Índice
Índice
RH estratégico: 6 dicas para otimizar seus resultados

O RH estratégico é uma das mais importantes áreas da empresa, responsável por promover o crescimento e solidez do negócio por meio de pessoas competentes e motivadas. Mas é preciso saber como otimizar os resultados desse setor, garantindo que trabalhe de forma eficaz. Nesse processo, diversas ferramentas podem ser utilizadas. É possível destacar o uso de indicadores de desempenho, novas tecnologias para controle do ponto e metas inteligentes. Então, pensando nisso, separamos 6 dicas incríveis para otimizar o seu RH estratégico. Confira!

1. Acompanhe os indicadores de desempenho

O atual RH deve ter muita clareza sobre os resultados de suas ações, avaliando aquelas que tem um desempenho adequado e as outras que precisam ser aprimoradas. Portanto, é indispensável contar com bons indicadores-chave de desempenho (ou KPIs). Existem muitos KPIs que podem ser calculados, como o absenteísmo dos profissionais, turnover e satisfação interna. Defina ao menos 5 para monitorar com periodicidade, além de implementar melhorias estratégicas. Assim, ótimos resultados serão alcançados.‍

2. Defina metas SMART de melhoria

A mudança do status quo pode ser facilitada com a ajuda de boas metas. Contudo, ainda hoje, diversos gestores possuem dificuldade com a sua definição. O que uma meta deve conter? Quais são suas caraterísticas essenciais? Um ótimo padrão é o S.M.A.R.T. Esse é um acrônimo de 5 palavras do inglês (specific, measurable, attainable, relevant e time-based), as quais devem estar presentes na definição da meta. Assim, boas metas devem ser: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem delineado.

3. Invista no modelo de gestão à vista

A gestão à vista é uma forma de agregar transparência e credibilidade ao setor, já muito utilizada por grandes companhias. Grosso modo, consiste no compartilhamento dos principais indicadores de desempenho e metas por meio de painéis dispostos em locais estratégicos na empresa. Assim, todos podem entender os atuais resultados, bem como os objetivos futuros.

4. Faça uma análise SWOT do setor

A análise SWOT é uma das mais eficazes ferramentas para gestão estratégica. Com ela, é possível detectar as oportunidades e ameaças, bem como cruzar isso com as suas forças e fraquezas. Essa ferramenta pode ser aplicada à empresa em geral ou, ainda, a um setor específico. No RH, comece definindo os pontos fortes (competências) e fracos (incompetências) desse departamento. Depois, analise as oportunidades e ameaças do ambiente externo, e de que forma suas forças podem ser usadas a seu favor. Um exemplo seria usar os profissionais capacitados (força) para realizar treinamentos colaborativos (oportunidade), sem nenhum custo.

5. Invista na qualidade de vida

A qualidade de vida não é apenas uma vaidade, mas uma necessidade real. Quando o RH assume essa causa, é possível otimizar os resultados de toda a empesa. Segundo pesquisa, companhias que investem na qualidade de vida dos profissionais são, em média, 80% mais produtivas, 76% mais atraentes para talentos e 70% mais rentáveis. Ótimos números, não é mesmo?

6. Utilize as novas tecnologias a seu favor

É cada vez maior o número de tecnologias aplicadas à gestão de pessoas, desde softwares de desdobramento de metas até sistemas de análise de perfil comportamental. É preciso definir um que contribua para facilitar e aprimorar as atividades diárias, agregando valor ao RH. Um ótimo exemplo é o software de gestão do ponto e jornada de trabalho, que permite um controle mais adequado dos expedientes, bem como o levantamento e acompanhamento de indicadores.

Como é um software em nuvem, pode ser usado de qualquer lugar. Agora que você está por dento do assunto, aplique nossas dicas e aproveite para alcançar resultados ainda maiores. No final, além do setor de RH, todo o empreendimento será beneficiado, tornando-se mais prospero, rentável e sólido no mercado.

Gostou do conteúdo? Está pronto para otimizar os resultados do seu RH estratégico? Aproveite para baixar nosso e-book sobre a Legislação de Controle de Ponto e descubra se a sua empresa precisa adotá-lo e o que é preciso para adaptá-la às exigências do Ministério do Trabalho.

Inscreva-se em nosso blog
Acesse, em primeira mão, os nossos principais posts diretamente no seu e-mail e fique por dentro das últimas notícias.

Praticidade e otimização de processos

Está na hora de focar no que realmente importa: as pessoas.
Fazemos questão de nos transformar constantemente, ajudando você a cumprir esse objetivo de maneira eficiente e segura. Quer saber mais sobre nossas soluções digitais?
Solicite uma proposta