Atualizado em 29/04/2019
Muitos empreendedores buscam melhorar o relacionamento com clientes, algo positivo diante das necessidades do público e do mercado. O fato é que a maioria deles persegue esse objetivo sem saber o que significa. Relacionar-se com o cliente não quer dizer apenas atendê-lo bem. Vai muito além disso.O relacionamento com o cliente envolve comunicação, convivência, respeito mútuo e atitudes recíprocas e só existe quando as duas partes se comprometem a realizar essas práticas de forma consensual. Quando uma deixa de cumprir com o que lhe cabe, a relação é abalada.Mas por que será que o relacionamento com clientes é tão importante?
O que é o relacionamento com clientes?
O relacionamento com o seu cliente é bem parecido com aquele que você tem com os seus amigos e familiares. Para que você se dê bem com os outros, é importante conhecê-los. Se, nas relações do dia a dia, ainda temos mais liberdade para errar, isso já não é uma realidade possível quando o assunto é o relacionamento cliente-empresa.Sendo assim, você deve buscar o máximo de conhecimento sobre o público que consome a sua marca. Antigamente, isso era feito por meio do estudo de público-alvo. Definiam-se as características de modo mais genérico, usando faixas etárias e gostos comuns entre pessoas que, no fundo, eram bem diferentes umas das outras.O fato é que nós sabemos que cada pessoa tem a sua individualidade. Por isso, criou-se o conceito de persona, algo mais próximo da realidade. Em vez de falar com um público amplo, as empresas optaram por conversar com personificações que têm problemas, necessidades, expectativas e desejos — alguém como eu, você ou um dos seus amigos.
Por que a sua gestão é importante?
Lidar com personificações é algo complexo, afinal, é como se você tivesse que se relacionar individualmente com cada uma das pessoas que adquirem os seus produtos ou contratam os seus serviços. Se já é difícil administrar uma rede social com algumas centenas de pessoas, imagina como isso fica quando o número vai para a casa dos milhares ou milhões.A gestão do relacionamento com clientes precisa ser bem feita, portanto, um software consegue suprir todas as necessidades do seu negócio. A ajuda da tecnologia é bem-vinda, pois potencializa todas as habilidades, experiências e conhecimentos da sua equipe em relação ao público atendido.Cria-se, por meio dessa gestão, um fluxo de vendas no qual é possível identificar em que nível está a relação da sua empresa com cada um dos clientes. Algumas ferramentas, como o CRM, por exemplo, possibilitam que as soluções ofertadas sejam totalmente personalizadas, pois armazena todas as informações necessárias da pessoa para que a empresa saiba quais são os seus problemas, expectativas, particularidades e necessidades.
Como fazer esse relacionamento na prática?
Apresente-se da forma correta
O relacionamento cliente-empresa começa quando você apresenta o seu negócio da forma correta. Isso significa que todos os canais de atendimento e divulgação devem ter uma linguagem visual e escrita parecida. As informações contidas neles devem oferecer benefícios, vantagens e soluções para os problemas do público.
Conquiste a confiança dos clientes
Como acontece em todos os relacionamentos, você precisa conquistar a confiança dos seus clientes. Entregar conteúdo, ser claro nas informações repassadas, garantir o cumprimento das ofertas e apresentar credibilidade são algumas atitudes que devem ser adotadas nesse processo.
Seja realmente relevante para eles
Os clientes, atualmente, desejam receber benefícios ou algo em troca, portanto, faça com que os seus produtos e serviços sejam realmente relevantes para o público. Participe do dia a dia das pessoas para entender como a sua empresa pode ajudá-las.O relacionamento com clientes não é algo que deve ser feito somente no processo de prospecção ou até concluir a venda. O pós-venda também entra nisso, pois permite saber como está o nível de satisfação em relação ao que foi entregue, e isso garante a confiança na marca e a fidelização do cliente.Assim, concluímos que o bom relacionamento com os clientes começa pela sintonia dentro da empresa.
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