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Plano de Cargos e Salários: o que é e como implementar?

  • Ricardo NacaratoRicardo Nacarato
  • Departamento Pessoal
  • fev, 2021

Colaboradores engajados performam com qualidade e entregam resultados significativos para a empresa. Para ter clareza sobre a jornada profissional e ajudar os índices de motivação corporativa, o Plano de Cargos e Salários pode ser a melhor escolha de ferramenta. Entenda o porquê!

Motivação e engajamento são dois dos principais combustíveis que fazem com que as equipes se mantenham em movimento. Assim como a organização busca crescer no mercado, seus colaboradores também têm o desejo de se desenvolverem profissionalmente.

E, quando se trata de gestão de pessoas, a transparência da empresa faz toda a diferença.

Para isso, é importante que a organização defina as regras de progressão de níveis e remunerações, estabelecendo os requisitos para que os profissionais cresçam dentro da empresa. É aí que entra o Plano de Cargos e Salários.

Neste artigo, você vai entender o que é essa ferramenta e como implementar na sua empresa. Vamos lá?

Índice

  • O que é o Plano de Cargo e Salários?
  • Quais as vantagens do Plano de Cargos e Salários para a empresa?
  • Como implementar o Plano de Cargos e Salários na sua empresa?
    • 1. Análise de cargos
    • 2. Pesquisa Salarial
    • 3. Política do Plano de Cargos e Salários
    • 4. Divulgação

O que é o Plano de Cargo e Salários?

O Plano de Cargos e Salários é uma ferramenta que contribui para a estrutura organizacional da empresa e o entendimento dos colaboradores sobre o seu papel e sua importância dentro da organização.

Ele consiste em:

  • Definir as atribuições e responsabilidades dos cargos;
  • Estabelecer as atividades, funções e categorias de cada profissional;
  • Classificar os cargos e salários existentes na hierarquia empresarial.

Assim, os gestores podem avaliar seus liderados, oferecer feedbacks e até conceder promoções de forma mais assertiva e justa.

Existem vários benefícios atrelados ao Plano de Cargos e Salários. Sem ele, torna-se um desafio alinhar os objetivos da empresa e do colaborador, além de o alinhamento ficar muito propenso a erros e imprecisões.

O plano oferece uma visão estratégica das competências necessárias e as demandas de cada cargo da empresa, além do retorno financeiro oferecido ao ocupante dessa função, ou seja, o colaborador.

No entanto, vale ressaltar que o Plano de Cargos e Salários é diferente do Plano de Carreira. O primeiro possibilita a construção do segundo.

De forma simplificada, o Plano de Cargos e Salários estabelece as etapas para crescer na empresa, enquanto o Plano de Carreira apresenta os fatores que o colaborador precisa alcançar para avançar nessas etapas.

Quais as vantagens do Plano de Cargos e Salários para a empresa?

O sucesso de uma empresa está diretamente ligado à relação entre a organização e seus colaboradores. É preciso construir um relacionamento benéfico e saudável para ambas as partes.

Nesse sentido, o Plano de Cargos e Salários cumpre esse objetivo e estabelece um equilíbrio e balanceamento nas expectativas dos funcionários para com a empresa e vice-versa.

No ponto de vista da empresa, existem algumas vantagens:

Como implementar o Plano de Cargos e Salários na sua empresa?

Agora que você já sabe o que é um Plano de Cargos e Salários e conhece os benefícios que ele proporciona para a empresa, é hora de colocá-lo em prática.

O processo de implementação acontece em 4 etapas. São elas:

1. Análise de cargos

O primeiro passo para implementar o Plano de Cargos e Salários é realizar um mapeamento e análise de todos os cargos existentes na empresa. Quais são as funções existentes? Quem ocupa esses cargos?

Para ter uma visão geral dessas funções dentro da organização, construir o organograma da empresa pode te ajudar.

Em seguida, é preciso definir a hierarquia da empresa e as descrições e atribuições para cada um dos cargos. Para que tudo seja feito de forma assertiva e estratégica, os gestores das equipes e os profissionais de RH precisam estar envolvidos no processo.

2. Pesquisa Salarial

Essa etapa é fundamental para que a organização se mantenha competitiva no mercado. Com os cargos definidos e as respectivas atribuições estabelecidas, a empresa deve realizar uma pesquisa salarial.

O objetivo é entender as remunerações das demais empresas para garantir que a sua organização terá salários e benefícios justos e compatíveis com o mercado.

O retorno financeiro não precisa ser necessariamente igual ou maior que o das demais empresas. Uma alternativa é oferecer benefícios que compensem a diferença salarial.

3. Política do Plano de Cargos e Salários

Agora é a hora de definir os requisitos e regras para as movimentações dos colaboradores na empresa. Isso inclui tanto promoções e reconhecimentos financeiros, quanto mudança de área na organização.

Com a Política do Plano de Cargos e Salários, a empresa estabelece de forma clara o que um colaborador precisa fazer para subir de cargo ou passar por uma transição de carreira.

Para que a transição do modelo de organização antigo para o novo não deixe dúvidas ou seja prejudicial para alguém, é necessário fazer um planejamento tanto para a implementação quanto para o processo de crescimento e promoções que acontecerão na empresa em um segundo momento.

4. Divulgação

Com o Plano de Cargos e Salários pronto, a empresa deve divulgá-lo à equipe e dar acesso ao documento para que os colaboradores possam consultá-lo sempre que necessário.

Neste momento, é interessante que os gestores estejam abertos aos feedbacks e sugestões do time para, assim, poderem melhorar ainda mais a organização da empresa e a implementação do plano.

Depois de colocar em prática a última etapa da implementação do Plano de Cargos e Salários, cabe à empresa acompanhar o processo para saber como os colaboradores se adaptaram à novidade.

Esse acompanhamento deve ser feito com ajuda dos líderes das equipes e profissionais de RH através de feedbacks, reuniões de 1 on 1 e pesquisas internas.

Assim, a organização poderá coletar dados e informações relevantes para tornar o plano cada vez mais eficiente para sua realidade.

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Ricardo Nacarato

Gerente de Marketing na Pontomais

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