A Pontomais nasceu com um propósito: combater a burocracia que envolve os processos dos times de RH. Para alcançar este propósito, em 2021 trabalhamos muito para entregar um ano cheio de lançamentos super inovadores. E assim fizemos! Você lembra? Vem dar uma olhadinha no Universo do Tempo, no Ponto WhatsApp e em nossa nova versão do aplicativo.
Neste ano, trouxemos nossos clientes mais para perto de nós e ouvimos cada sugestão de melhoria. Para fazer toda essa comunicação ter sentido e ser mais palpável, lançamos o Clientemais: um projeto que traz nossos clientes para conhecer as novidades da Pontomais exclusivamente, antes de seu lançamento definitivo para o mercado, podendo, assim, sugerir melhorias e soluções práticas para que nosso sistema atenda da melhor forma quem realmente importa: o usuário.
Quando estamos buscando por um novo software, existem diversos critérios para avaliarmos a qualidade de cada um. Podemos examinar o consumo de memória, por exemplo, ou a demanda por processamento, a ocorrência de problemas (bugs) inesperados e muitos outros, mas além de analisar parâmetros de desempenho, é importante mensurar a experiência do usuário e a sua usabilidade.
A experiência do usuário, ou User Experience (UX), é o conjunto de sensações e atitudes que o usuário vivencia ao interagir com uma empresa ou algum de produtos e/ou serviços. Já a usabilidade é um atributo que mede as propriedades do uso de uma interface (botões de um aplicativo, por exemplo).
Resumindo: eles determinam se é fácil executar as tarefas que o sistema se propõe a fazer, se isso é feito com eficiência, se é prazeroso ou frustrante para o usuário, se tem um design que favorece o uso correto das funções — e não apenas uma aparência agradável —, entre outros. O fato é que, quando o assunto é qualidade de software, não há dúvida de que experiência do usuário e usabilidade são aspectos essenciais e nós queremos entregar o sistema mais completo possível para nossos clientes.
Para agradecer toda essa parceria incrível que temos com nossos clientes, trazemos um presentão de natal: um pacote com mais de 90 atualizações feitas em nosso sistema!
UAU! Como assim, Pontomais? É isso aí 😎 Presente de Natal no estilo Pontomais. Pequenos detalhes que fazem uma grande diferença! Confira:
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Adicionado helper nas colunas dos relatórios
Para ajudar nossos clientes no entendimento das colunas disponíveis nos relatórios, incluímos helpers nas colunas. Esses “helpers” são definições sobre o tipo de informação que serão demonstradas nestas colunas e da onde tais dados são retirados.
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Criada opção para Salvar Templates nos relatórios
O RH, gestor, ou administrador do sistema que tiver acesso à funcionalidade de relatórios, agora poderá criar modelos personalizados para gerar seus relatórios no Pontomais de acordo com as opções e colunas que desejar e mantê-los salvo no sistema para facilitar o processo de gerar o mesmo relatório futuramente.
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Visualização de ocorrências para o colaborador na Web
Agora, através da versão Web (Site), quando existir alguma ocorrência para o colaborador, será apresentado em destaque no meu perfil a mensagem “Você possui ocorrências”. Ao clicar na mensagem, o colaborador será direcionado para a tela “Meu ponto” já com o filtro de ocorrências selecionado. Essa melhoria promove um alerta e facilidade do colaborador entender sobre suas ocorrências de ponto.
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Visualização da reprovação de ajuste pelo colaborador
Quando o gestor reprovar uma solicitação de ajuste, o colaborador poderá visualizar a justificativa deixada pelo gestor através do menu “Meu ponto”.
Além dessas novidades citadas acima, contamos com diversas atualizações de layouts e campos do sistema realizados para otimizar o uso da plataforma e melhorar ainda mais a experiência com nosso sistema. Essas melhorias trazem uma navegação mais agradável, intuitiva e funcional. Confira:
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Melhorias de layout, experiência e performance
- Indicadores
- Consulta processos
- Meu ponto
- Cadastro de Relógio Ponto
- Pontos do dia/últimos registros
- Meu perfil
- Configurar notificações
- Equipes
- Departamentos
- Centro de custo
- Cargos
- Motivo de ajuste
- Turno
- Cargo
- Alteração de senha
- Cargos
- Modal de demissão
- Mudança de equipe
- Redefinir senha
- Links das solicitações de abono reprovadas
- Drawer com a mesma altura que do header do sistema
- Drawer com tamanho da tela
- Breadcrumb não quebra em duas linhas
- Retirado traçado dos retângulos brancos
- Colaboradores/cargo
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Padronização de campos
- Meu ponto
- Meu ponto II
- Configurar notificações
- Redefinir senha
- Registro de ponto
- Alteração de senha
- Dependentes
- Configurações
- Configurações II
- Listagens do sistema
- Documentos
- Relógio ponto
- Turnos
- Espaçamentos dos quadros “solicitações” e “ocorrências” no menu “Minha Equipe”
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Geral
- Melhoria no comportamento de login no primeiro acesso no aplicativo
- Melhoria de campos na importação de planilha
- Melhoria no comportamento do ponto quando não está habilitado offline
- Melhoria no Recibo em Processamento
- Melhoria no comportamento “esqueci minha senha” do sistema web
- Melhoria na visualização do espelho ponto em PDF
- Melhoria na função Geolocalização
- Melhoria no e-mail de recuperação de senha do aplicativo
- Melhorarias no modal de confirmação de alteração (configurações extras)
- Melhorias no layout das telas de confirmação ao cadastrar uma equipe, departamento, unidade de negócio etc.
- Equipe: melhorias no direcionamento ao trocar equipe
- Programar férias: melhorias na configuração de abono pecuniário
- Meu ponto: melhorias no lançamento de banco de horas manual
- Login agora é sempre feito em letra minúscula
- Menu lateral: opção agora ativa quando o usuário acessa “Registrar ponto” e “Minha conta”
- Inclusão de permissões para acessar documentação do sistema
- Inclusão da opção de “Distribuição das horas extras e faltantes” em Configuração do Controle de Ponto
- Sugerir mesma data de admissão para o campo início na Pontomais
- Ajustado o token de definição de senha
- Alterada ordem de exibição dos pontos do dia
- Alterada a cor do fundo do sistema web
- Novo relógio Madis MD REP EVO II
- Novo relógio Madis MD REP 0706 2
- Adicionada paginação de tela de gerar QR Code
- Adicionado um load no botão de gerar QR Code
- Meu ponto: botões alinhados
- Personalizado o título das abas no navegador
- Adicionado tooltip no ícone de gerar QR Code
- Alinhadas as solicitações com ocorrências
- Equipes: adicionado ícone de ajuda no Gestor
- Adicionado tooltip de quantidade máxima e mínima no componente touchspin
- Direcionamento dos usuários para telas diferentes conforme o perfil do usuário ao acessar o sistema
- Removida a restrição de número de caracteres de campos do cadastro/edição do relógio ponto
- Ajustado o title da aba do navegador quando o usuário acessa a página “Registrar ponto”
- Relatório de jornada como primeira opção da ordenação de relatórios
- Alterado o e-mail de confirmação do colaborador
- Corrigido o problema de exibição em indicadores > Resumo > Status
- Corrigido botão de baixar relatórios
- Adicionada ordenação no gráfico de atrasos
- Inclusa a informação de limite de colaboradores na área de importação
- Unidade de negócio: substituído “excluir” por “inativar”
- Adicionada a barra de pesquisa na tela de gerar QR Code
- Alterado o modal de pré-visualização de QR Code
- A consulta de processos na configuração de notificações não é exibido mais se o usuário não possui acesso ao menu
- Anexos: campo “Nome” agora bloqueia
- Colaborador: melhorias no menu lateral
- Motivo de ajuste: campo descrição com bloqueio para caracteres máximos
- Em meu Perfil > Últimos registros agora traz os 6 últimos registros
É o final de 2021 e ainda dá tempo de começar 2022 com o pé direito, otimizando o tempo do RH no controle de ponto. Ano que vem tem muito mais inovação chegando por aqui!