Mudar a rotina dos processos de Departamento Pessoal (DP) nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? O impacto do eSocial para os gestores de RH requer muita atenção, já que é preciso se adaptar ao novo sistema de relacionamento com o governo, que traz muitas mudanças nos processos, já a partir de 2018.

 

No entanto, apesar de exigir grandes esforços para a adaptação dos funcionários de DP e contabilidade, o sistema promete maior agilidade e segurança para as transações entre empresa e governo.

 

Quer saber qual o impacto do eSocial para o seu setor? Então dá uma conferida neste artigo que preparamos para você!

 

Mas, afinal, o que é o eSocial?

 

Antes de falarmos dos impactos do eSocial, é importante você saber o conceito desse termo. O eSocial é um projeto proveniente dos esforços conjuntos do Ministério da Previdência Social, do INSS, da Receita Federal, da Caixa Econômica Federal e do Ministério do Trabalho com o objetivo de criar um sistema integralmente online, capaz de guardar e fornecer aos órgãos públicos dados oficiais sobre os empregados.

 

O eSocial tem a função de armazenar os dados cadastrais dos funcionários, como férias, benefícios, desligamentos, relógio de ponto, entre outros. Esse sistema cataloga as informações que depois, constam na Folha de Pagamento e possam ser consultadas a qualquer momento.

 

A intenção é proteger, de maneira mais efetiva, os direitos trabalhistas do cidadão brasileiro que atua com carteira assinada. E com isso eliminando falhas no recolhimento dessas informações e na sonegação de impostos. Assim, todos os softwares de folha de pagamento que as empresas e escritórios de contabilidade brasileiros utilizam, obrigatoriamente, vão se comunicar com o software do eSocial.

 

Quais os pontos de atenção do eSocial?

 

Como todo sistema, o manuseio correto do eSocial é fundamental para o sucesso das operações de folha de pagamento, e requer o cumprimento de certos prazos e regras. Se todas as informações forem inseridas de forma correta e conforme a legislação, o eSocial será um facilitador nos processos administrativos do Departamento Pessoal da empresa. Para tanto, você deve ficar atento a alguns pontos, listados a seguir.

 

Jornada de trabalho

 

Mudanças de horários devem ser informadas, mesmo que o empregado não faça marcação de ponto.

 

Admissões e demissões

 

Toda admissão de empregado precisa ser informada ao eSocial até o final do dia anterior à sua contratação. O responsável por ela deve habilitar essa ação até 30 dias antes da data prevista para o evento informado. Em caso da desistência da contratação, todo o processo pode ser anulado na plataforma.

 

Da mesma forma, avisos prévios e desligamentos devem ser informados no sistema em até um dia após sua ocorrência. As demissões serão informadas ao Governo Federal por meio do eSocial. Em caso de aviso prévio indenizado deve acontecer em até 10 dias corridos da rescisão do contrato de trabalho.

 

Alterações salariais

 

Toda alteração salarial precisa ser informada ao eSocial no próximo dia do acontecimento. Vale reforçar que a Folha de Pagamento deve ser cadastrada no dia 7 de cada mês. Caso o novo salário não conste no sistema até aquela data, não será possível fazer o registro. Há que ficar muito atento ao que pode causar problemas para o empregador.

 

Como vimos, são muitos os detalhes aos quais você deve ficar atento para implantar com sucesso o eSocial. Nesse cenário de mudança, é necessário que você e sua equipe façam uma reflexão sobre a nova realidade. Realizem testes para identificar e antever questões que possam surgir nas etapas de validação e transmissão.

 

Portanto, para diminuir o impacto do eSocial, é necessário que você estude bastante todas as mudanças e fique atento à validação do certificado digital, à validação cadastral, à organização das rubricas, entre outros detalhes.

 

Se você gostou deste post sobre o impacto do eSocial para os gestores de RH, confira também eSocial para pequenas empresas!

 

 

 

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