Seja para concentrar suas energias em sua atividade principal, seja para dispor de uma atuação mais especializada, a terceirização de serviços administrativos é uma realidade implantada há muitos anos. Grandes, médias e pequenas organizações otimizam suas tarefas contratando alguns serviços.

Pensando nisso, criamos este post para que você conheça 3 vantagens e 3 desvantagens da terceirização dos serviços administrativos. Boa leitura!

 

Entenda o conceito e a aplicação da terceirização de serviços administrativos

 

A terceirização de serviços administrativos ocorre quando uma empresa especializada nesse tipo de serviço é contratada para realizar tarefas administrativas da contratante.

O controle de frequência dos colaboradores de uma indústria pode ser terceirizado para uma empresa especializada em gestão e controle de ponto, por exemplo.

Nesse sentido, grande parte dos serviços administrativos podem ser contratados, dentre os quais se destacam:

 

  • controle de ponto;
  • contabilidade;
  • assistência jurídica;
  • portaria;
  • recepção.

 

Dessa forma, a terceirização pode proporcionar diversas vantagens para a contratante, permitindo que ela se concentre nos seus objetivos principais. Por outro lado, podem haver algumas desvantagens na condução desse processo. E é sobre essas questões que falaremos, a seguir!

 

 

Confira quais são as vantagens

 

Acompanhe, abaixo, quais são os 3 principais benefícios que podem ser colhidos com a adoção da terceirização!

 

1. Foco na missão

 

Com a terceirização dos serviços administrativos, a empresa pode dedicar-se com mais afinco à sua própria missão. Desse modo, pode desenvolver-se e alcançar melhores especializações, assim como buscar níveis mais altos de desempenho e eficiência.

 

2. Redução de custos com encargos trabalhistas

 

Quando sua empresa contrata uma terceirizada, os custos referentes aos encargos trabalhistas recaem sobre a prestadora dos serviços. Isso desobriga a sua participação nesses custos, tanto financeira como operacionalmente.

 

3. Melhor especialização dos serviços contratados

 

Ao realizar a terceirização de serviços administrativos, sua empresa pode dispor de profissionais mais especializados para aquele fim. Assim, enquanto você se dedica à sua atividade principal, pode contar com a experiência de quem se qualificou e aprimorou a prestação daqueles serviços.

 

Conheça as desvantagens do processo

 

As desvantagens envolvem aspectos que devem ser observados e considerados antes de iniciar o processo de contratação de uma terceirizada. Veja!

 

1. Regularização dos serviços prestados

 

Existem empresas que não estão legalmente regulares para a prestação de serviços terceirizados.

Em razão dessa realidade de mercado, será necessário dedicar um tempo inicial antes da contratação para verificar a condição da prestadora dos serviços que você pretende contratar, evitando eventuais riscos de ilegalidade.

 

2. Qualidade dos serviços

 

A qualidade dos serviços prestados por uma terceirizada constitui outro aspecto que deve ser bem avaliado antes e acompanhado de perto após a contratação. É preciso estar atento para garantir que o padrão oferecido esteja à altura das necessidades de sua empresa, certo?

 

3. Sensação de ameaça para alguns colaboradores

 

A terceirização de serviços pode, em um primeiro momento, trazer uma sensação de insegurança para alguns colaboradores de sua empresa, em especial para aqueles do setor cujos serviços estão em processo de alteração.

No entanto, essas são situações que podem (e devem) ser gerenciadas, sobretudo quando as vantagens obtidas com a contratação ficarem em destaque.

Como você pôde perceber, terceirizar algumas atividades da sua empresa é uma decisão que pode trazer muitos benefícios, desde que os pontos de atenção sejam avaliados com cuidado. Nesse sentido, vale a pena você dedicar um tempo para colocar na balança e seguir com o melhor caminho para o seu negócio.

Se você gostou deste post sobre a terceirização de serviços administrativos, veja só as vantagens que resultam quando esse processo é aplicado ao ponto dos colaboradores! Até a próxima!

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços.