CONTRATE AGORA EXPERIMENTE GRÁTIS

Escala gerencial: saiba como melhorar em sua empresa

Tornar os negócios mais lucrativos é o que busca todo empreendedor e, para isso, você pode usar a escala gerencial para o mercado com o objetivo de otimizar sua produção e os serviços e, assim, aproveitar melhor os recursos, incluindo o capital humano.

Porém, esse pode não ser um processo tão simples para a maioria dos empresários, já que é preciso entender que o lucro de uma companhia pode ser otimizado de três principais formas: maximizando a produtividade, reduzindo os custos ou aumentando as receitas. Como fazer isso para gerar uma economia em escala?

É o que você vai descobrir neste post sobre escala gerencial para mercado. Nele, você vai entender que é preciso atentar a uma série de processos, dos quais falaremos a seguir. Acompanhe!

O que é escala gerencial para mercado e como funciona?

Resumidamente, a escala gerencial para o mercado visa a aumentar a eficiência da produção de um produto ou a oferta de um serviço, reduzindo o custo médio deles, conforme existe um crescimento na quantidade de itens produzidos e na demanda por serviços. Nesse sentido, o objetivo é produzir e vender com o menor custo possível.

Quando isso acontece, é viável dizer que o negócio tornou-se escalável. Logo, empresas que estão iniciando suas atividades, ou startups, podem usufruir muito dessas condições, já que tendem a crescer em produtividade.

O objetivo é manter o custo baixo e o estoque em alta. Trabalhando dessa forma, será possível ter mercadorias e serviços com valores mais atrativos. Para tanto, é preciso investir em um planejamento minucioso e calcular fatores que interfiram diretamente na produção dos itens, como insumos, capital humano e estrutura física.

Por exemplo, imagine que você trabalha com embalagens descartáveis. Para produzir 10 dessas embalagens, há um gasto total de R$ 10,00. Após conquistar um ganho de escala, você consegue produzir 50 por R$ 30,00. Como consequência, mesmo sem subir os preços, os lucros aumentam.

 

Pontomais 2019

Como a empresa pode se beneficiar dos ganhos de escala?

A redução de custos é o primeiro e mais evidente benefício ao se trabalhar com a escala gerencial para mercado e, em paralelo, o aumento dos lucros, como vimos no exemplo anterior.

Com um custo médio de produção baixo, é possível oferecer preços mais competitivos para o consumidor final, o que ajuda a aumentar as vendas. Com isso, também é possível assegurar um estoque maior, o que garante o giro do produto para os seus distribuidores e parceiros do varejo, no caso das indústrias.

Mas, de todo jeito, é necessário analisar o potencial real de venda da mercadoria em um prazo adequado. Essa medida é necessária para evitar que grandes estoques deixem de ser uma economia e tornem-se um prejuízo.

É importante ressaltar que a escalabilidade não se aplica somente à produção, mas também pode levar à economia nos processos de distribuição e logística, nas ações de mercado, no setor financeiro e em outras áreas e processos da empresa.

Como a gestão de pessoas pode ajudar na escala gerencial para o mercado?

Otimizar a mão de obra e entender como a gestão de pessoas aumenta os lucros da empresa é fundamental para ter sucesso nas ações a fim de melhorar a escala gerencial para mercado. Infelizmente, é comum essa prática ser ignorada pelos empreendedores de empresas dos mais variados portes e segmentos, pois é visto como um custo não estratégico.

No entanto, a realidade é que são as pessoas as responsáveis por moverem os negócios, e elas são capazes de levar a empresa a estágios mais elevados.

Como melhorar a escala gerencial para mercado?

Separamos, a seguir, alguns pontos aos quais você deve ficar atento para melhorar sua escala gerencial. Confira!

Enxugue processos

O aumento de produtividade está relacionado ao ganho de escala operacional, mas, ainda assim, é possível conquistar um resultado satisfatório reduzindo processos. Como isso pode ser feito? Simplificando etapas do dia a dia para que os funcionários possam investir menos tempo para finalizá-los.

Essa visão está alinhada ao pensamento “lean” — ou “enxuto”, que tem como meta eliminar desperdícios, seja de tempo, seja de mão de obra, seja de insumos.

Use softwares de gestão

O uso de softwares contribui para o ganho de escala operacional. Com a ajuda da tecnologia, é possível automatizar os processos mais operacionais, e a equipe pode se concentrar nas análises e tomadas de decisão.

Eduque a equipe

Será necessário um esforço para educar os colaboradores no sentido de mostrar a eles que é possível eliminar tarefas de baixa prioridade. Identificar e evidenciar quais são essas tarefas fará com que eles fiquem livres para trabalhar, gerando mais valor para a empresa.

Para muitos funcionários, principalmente os mais jovens, essa é uma vantagem importante e que gera motivação, já que eles terão mais oportunidades para se engajar em questões de alta relevância.

Descentralize

Para melhorar a escala gerencial para mercado, é preciso criar indicadores e processos bem definidos. Para tanto, é necessário descentralizar a gestão, mapear os procedimentos e estabelecer algumas regras.

Padronizar os produtos e ganhar escala também é relevante. Isso significa produzir a mesma mercadoria ou prestar o mesmo serviço, sem que seja preciso revisá-los em termos de design, patentes e outros detalhes. A descentralização é mais indicada para negócios que já conseguiram inserir suas marcas no mercado, sendo mais difícil para aqueles ainda em processo de estruturação.

Analise o custo marginal

O custo marginal diz respeito à elevação do custo para a fabricação de certo bem ou serviço adicional. A análise desse fator é uma das ações iniciais para identificar se aquelas direcionadas à economia de escala estão no caminho planejado ou se será preciso fazer ajustes.

Por se tratar de uma função mais complexa, é importante delegar essa tarefa para o setor de controladoria ou para um gestor financeiro, uma das figuras mais participativas de todo o processo.

Implante softwares de marcação e tratamento de ponto

Gerenciar o capital humano nas empresas também impacta diretamente na melhora da escala gerencial, já que ter funcionários comprometidos e assíduos em suas funções é fundamental para garantir as entregas. Nesse sentido, contar com um software de marcação e tratamento de ponto é fundamental para monitorar e gerenciar a produtividade dos funcionários, garantindo, assim, uma maior eficiência da gestão do capital humano, o que colabora para a manutenção da escala gerencial.

Como vimos ao longo deste post, melhorar a escala gerencial para o mercado é fator decisivo para a competitividade das empresas. Para tanto, exige uma série de esforços e acompanhamentos que podem ser realizados com planejamento e a ajuda da tecnologia.

Se você gostou deste post sobre como melhorar a escala gerencial para mercado e deseja implantar um software de marcação de ponto para otimizar a gestão de pessoal na sua empresa, entre em contato conosco!

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 6.500 empresas e 130.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Assegura que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

 


Leia também:

CLT: Como fazer escalas de trabalho de acordo com as regras?

WhatsApp Logo

Privacy Preference Center