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Sistema de ponto para o varejo: conheça as reais vantagens!

Com o passar dos anos e as mudanças legislativas, o sistema de ponto foi alterando o seu formato. Antes ele funcionava apenas como um registro da jornada de trabalho. Hoje serve até mesmo como uma boa base de dados para que as empresas avaliem a produtividade dos seus colaboradores.

Assim, existem ferramentas que promovem agilidade ao automatizar informações. Registros biométricos e aplicativos para fazer esse controle já são uma realidade em empresas de todos os portes.

O artigo de hoje traz algumas informações a respeito da gestão de controle de ponto voltada ao varejo. Descubra como esse sistema funciona, as diferenças entre o modelo digital e o online e suas verdadeiras vantagens. Continue a leitura e saiba mais!

 

Como funciona o sistema de ponto?

Seja qual for o segmento de atuação de um negócio, é obrigação do empreendedor estar ciente das leis que regem o controle da jornada de trabalho.

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) estabelece que a adoção de um sistema de ponto para monitorar o cumprimento dos horários é obrigatória para empresas com no mínimo dez colaboradores. Entretanto, é altamente recomendável que toda organização adote um registro eficiente para evitar possíveis ações trabalhistas.

O sistema de ponto funciona de uma maneira muito simples. O trabalhador registra o horário de entrada e saída no trabalho e os intervalos para repouso. Dessa maneira, essas informações proporcionam uma rotina segura ao contratante e ao contratado, em que ambos podem comprovar sua atuação perante os termos legais e contratuais.

Empresários de comércios varejistas já podem adotar os softwares que operam por meio de aplicativos instalados no próprio smartphone dos seus colaboradores. Dessa forma, não é necessário fazer a instalação de nenhum aparelho e as funcionalidades são as mesmas proporcionadas pelos acessórios presentes em grandes empresas.

Fazendo o controle de ponto, é possível economizar com o pagamento de horas extras, evitar problemas com a Justiça e contabilizar automaticamente as horas trabalhadas, deixando a gestão do comércio muito mais organizada e segura.

 

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Quais as principais diferenças entre um sistema de ponto eletrônico e ponto online?

Por lei, é possível utilizar o sistema de ponto manual, mecânico ou eletrônico. Entretanto, o manual já está bastante defasado, pois está sujeito a uma grande quantidade de erros e fraudes. O mesmo acontece com o mecânico, que também não proporciona a segurança necessária para contratantes e contratados.

Realmente, os sistemas eletrônicos são, sem sombra de dúvida, muito mais seguros e práticos. O empreendedor pode optar entre a biometria ou o ponto online.

O sistema de ponto eletrônico biométrico captura alguma característica do colaborador. Pode ser a digital do dedo indicador ou polegar a mais comum. Já o online é efetivado por um QR Code presente no celular do próprio trabalhador.

Mobilidade e economia são as principais diferenças entre esses dois marcadores. Teoricamente, o ponto online precisa só da internet para funcionar. Ou seja, custa muito menos para a empresa.

Mesmo que nem todos os colaboradores tenham um aparelho que permita a instalação do software, a empresa pode disponibilizar um celular ou tablet para isso. Exige pouquíssimos recursos em manutenção quando comparado a um instrumento biométrico.

Já no quesito mobilidade, a biometria está sempre fixa em um local e conectada à energia elétrica, enquanto o registro online pode ser realizado de qualquer lugar. Excelente para negócios em que existe a prática da prestação de serviços fora do ambiente físico da empresa, como uma loja de roupas que trabalha com representantes, por exemplo.

É importante salientar que, aqui, a ferramenta de geolocalização facilita o monitoramento da rota de atendimento deste profissional.

 

Quais as vantagens de investir em um sistema de ponto para o varejo?

De acordo com a analista de Recursos Humanos do restaurante YakYoi, especializado em yakissoba e outras delícias orientais, Graziele Vieira, investir no sistema de ponto da Pontomais é bastante vantajoso em vários aspectos.

“A utilização do sistema é bem tranquila. Algumas vezes têm a questão de não ter a informação, porém, não é por conta do sistema, e sim por queda de energia, e aí o tablet que tem o programa não está carregado, a queda da internet, são esses tipos de situação. Mas, dentro do sistema mesmo, não temos nenhum problema”, relata

Graziele também pontua que o sistema tem um custo bastante acessível, atende perfeitamente a legislação e é bastante intuitivo. “A gente utiliza pelo QR Code, então a facilidade é um ponto de destaque”, pontua.

O sistema também ajuda em questões de segurança e geração de relatórios de faltas, horas extras e o fechamento da folha de pagamento:

“Com a entrada do e-Social, temos agora o fechamento diferenciado do ponto — ele tem de ser fechado do dia 1º até o último dia do mês. E a nossa folha de pagamento não é interna, ela é terceirizada. Então fechamos todo o ponto por aqui. Todas as apurações dos descontos e mandamos essa informação em planilha para a contabilidade”, explica.

A analista aponta que o sistema contribui não só na gestão de funcionários mas também na organização. Oferece uma série de funcionalidades para empresas de todos os tamanhos.

“Ele inclusive oferece funções além das nossas necessidades, como colocar o cadastro dos cargos, as escalas, enfim, funcionalidades que a gente ainda não usa completamente. Teríamos que colocar muitas informações para usar o sistema por completo; por enquanto atende bem ao que precisamos.”

Se você está interessado em um sistema de ponto que entregue agilidade e segurança, possa ser integrado aos relógios de biometria, extraia relatórios com facilidade e ainda promova os mesmos benefícios relatados pela Graziele, precisa experimentar a Pontomais.

O sistema de ponto da Pontomais oferece planos acessíveis a todos os bolsos, que contemplam diversas funcionalidades, como o fechamento da folha, painel de indicadores, controle de hora extra, faltas, adicional noturno, banco de horas, aplicativo mobile e, ainda, suporte via e-mail.

Vale a pena conhecer esse software inovador! Você pode experimentar a ferramenta de forma totalmente gratuita antes de contratar o plano mais adequado à sua empresa. Não perca mais tempo! Proteja a sua empresa e facilite a rotina de gestão de RH agora mesmo!

 

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