O modelo de reunião 1 on 1 proporciona muitos ganhos na qualidade da comunicação com sua equipe. O termo, que vem do inglês one on one, poderia ser traduzido mais fielmente pela expressão cara a cara.
Trata-se de uma reunião que se dá, portanto, a partir do encontro marcado entre duas pessoas, normalmente gestor e colaborador, com a finalidade de discutir projetos e trocar feedbacks.
Nesse post, falaremos um pouco mais sobre os porquês de se cultivar essa prática em sua empresa. Acompanhe!
Troca de feedbacks em um ambiente menos impessoal
Mais do que conversa franca sobre métodos e resultados obtidos, esse tipo de reunião pode ser a oportunidade perfeita para uma troca de experiências e de informações mais aprofundadas, bem como de uma troca de feedbacks valiosos para o desenvolvimento de projetos em desenvolvimento.
Aqui, é importante ficar atento à maneira como a conversa é conduzida. Se o funcionário for difícil ou se o clima estiver tenso, com várias críticas gratuitas e pouco construtivas, é sinal de que algo está errado. É preciso, em uma reunião 1 on 1, saber ouvir sugestões com humildade e dar orientações de forma polida, havendo respeito mútuo entre ambas as partes.
Melhora no processo de coaching dos funcionários
As reuniões 1 on 1 podem servir como observatórios eficientes do processo de desenvolvimento profissional individual dos colaboradores.
Dessa maneira, além da troca de feedbacks, a reunião 1 on 1 possibilita uma interação entre gestor e liderado, contribuindo fundamentalmente para o futuro profissional de todos os colaboradores.
Avaliação do desempenho em projetos
Além de servir para avaliar individualmente os colaboradores, a reunião 1 on 1 poderá prover indicadores muito confiáveis sobre o andamento de projetos nas diversas áreas de atuação da empresa.
Isso ocorre tendo em vista a possibilidade de se verificar as incongruências nas percepções de cada colaborador acerca de determinados aspectos de um projeto em desenvolvimento.
O que resulta das reuniões 1 on 1 com os funcionários é a equalização e o alinhamento dessas percepções. Isso porque haverá ganhos significativos na comunicação entre gestor e funcionário, gerando mais sinergia nos trabalhos em equipe, os quais estarão mais precisamente orientados.
Aproximação dos colaboradores
Nesse ponto, a reunião 1 on 1 funciona como uma excelente ferramenta para conhecer com mais profundidade as pessoas com as quais se trabalha. Assim, é possível aproximar-se e entender seus anseios e preocupações, bem como suas dificuldades e aspirações no que se refere à vida profissional.
Dessa maneira, trabalhando o individual, é possível obter ganhos significativos para o coletivo e melhorar o desempenho da equipe de modo geral. Dessa maneira, pode-se ter uma visão mais aproximada dos pontos fortes e do que precisa ser mais fomentado, além daquelas áreas deficitárias, que necessitam de mais atenção.
Importância dos assuntos tratados em uma reunião 1 on 1
O primeiro aspecto a ser ressaltado é a periodicidade: é recomendado que se faça pelo menos a cada quinze dias esse tipo de conversa com o colaborador.
Sendo assim, é importante distribuir as pautas conforme a periodicidade adotada, por exemplo: na reunião de hoje, será abordado o planejamento de tarefas específicas; na próxima, será dada uma ênfase na carreira e coaching do funcionário.
É importante que a reunião seja mais focada no colaborador, pois se trata da oportunidade de verificar seu ajustamento às demandas e trabalhos da empresa. Outro aspecto importante nesse sentido é verificar de que forma o trabalho do gestor pode ser mais proveitoso em relação à atuação daquele funcionário em especial.
Outro momento, mais breve, da reunião pode abordar o funcionamento da empresa a fim de que se verifique a perspectiva única daquele colaborador em relação aos trabalhos desenvolvidos de uma maneira geral.
Gostou de saber como uma reunião 1 on 1 efetiva deve ser? Ficaram claros os motivos pelos quais ela é importante para a cultura organizacional da sua empresa? Conte-nos a sua opinião nos comentários!