Absenteísmo nas empresas: o que é e como evitá-lo

O absenteísmo nas empresas é uma questão antiga, mas que, por causa das novas exigências do mundo corporativo, tem ficado mais séria com o passar dos anos.

 

Isso porque a altíssima cobrança para atingir as metas faz com que os níveis de estresse fiquem lá no alto, aumentando também a insatisfação com o trabalho. Essa realidade leva os funcionários a faltarem — além de muitas outras consequências —, causando graves prejuízos financeiros para as empresas.

Quer saber o que é esse absenteísmo e como evitá-lo de vez, acompanhe o post!

 

Afinal, o que é absenteísmo e quais suas consequências?

 

Faltas totais ou parciais, atrasos, saídas antecipadas e outros tipos de ausências são classificados como absenteísmo.

Existem várias razões para combater o absenteísmo, como sobrecarga de trabalho para os colaboradores assíduos, atraso na entrega dos trabalhos e, consequentemente, maus serviços prestados.

No entanto, o principal motivo para combater o absenteísmo na empresa é que ele acaba gerando prejuízos financeiros, prejudicando principalmente a folha de pagamento.

 

Baixe pontomais 2019

Quais as principais causas do absenteísmo nas empresas?

 

Separamos para você as principais causas desse problema. Acompanhe!

 

Procura por novas oportunidades

 

Quando o funcionário não está satisfeito no trabalho, é comum que ele falte para participar de entrevistas em outras organizações. Geralmente, processos seletivos quase sempre acontecem em horário comercial. É bastante comum que o funcionário diga que está doente, entre outras razões, para se ausentar do trabalho naquele dia.

 

Incompatibilidade com a cultura organizacional

 

Caso o perfil profissional do colaborador não estiver alinhado com os valores e a cultura organizacional da empresa, as chances de ele se sentir desmotivado e se ausentar do trabalho com frequência são enormes!

 

Assédio moral

 

Profissionais que sofrem bullying no trabalho, seja pelos colegas ou pelo próprio líder, têm muito mais chances de se ausentar.

Preferem dessa forma, para evitar o assédio sofrido.

 

Volume excessivo de trabalho

 

Cargas pesadas de trabalho afetam a produtividade e a satisfação dos empregados, que podem atingir altos níveis de estresse psicológico e, por consequência, adoecerem, sendo obrigados a se ausentar.

 

Doença

 

A alegação de doença é a justificativa mais comum para faltas ou atrasos no trabalho. No entanto, como falamos, pode ser apenas uma desculpa para encobrir outras questões.

 

Como evitá-lo?

 

Veja a seguir como garantir a presença e a produtividade de seus colaboradores.

 

Aposte em recompensas e benefícios

 

Algumas empresas já oferecem recompensas para aqueles funcionários mais assíduos. A premiação pode ser folgas agendadas, bônus ou até oportunidades de promoção.

 

Reforce a comunicação interna

 

Manter uma comunicação efetiva com a equipe, ampliando os canais de comunicação entre as áreas, é uma das maneiras mais eficientes de se construir um ambiente saudável, produtivo e colaborativo.

 

Conte com um plano de carreira definido

 

A nova geração de profissionais procura a chance de evoluir de forma constante.

Por isso, é fundamental que a empresa oriente seus funcionários para que eles entendam o caminho que devem trilhar para alcançar esse estado desejado e para onde direcionar as energias.

 

Cuide do clima organizacional

 

Zelar por um bom ambiente de trabalho é importante para que as pessoas se sintam acolhidas e estimuladas a trabalhar.

Assim, promova eventos de integração, como comemoração de metas, happy hours e aniversariantes do mês.

É fato que momentos de descontração promovem a integração entre os colaboradores, facilitam a empatia entre eles e, consequentemente, repercutem em um trabalho melhor.

Portanto, minimizar o absenteísmo nas empresas é um esforço diário e cabe a todo profissional de RH, junto às lideranças.

Para, então, identificar as causas para poder combatê-las de maneira certeira.

Se gostou deste post, confira também nosso artigo sobre gerações no mercado de trabalho: quais são e como lidar com cada uma!

 

Teste gratis pontomais 2019

 

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂