Como colocar em prática a gestão de pessoas para PMEs?
Com a constante abertura de novos empreendimentos, investir na gestão de pessoas para PME é um grande diferencial competitivo para se destacar no mercado. Contudo, nem sempre o proprietário percebe a importância que ela também tem internamente — profissionais motivados e engajados produzindo mais e melhor.É necessário que o gestor conheça bem os processos e as pessoas, dessa forma, a probabilidade de sucesso aumenta consideravelmente, pois montar e liderar um time de alta performance não é uma tarefa fácil.Neste texto, vamos apresentar as melhores práticas para uma gestão de pessoas e processos eficiente, produzindo resultados positivos para sua PME. Não perca a leitura!
A importância da gestão de pessoas em PMEs
Quando um empreendedor não entende a importância de um correto gerenciamento de equipes, a pequena ou média empresa pode apresentar os seguintes problemas:
- acúmulo de atividades sob a responsabilidade da liderança;
- falta de comunicação entre os profissionais;
- indefinição de setores;
- grande dependência, por parte dos colaboradores, das decisões dos líderes.
Criar uma estratégia focada na gestão de pessoas não demanda investimentos financeiros, basta o empreendedor criar um plano de ação e colocá-lo em prática. Essa tática será responsável pelos seguintes benefícios:
- aumento da produtividade eficiente;
- redução do retrabalho;
- maior engajamento dos talentos;
- diminuição do turnover e do absenteísmo;
- eficiência na comunicação interna;
- menos problemas com entregas e atrasos;
- maior interesse no desenvolvimento individual e da equipe;
- redução dos transtornos no atendimento ao cliente.
É impossível não comparar os benefícios alcançados com os problemas que a falta de gestão pode causar. Para desenvolver um gerenciamento de pessoas em sua empresa, é importante conhecer algumas práticas que ajudarão na eficiência dos resultados. Confira!
As práticas para otimizar a gestão de pessoas para PME
1. Crie planos de cargos, salários e benefícios
Quando o organograma da empresa é bem definido, assim como a função e a remuneração de cada profissional envolvido, cria-se uma atmosfera de organização necessária para o bom desempenho das equipes.O gestor deve investir em benefícios atrativos para os profissionais, e essa é uma das formas de motivação dos colaboradores que não deve ser ignorada.
2. Realize reuniões de feedback
Os profissionais precisam e querem saber se desempenham suas atividades de forma correta. Estabelecer um cronograma de feedback com a equipe é necessário para acertar arestas, esclarecer dúvidas, ouvir os profissionais e avaliar o desempenho individual.Em PMEs, a prática do feedback é bem mais tranquila, pois, com a quantidade reduzida de colaboradores, os efeitos são quase imediatos.
Quer uma demonstração de 15 minutos do sistema que economiza 50% do seu tempo em rotinas de Departamento Pessoal e Recursos Humanos? Clique no botão abaixo e um dos nossos consultores entra em contato com você:
3. Pratique o reconhecimento social
Incentivar a integração entre os profissionais por meio da rotatividade de atividades ajuda no desenvolvimento das equipes. Todas as pessoas têm algo a ensinar e a aprender, portanto, realizar essa troca de experiências motiva o time e estimula a empatia.Essa prática também incentiva novas ideias sobre a melhoria de processos que podem auxiliar na eficácia das atividades.
4. Estabeleça metas
Criar metas tangíveis ajuda na comunicação interna e na produtividade das pessoas, que estarão unidas por um propósito. O estímulo, por meio da criação de objetivos, é importante para obter talentos sempre focados e motivados. Não se esqueça de recompensá-los caso o alvo seja atingido.
5. Desenvolva um plano de atração e retenção de talentos
Não basta contratar os perfis mais aderentes à cultura da empresa, mas não ter um planejamento eficiente para mantê-los na organização.Para atrair os melhores talentos, é importante que os candidatos gostem da empresa, portanto, os tópicos anteriores devem ser colocados em prática. Dessa forma, o empreendedor fortalece sua marca empregadora e consegue atrair talentos mais compatíveis.Investir em treinamentos, criar um plano de carreira, recompensar por metas alcançadas e prezar pela comunicação transparente são estratégias eficientes capazes de reter os melhores profissionais.Quando a gestão de pessoas para PME é uma prioridade, todos são beneficiados — os profissionais trabalham felizes e, com isso, são mais produtivos; os clientes recebem atendimento de qualidade e o proprietário acompanha o crescimento do negócio e os objetivos alcançados.Gostou deste artigo?Receba, em seu e-mail, muitos outros conteúdos importantes para desenvolver pequenas e médias empresas.Assine agora mesmo a nossa newsletter!A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 7.500 empresas e 150.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Assegura que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Clique AQUI e conheça!