Tornar-se empreendedor é um grande desafio! Entre as habilidades que você precisa ter, uma tem destaque especial: a administração do tempo.
Aptidões que envolvem organização, liderança e visão estratégica são importantes também, mas, para que seu negócio tenha sucesso e isso não interfira na sua qualidade de vida, é preciso tornar-se uma pessoa extremamente produtiva. Continue a leitura e saiba mais!
Tecnologia em prol da administração do tempo
Atualmente diversos aplicativos permitem que você organize a sua agenda, aproveite o seu dia ao máximo e estruture a sua rotina e a da sua empresa. Sendo assim, conheça agora 5 aplicativos para você gerir melhor o seu tempo:
1. Rescue Time
Aplicativo gratuito de administração de tempo, mede quanto tempo é gasto em websites, apps e programas do computador, tanto para atividades de trabalho, quanto para diversão (em redes sociais e jogos, por exemplo).
É excelente para equilibrar o tempo investido em cada atividade, evitando desperdícios e comportamentos que comprometam a sua produtividade e o consequente alcance das metas. O Rescue Time avisa quando você está gastando muito tempo em uma tarefa específica.
Também permite que você bloqueie os sites e aplicativos que mais acessa nos momentos de descontração e te levam para o caminho da enrolação. Ele disponibiliza relatórios detalhados que possibilitam que você compreenda melhor como organizar seu dia e ter mais produtividade.
Disponível para iOS e Android e navegadores.
2. Timely
Aplicativo de gerenciamento de tempo e planejamento de atividades semanais, o Timely tem versão gratuita para 1 usuário e versão paga a partir de 2 pessoas.
Possibilita estimar quanto tempo será gasto em cada tarefa. Isso permite planejar a agenda futura de modo mais inteligente, com o cálculo exato do tempo gasto.
É excelente para calcular a duração de um serviço negociado por hora de trabalho, além de ajudar a entender o tempo gasto com trânsito, reuniões improdutivas, ligações, respostas de e-mails e demais atividades.
Disponível para iOS e navegadores.
3. Toggl
Aplicativo gratuito que exerce a função de um cronômetro. Com ele você pode calcular exatamente o tempo gasto para realizar determinada tarefa, acionando-o assim que começa e quando finaliza uma atividade. O Toggl disponibiliza gráficos para você verificar para onde o tempo está indo.
Possibilita a organização de afazeres por projeto e, também, por clientes. Isso permite melhorar a gestão de equipes, ou seja, observar se os seus funcionários estão rendendo ou se estão sendo subutilizados.
Também é ótimo para orçar trabalhos cobrados por hora e admite a criação de times com até 5 usuários.
Disponível para celulares iOS, Android e Windows Phone e navegadores.
4. Free Time
Aplicativo de gerenciamento de tempo que busca o tempo livre da sua agenda. Até os intervalos mais breves são enfatizados e você pode encaixar alguma atividade produtiva neles, nem que seja tomar um rápido café com aquele funcionário ou ligar para a sua esposa.
Encontrar brechas é a principal função do Free Time, e ele faz isso muito bem!
Disponível para os produtos Apple.
5. My Minutes
Aplicativo de administração de tempo que determina a duração de cada tarefa. Colocar um horário limite para a finalização de cada atividade é ótimo para evitar procrastinações.
Com o My Minutes, você pode determinar que, por mais e-mails que haja na sua caixa, você não demorará mais do que uma hora para respondê-los. Se você estiver muito próximo do prazo final, receberá um alerta; se cumprir a tarefa antes, conquistará um elogio!
Disponível para iOS e Android.
Enfim, organizar o tempo é essencial para uma vida mais produtiva e, também, mais feliz. Realizar a administração do tempo de forma ágil e prática contribui para o sucesso dos negócios e para conquistar um tempo maior com a família e os amigos.