa consolidação como integrantes do ecossistema VR. Neste momento, dúvidas podem surgir, e a principal delas acaba sendo: o que é o ecossistema? 

Um ecossistema é formado por empresas e prestadoras de serviços, com o objetivo de otimizar a jornada de uso e de compra do consumidor. Sua importância é exemplificada na economia de tempo, na maior visibilidade de dados e na segurança corporativa. 

A formação de ecossistemas de inovação está em uma crescente, devido aos seus ganhos ao consumidor. Um relatório da ABStartups de 2022, mostra que, em 2021, foram investidos cerca de 53 bilhões de reais em startups e empresas de tecnologia. Esse dado apresenta percepções importantes para empreendedores, principalmente com a formação desses ecossistemas de inovação. 

Quando olhamos para o RH, por exemplo, isso pode se aplicar no acompanhamento da jornada do trabalhador, na qual os ecossistemas permitem atuações mais estratégicas e seguras. E, como exemplo, nosso ecossistema abrange soluções de mobilidade, gestão do capital humano e benefícios de forma integrada. 

Neste artigo vamos mostrar como os ecossistemas de inovação se aplicam ao RH de forma prática: 

  • Na experiência do trabalhador; 
  • No trabalho de um RH orientado a dados; 
  • Na segurança jurídica de uma empresa; 
  • Nas tendências desse mercado para o futuro. 

Ecossistemas de RH e a experiência dos trabalhadores 

Um dos assuntos em alta nos últimos tempos é a experiência do colaborador, que está assumindo um papel cada vez mais relevante para o RH. Além disso, é percebida uma transição de um RH focado em processos burocráticos para um que olha estrategicamente para as pessoas. 

Com essas mudanças, existe a necessidade de otimizar o tempo gasto em tarefas manuais e, assim, ter mais tempo disponível para focar em estratégia e gestão. Isso torna os ecossistemas de inovação essenciais para o setor. 

Esses ecossistemas concentram os serviços relacionados à experiência do trabalhador em um lugar, ou em plataformas interligas, automatizando tarefas e liberando mais tempo para o RH focar na cultura organizacional e no desenvolvimento dos colaboradores. 

O novo viés faz parte do RH 5.0, que traz um modelo de gestão focada na experiência do trabalhador e sua melhoria contínua. Essa melhoria se torna aplicável quando o RH possui maior visibilidade dos processos e demandas das pessoas colaboradoras. E como um ecossistema agrega nisso? 

Um ótimo exemplo é o investimento em soluções de tecnologia que oferecem aplicativos para que os trabalhadores consigam agendar férias, solicitar folgas e registrar horas extras de forma simples e intuitiva. Essa é uma forma de reduzir a burocracia e dar aos colaboradores mais autonomia sobre sua própria jornada de trabalho.

A implementação do RH 5.0 também pode ser realizada pelo desenvolvimento de habilidades técnicas e aumento do engajamento interno. O colaborador possui um papel fundamental e recebe a prioridade do RH, que gerencia uma jornada de trabalho mais agradável e, consequentemente, produtiva. 

O RH estratégico orientado a dados 

Além da experiência do colaborador, outra vantagem oferecida por ecossistemas de inovação é a visibilidade de informações. Isso possibilita que o RH seja orientado por esses dados e tome decisões embasadas e assertivas. 

Esses elementos indicam engajamento, feedbacks, padrões e diversas outras necessidades diárias para melhor atender as pessoas. Cabem aqui noções de cultura organizacional, mas também aspectos de frequência no registro de ponto, atrasos e absenteísmo, que se tornam disponíveis para análise. 

Todas essas informações permitem novas percepções e ideias, promovendo uma melhoria nas entregas do RH. Pontos metrificados por meio de indicadores de sucesso como: redução de turnover, aumento de produtividade, comprometimento com o desenvolvimento e engajamento. 

Essas ações são possíveis com a automatização de processos e a utilização de plataformas únicas ou interligadas, que ofereçam essa visibilidade das informações para o RH de forma clara e precisa.  

Quando mencionamos a jornada do colaborador, ter processos de admissão, gestão de ponto, escala de trabalho e períodos de férias centralizados em um único lugar é fundamental para a otimização do tempo.

É importante mencionar o benefício financeiro para a empresa ao apostar nos ecossistemas de inovação. Com essa análise de dados e decisões assertivas, existe uma economia nos custos envolvidos na entrada e saída de colaboradores, a realização de pagamento de horas extras de forma correta, contratação de benefícios mais alinhada, contratação de vale-transporte ou vale-combustível específica para os dias trabalhados. É um impacto positivo na empresa como um todo! 

O papel do RH na segurança jurídica 

Diariamente, o RH lida com diversas leis trabalhistas, regulamentos e convenções coletivas. Manter-se em conformidade é um fator de peso para garantir a segurança jurídica da empresa, dos colaboradores e evitar passivos trabalhistas. 

Com esse alto volume de leis e regulamentos, torna-se complexo para o RH conferir manualmente suas obrigações jurídicas. Desta forma, os ecossistemas permitem uma melhoria no fluxo de tarefas e maior aderência à legislação para o RH. 

Esse é um diferencial quando o assunto é o ganho de se trabalhar com um ecossistema para o RH. As tecnologias envolvidas garantem as conformidades legais, protegendo empresa e colaborador ao mesmo tempo em que fornecem segurança jurídica. 

Outro fator de destaque é que esses ecossistemas para o RH também apresentam soluções de gestão e análise de dados para garantir a transparência nos processos trabalhistas, evitando falhas e inconsistências.  

Alguns exemplos dessa transparência são: acompanhar os índices de absenteísmo dos colaboradores, períodos mais propensos a pedidos de férias e de folgas e demais informações que podem ajudar a montar uma escala de trabalho mais sólida. 

Dessa forma, o setor de RH ganha segurança e pode se concentrar em tarefas cada vez mais estratégicas, como o desenvolvimento de colaboradores e a criação e manutenção de uma cultura organizacional forte. Tudo isso pode levar ao aumento na satisfação dos trabalhadores, maior engajamento e resultar em um aumento na produtividade, gerando impactos positivos para a empresa como um todo. 

As tendências para o setor de pessoas 

Um dado interessante, conforme as tendências de inovação para 2023 da Forbes, é que um dos principais pontos de atenção dos ecossistemas de inovação é o foco no cliente. Nesse caso, também é possível entender o “cliente” como os clientes internos das empresas: os trabalhadores e os próprios setores.  

Com essa tendência cada vez mais forte e direcionada às pessoas, ganhos como a economia de tempo, visão de dados e segurança são essenciais para fornecer ao RH o tempo que ele precisa para cuidar de seus colaboradores, suas necessidades e sua jornada de trabalho. 

Transparência é outro fator que dialoga com o foco em pessoas e o posicionamento da empresa. Quanto mais o RH atua estrategicamente, temos um ganho de marca empregadora que impacta em engajamento, visibilidade e senso de pertencimento, sentimentos importantes quando o assunto é bem-estar e produtividade. 

Apostar em um ecossistema é uma iniciativa que abre muitas oportunidades ao RH e à empresa. É o primeiro passo para destacar suas práticas em um mercado cada vez mais competitivo e exigente. 

A gestão de pessoas é uma estratégia ativa e em movimento. Por isso, cabe ao profissional de RH reforçar os ganhos do investimento em pessoas e apresentar os resultados obtidos. O ecossistema não tira o papel do profissional de RH, mas sim dá a ele mais autonomia para uma atuação estratégica no cuidado com as pessoas. 

A Pontomais agora é VR Gente. Este momento marca nossa consolidação como integrantes do ecossistema VR. Neste momento, dúvidas podem surgir, e a principal delas acaba sendo: o que é o ecossistema? 

Um ecossistema é formado por empresas e prestadoras de serviços, com o objetivo de otimizar a jornada de uso e de compra do consumidor. Sua importância é exemplificada na economia de tempo, na maior visibilidade de dados e na segurança corporativa. 

A formação de ecossistemas de inovação está em uma crescente, devido aos seus ganhos ao consumidor. Um relatório da ABStartups de 2022, mostra que, em 2021, foram investidos cerca de 53 bilhões de reais em startups e empresas de tecnologia. Esse dado apresenta percepções importantes para empreendedores, principalmente com a formação desses ecossistemas de inovação. 

Quando olhamos para o RH, por exemplo, isso pode se aplicar no acompanhamento da jornada do trabalhador, na qual os ecossistemas permitem atuações mais estratégicas e seguras. E, como exemplo, nosso ecossistema abrange soluções de mobilidade, gestão do capital humano e benefícios de forma integrada. 

Neste artigo vamos mostrar como os ecossistemas de inovação se aplicam ao RH de forma prática: 

  • Na experiência do trabalhador; 
  • No trabalho de um RH orientado a dados; 
  • Na segurança jurídica de uma empresa; 
  • Nas tendências desse mercado para o futuro. 

Ecossistemas de RH e a experiência dos trabalhadores 

Um dos assuntos em alta nos últimos tempos é a experiência do colaborador, que está assumindo um papel cada vez mais relevante para o RH. Além disso, é percebida uma transição de um RH focado em processos burocráticos para um que olha estrategicamente para as pessoas. 

Com essas mudanças, existe a necessidade de otimizar o tempo gasto em tarefas manuais e, assim, ter mais tempo disponível para focar em estratégia e gestão. Isso torna os ecossistemas de inovação essenciais para o setor. 

Esses ecossistemas concentram os serviços relacionados à experiência do trabalhador em um lugar, ou em plataformas interligas, automatizando tarefas e liberando mais tempo para o RH focar na cultura organizacional e no desenvolvimento dos colaboradores. 

O novo viés faz parte do RH 5.0, que traz um modelo de gestão focada na experiência do trabalhador e sua melhoria contínua. Essa melhoria se torna aplicável quando o RH possui maior visibilidade dos processos e demandas das pessoas colaboradoras. E como um ecossistema agrega nisso? 

Um ótimo exemplo é o investimento em soluções de tecnologia que oferecem aplicativos para que os trabalhadores consigam agendar férias, solicitar folgas e registrar horas extras de forma simples e intuitiva. Essa é uma forma de reduzir a burocracia e dar aos colaboradores mais autonomia sobre sua própria jornada de trabalho.

A implementação do RH 5.0 também pode ser realizada pelo desenvolvimento de habilidades técnicas e aumento do engajamento interno. O colaborador possui um papel fundamental e recebe a prioridade do RH, que gerencia uma jornada de trabalho mais agradável e, consequentemente, produtiva. 

O RH estratégico orientado a dados 

Além da experiência do colaborador, outra vantagem oferecida por ecossistemas de inovação é a visibilidade de informações. Isso possibilita que o RH seja orientado por esses dados e tome decisões embasadas e assertivas. 

Esses elementos indicam engajamento, feedbacks, padrões e diversas outras necessidades diárias para melhor atender as pessoas. Cabem aqui noções de cultura organizacional, mas também aspectos de frequência no registro de ponto, atrasos e absenteísmo, que se tornam disponíveis para análise. 

Todas essas informações permitem novas percepções e ideias, promovendo uma melhoria nas entregas do RH. Pontos metrificados por meio de indicadores de sucesso como: redução de turnover, aumento de produtividade, comprometimento com o desenvolvimento e engajamento. 

Essas ações são possíveis com a automatização de processos e a utilização de plataformas únicas ou interligadas, que ofereçam essa visibilidade das informações para o RH de forma clara e precisa.  

Quando mencionamos a jornada do colaborador, ter processos de admissão, gestão de ponto, escala de trabalho e períodos de férias centralizados em um único lugar é fundamental para a otimização do tempo.

É importante mencionar o benefício financeiro para a empresa ao apostar nos ecossistemas de inovação. Com essa análise de dados e decisões assertivas, existe uma economia nos custos envolvidos na entrada e saída de colaboradores, a realização de pagamento de horas extras de forma correta, contratação de benefícios mais alinhada, contratação de vale-transporte ou vale-combustível específica para os dias trabalhados. É um impacto positivo na empresa como um todo! 

O papel do RH na segurança jurídica 

Diariamente, o RH lida com diversas leis trabalhistas, regulamentos e convenções coletivas. Manter-se em conformidade é um fator de peso para garantir a segurança jurídica da empresa, dos colaboradores e evitar passivos trabalhistas. 

Com esse alto volume de leis e regulamentos, torna-se complexo para o RH conferir manualmente suas obrigações jurídicas. Desta forma, os ecossistemas permitem uma melhoria no fluxo de tarefas e maior aderência à legislação para o RH. 

Esse é um diferencial quando o assunto é o ganho de se trabalhar com um ecossistema para o RH. As tecnologias envolvidas garantem as conformidades legais, protegendo empresa e colaborador ao mesmo tempo em que fornecem segurança jurídica. 

Outro fator de destaque é que esses ecossistemas para o RH também apresentam soluções de gestão e análise de dados para garantir a transparência nos processos trabalhistas, evitando falhas e inconsistências.  

Alguns exemplos dessa transparência são: acompanhar os índices de absenteísmo dos colaboradores, períodos mais propensos a pedidos de férias e de folgas e demais informações que podem ajudar a montar uma escala de trabalho mais sólida. 

Dessa forma, o setor de RH ganha segurança e pode se concentrar em tarefas cada vez mais estratégicas, como o desenvolvimento de colaboradores e a criação e manutenção de uma cultura organizacional forte. Tudo isso pode levar ao aumento na satisfação dos trabalhadores, maior engajamento e resultar em um aumento na produtividade, gerando impactos positivos para a empresa como um todo. 

As tendências para o setor de pessoas 

Um dado interessante, conforme as tendências de inovação para 2023 da Forbes, é que um dos principais pontos de atenção dos ecossistemas de inovação é o foco no cliente. Nesse caso, também é possível entender o “cliente” como os clientes internos das empresas: os trabalhadores e os próprios setores.  

Com essa tendência cada vez mais forte e direcionada às pessoas, ganhos como a economia de tempo, visão de dados e segurança são essenciais para fornecer ao RH o tempo que ele precisa para cuidar de seus colaboradores, suas necessidades e sua jornada de trabalho. 

Transparência é outro fator que dialoga com o foco em pessoas e o posicionamento da empresa. Quanto mais o RH atua estrategicamente, temos um ganho de marca empregadora que impacta em engajamento, visibilidade e senso de pertencimento, sentimentos importantes quando o assunto é bem-estar e produtividade. 

Apostar em um ecossistema é uma iniciativa que abre muitas oportunidades ao RH e à empresa. É o primeiro passo para destacar suas práticas em um mercado cada vez mais competitivo e exigente. 

A gestão de pessoas é uma estratégia ativa e em movimento. Por isso, cabe ao profissional de RH reforçar os ganhos do investimento em pessoas e apresentar os resultados obtidos. O ecossistema não tira o papel do profissional de RH, mas sim dá a ele mais autonomia para uma atuação estratégica no cuidado com as pessoas.