tecnologia no mundo corporativo chegou para somar em vários aspectos. São diversos processos que foram simplificados, otimizando a rotina dos colaboradores e reduzindo custos. Entre eles, está o controle de ponto portátil.

O formato, permitido pelo Ministério do Trabalho, não exige que a empresa arque com os custos de compra e manutenção de um aparelho específico. Assim, o trabalhador pode registrar a sua jornada direto do seu smartphone.

A solução, além de barata, traz benefícios para o negócio. Listamos 4 deles para que você compreenda o porquê de adotar essa ferramenta o quanto antes. Acompanhe e saiba mais!

É possível controlar a jornada do colaborador de qualquer lugar

Você pode pensar que talvez não seja uma vantagem o controle de ponto portátil, uma vez que monitorar a jornada do colaborador deve ser trabalho do RH. Nós concordamos com isso. Contudo, a gestão desse profissional e dos cargos de liderança diretamente ligados à diretoria, geralmente, é feita pelos próprios diretores e proprietários da empresa.

Se, por um lado, o RH tem acesso a esse registro de qualquer hora ou local, você também pode ter. Por exemplo, é realmente possível descobrir antes mesmo de sair da cama se determinado colaborador está presente com antecedência conforme combinado no dia anterior!

 

Os processos ficam mais ágeis

Atualmente, já existem aplicativos que mostram para gestores e colaboradores informações sobre o seu próprio banco de horas, em tempo real.

Desse modo, empresas que adotam a política de compensação conseguem gerenciar esses dados com rapidez. Diminuem os custos referentes às horas extras. Assim, poupando o profissional do RH de paralisar os serviços para fazer a contagem desses períodos.

Ao automatizar processos burocráticos e torná-los mais ágeis, a empresa pode se dedicar a uma atuação mais estratégica. Pois pensam e promovem estratégias para atração e retenção de talentos.

A empresa tem um controle preciso das horas trabalhadas

A maioria das empresas gasta mais que o necessário com horas extras e perde em produtividade com os minutinhos não aproveitados no trajeto entre o local de trabalho e o relógio digital, ou com a marcação manual, que pode ser manipulada.

Também é comum que os trabalhadores não consigam registrar suas digitais na primeira tentativa, formando filas em frente ao equipamento.

Assim, o controle portátil permite que os profissionais façam os devidos registros já nos postos de trabalho. A prática diminui fraudes, protege patrão e empregado e evita que jornadas inteiras sejam perdidas por problemas no registro.

O ponto pode ser registrado de qualquer lugar

Se a empresa conta com funcionários externos, como vendedores e representantes, o controle de ponto portátil permite que esses profissionais registrem o seu dia de trabalho.

Alguns aplicativos, como o Pontomais, por exemplo, oferecem um sistema antifraude para garantir a segurança da sua documentação em caso de auditoria e localizadores para garantir que seu colaborador realmente esteve no lugar indicado.

E as vantagens não param por aí! O controle de ponto portátil ainda otimiza o fechamento da folha de pagamento. Oferece relatórios gerenciais e indicadores de jornada, entre outros benefícios.

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂