Índice
Índice
Tendências do RH 2022!

As tendências para 2022 em Recursos Humanos e no Departamento Pessoal continuam aparecendo. O impacto da pandemia da Covid-19, uma das piores em 100 anos, causou uma grande mudança comportamental nas pessoas, nos modelos de trabalho de uma forma geral, além de impactar diretamente o desempenho da economia brasileira e a saúde das pessoas.

Por isso, o desempenho no ambiente corporativo precisa ser avaliado de perto pelo setor responsável por cuidar das pessoas, em que hoje é necessário praticar a empatia e entender que a situação mundial não está fácil. Para validar as melhores abordagens e o que o RH pode esperar para 2022, fizemos esse artigo, para trazer clareza para os profissionais que cuidam da empresa como ninguém.

Mudanças comportamentais 2020 e 2021

A pandemia intensificou mudanças e tendências previstas para os próximos anos, como o trabalho híbrido e remoto, a dificuldade de estabelecer relacionamentos interpessoais, o uso excessivo de redes sociais, modos de compra e problemas relacionados ao tempo direcionado a telas. Influenciando a forma como as pessoas se comportam em todos os âmbitos da vida.

De acordo com o Relatório Anual Institucional & Sustentabilidade do Instituto Presbiteriano a pandemia do Coronavírus, deixou consequências que as gerações dos últimos 100 anos não viram e enfrentaram. Nós já havíamos passado por outras pandemias, mas dessa forma e dessa magnitude, é a pior nesses últimos 100 anos. Foi necessário nos reinventarmos.

Formas de compra

A parada abrupta da economia em 2020, foi seguida de uma alta demanda por compras no ambiente online. O que percebeu-se, de acordo com o Relatório Análise do Comportamento de Consumo 2020 do Itaú, é que houve uma queda de 22,24% (no início do isolamento), comparado ao ano de 2019 e que a demanda nas compras digitais cresceu 3,2%.

Esses números mostram que a adaptação para o digital é possível, mas não só isso, ela é necessária.

Hábitos de consumo

Os hábitos de consumo também mudaram. Ainda de acordo com o relatório de comportamento do Itaú, as pessoas passaram a concentrar as compras e gastos, passando a fazer compras maiores e com mais parcelas, reduzindo as idas ao mercado e abastecendo a casa apenas uma ou duas vezes ao mês. O problema é que talvez essa situação não continue devido à instabilidade econômica do país.

Formas de trabalho

  • Trabalho remoto: o home office e o trabalho remoto em algumas áreas se tornaram regra e tendem a permanecer após a pandemia. O que percebeu-se é que dependendo do perfil comportamental e de trabalho de cada colaborador, há uma adaptação melhor para o trabalho de casa ou não.
    De acordo com uma pesquisa feita pelo Gartner, pelo menos 48% das pessoas trabalharão remotamente pelo menos uma parte do tempo, após o período de isolamento social. Evidenciando o quanto o trabalho remoto ou home office pode acontecer com mais frequência do que esperado.
  • Expansão do trabalho freelance: a modalidade freela conversa muito com a ascensão de trabalhos remotos. Em que o colaborador faz seu horário e escolhe os trabalhos que deseja fazer. Essa modalidade também anda relacionada ao aumento da taxa de desemprego que impactou o Brasil em 2020 e 2021, as pessoas precisaram buscar alternativas para as formas de trabalho e o trabalho freela foi uma delas.
  • Lifelong Learning (aprendizado para toda a vida): reciclar e continuar aprendendo sempre. A época em que apenas o diploma validava o profissional no mercado já foi. Hoje, o que as empresas esperam profissionais sempre prontos para aprender, que se desafiam e focam no desenvolvimento constante.
  • Organizações mais humanas: a experiência do funcionário na organização é levada cada dia mais em conta, principalmente para ele entender se deve ou não permanecer naquele ambiente de trabalho. Sendo assim, é necessário observar o indivíduo, se ele se sente contemplado pelos objetivos da empresa e se estão alinhados com os objetivos de vida dele.

Economia 2022

A recessão que aconteceu nos anos 2020 e 2021 nunca impactou tanto a taxa de desemprego do povo brasileiro. Os impactos da pandemia da Covid-19 serão permanentes e no que se trata da economia, de acordo com a FGV – Fundação Getúlio Vargas, a recuperação econômica brasileira será uma recuperação gradual. A recessão e a queda da renda do povo brasileiro, influenciam diretamente a expectativa de oferta e demanda nos mais variados setores.

Por isso, o papel das empresas nesse momento é entender a necessidade financeira de cada um individualmente e fornecer a estrutura e salário necessários para uma vida mais tranquila e despreocupada com contas em casa.

Inteligência emocional de gestores e colaboradores

Com toda essa mudança no mercado e a instabilidade constante na vida das pessoas, se tornou necessária o trabalho da inte;ligência emocional em gestores e colaboradores.

Agora, mais do que nunca, é de responsabilidade do RH juntamente de gestores, fazer o acompanhamento comportamental dos colaboradores e praticar a empatia quando se tratar de correções em abordagens tomadas pelos funcionários.

Para 2022 esperasse que colaboradores e gestores possuam empatia e capacidade de entender o que se passa com cada um, para lidar com situações cotidianas da melhor forma.

Percebe-se que o papel das empresas é zelar e providenciar condições saudáveis de trabalho, para que os colaboradores tenham uma tranquilidade sobre as atividades que precisam efetuar.

Modelo de trabalho

O modelo de trabalho híbrido já virou regra para algumas empresas, principalmente aquelas que podem ter suas operações centralizadas em dispositivos digitais. Além de ser uma forma de trabalho mais econômica para a organização, ela permite que os funcionários tenham mais liberdade e controle sobre seus horários e tempo livre.

Existem perfis de colaboradores que operam melhor em home office, mas outros preferem o trabalho presencial, sendo o modelo híbrido uma ótima solução para ambos.

E claro, a conversa com os colaboradores pode ser aberta para entender o que cada um prefere com relação ao modelo de trabalho ideal.

[rock-convert-cta id=”4100″]

Digitalização de processos

A digitalização das coisas já está aqui, não é considerada uma tendência, pois já virou realidade. Em respeito a esse tipo de necessidade nas empresas, o trabalho remoto juntamento do home office, vieram provar que ela é extremamente necessária, principalmente para empresas de tecnologia e desejam expandir suas operações.

Para os setores de RH e DP, existem inúmeras plataformas, como a Pontomais, que descentraliza o controle das questões burocráticas de cada colaborador, e permite que não somente o setor responsável cuide das questões burocráticas, mas também como gestores e os próprios colaboradores.

 

O que esperar de tendência para 2022 no RH e DP?

O que se pode esperar de tendência para os setores que cuidam das pessoas como ninguém é um dialogo mais aberto com os próprios colaboradores. Ações mais empáticas e mais cuidadosas serão extremamente necessárias para a recuperação da economia e da estabilidade no trabalho que 2020 e 2021 tiraram dos funcionários.

A digitalização dos processos também se faz necessária para empresas que querem permanecer a frente e em sincronia com seus colaboradores.

Benefícios 2022

Com o aumento dos preços e da instabilidade financeira do brasileiro, se tornou extremamente necessário um olhar mais cuidadoso para os benefícios disponibilizados pela empresa. Em nosso Report de Benefícios 2022, você consegue entender o que esperar para o próximo ano.

Inscreva-se em nosso blog
Acesse, em primeira mão, os nossos principais posts diretamente no seu e-mail e fique por dentro das últimas notícias.

    Praticidade e otimização de processos

    Está na hora de focar no que realmente importa: as pessoas.
    Fazemos questão de nos transformar constantemente, ajudando você a cumprir esse objetivo de maneira eficiente e segura. Quer saber mais sobre nossas soluções digitais?
    Solicite uma proposta