Por muitos anos, o RH fez uso de meios arcaicos para coletar, armazenar e analisar dados pessoais. Hoje, com o avanço da tecnologia, temos acesso a recursos que otimizam o nosso trabalho e o torna mais estratégico. Uma dessas ferramentas é o People Analytics.
Trata-se de uma metodologia que revolucionou o modo com o qual lidamos e analisamos a grande quantidade de dados a que temos acesso. Continue a leitura deste post e saiba mais!
O Que é People Analytics?
O People Analytics é um método de análise de pessoas que, por meio de dados, organiza e identifica quais são os profissionais mais adequados para realizar determinadas tarefas. Ainda, é uma forma de identificar habilidades e comportamentos que impactam no dia a dia de um colaborador no ambiente corporativo.
Esse recurso vem sendo fortemente utilizado no setor de gestão de pessoas, pois ele é um grande aliado quando o assunto é análise de dados comportamentais. Além disso, um dos seus objetivos é identificar nas pessoas qual perfil de comportamento dominante elas têm e direcioná-las para as funções as quais terão maior probabilidade de sucesso.
Não apenas isso, essa metodologia também pode — e deve — ser usada no processo de recrutamento e seleção de candidatos. Assim, antes mesmo de escolher um profissional para fazer parte do seu quadro de funcionários, é prudente analisar quais traços comportamentais ele apresenta e se são compatíveis com a vaga ofertada.
Vantagens para a gestão de pessoas
Com a prática dessa metodologia, o setor de RH tende a ter mais facilidade em algumas tarefas que são de sua responsabilidade. Confira algumas delas, a seguir.
Plano de Carreira
Sabemos que desenvolver um plano de carreira é uma tarefa que exige cuidado e estudo aprofundado sobre cargos, salários e pessoas. Por isso, o People Analytics, nesse caso, é fundamental para que você conheça o seu colaborador e crie um programa de crescimento do funcionário adequado às suas características positivas e também negativas.
Quando se tem informações relevantes sobre quais competências se destacam em uma pessoa, elas podem ser aproveitadas para torná-la ainda melhor em suas funções. Por outro lado, reconhecendo as competências que faltam nesse mesmo profissional, é possível elaborar planos para que elas sejam trabalhadas e desenvolvidas, a fim de torná-lo cada vez melhor.
Além disso, um Plano de Carreira bem elaborado ajuda o colaborador a entender quais são os próximos passos da sua jornada profissional e serve como motivação para que ele se mantenha em constante desenvolvimento.
Turnover
O turnover é o nível de rotatividade de pessoas que ocorre em uma empresa. Portanto, o ideal é sempre manter a taxa de entrada e saída de colaboradores equilibrada. Um grande desafio para todas as organizações.
Entretanto, quando as pessoas são colocadas em posições que favorecem suas melhores habilidades, certamente, elas se sentirão mais satisfeitas e menos atraídas por propostas de outras empresas. Uma vez que pessoas felizes em seu trabalho, tendem a permanecer neles.
Produtividade
Novamente, considerando que as pessoas estão contentes em seu trabalho, automaticamente elas produzem mais e com mais qualidade.
Quando um profissional percebe que é valorizado, tem um plano de carreira personalizado, que está fazendo um trabalho com propósito, ele se empenha mais, mantém-se engajado e também incentiva outros a serem mais produtivos.
Implementação
Para implementar essa metodologia em sua empresa você precisa:
- coletar dados confiáveis sobre candidatos e colaboradores;
- fazer uma boa análise dessas informações;
- analisar as necessidades de sua empresa;
- criar planos estratégicos de contratação, além de remanejamento de pessoas de médio e longo prazo.
Pronto! Essas são as principais etapas para colocar em prática o People Analytics.