Gestão de recursos humanos: o que é? Muito se fala, nos dias de hoje, sobre a importância estratégica do setor de RH nas empresas e sobre a revolução tecnológica que trouxe diversos benefícios para a área.
Mas você sabe o que é a gestão de recursos humanos, na teoria e na prática?
Conheça um pouco mais sobre os significados dessa disciplina em uma companhia, as características de um bom gestor de Recursos Humanos e as tendências de RH para o futuro.
Vem com a gente!
Gestão de Recursos Humanos: O Que é?
Muito além das tarefas operacionais e da burocracia envolvida na legislação trabalhista, o RH é o setor responsável pelo sucesso na relação entre empresa e colaboradores.
O principal objetivo do setor de Recursos Humanos é fazer com que tanto a companhia quanto os empregados tirem melhor proveito da relação trabalhista. Ou seja, com base em ferramentas, estratégias, técnicas e metodologias, o RH deve ser capaz de gerenciar as relações humanas de uma empresa de maneira saudável.
Esses itens são importantes para os colaboradores, que se veem ainda mais estimulados a entregar bons resultados. Porém, também são fundamentais para a empresa, visto que bons resultados geram lucro, crescimento e desenvolvimento para a companhia.
O Que Faz um Gestor de RH?
Além de entender o que é a gestão de recursos humanos, a empresa também deve saber o que esperar de um bom gestor de RH.
Basicamente, a pessoa que estiver na gerência dos Recursos Humanos deve saber as melhores técnicas para atrair, reter e desenvolver os talentos dentro da empresa.
Para isso, o gestor de RH deve atuar como um verdadeiro estrategista frente aos talentos e às necessidades que a empresa tem. Nessa função, alguns itens são fundamentais:
- Tornar a empresa um ótimo lugar para se trabalhar
O ambiente de trabalho é o lugar onde passamos a maior parte de nosso dia. Por isso, é importante que ele seja acolhedor, agradável e que estimule a produtividade.
Desse modo, o colaborador consegue sentir a qualidade de vida no ambiente de trabalho, o que faz com que ele seja ainda mais comprometido com os seus resultados.
- Gerar integração entre os times
Um dos grandes desafios do RH é fazer com que as relações de trabalho sejam inspiradoras para todos. Nesse sentido, compreender todos os setores da empresa é fundamental. É a integração entre times que faz com que a companhia cresça de forma horizontal e ordenada.
- Motivar e desenvolver os colaboradores
Uma boa cultura organizacional trata de um bom ambiente de trabalho, de integração – mas também fala sobre desenvolvimento. Bons profissionais devem visar o crescimento constante, e o RH tem um papel primordial dentro disso.
Uma boa maneira de fazer isso é se certificar de que os elementos de motivação dos colaboradores – como os benefícios, os planos de carreira e as metas – estejam sempre bem alinhados
- Mensurar resultados com base em dados.
Por fim, não basta apenas fazer: é necessário acompanhar os resultados das ações. Uma boa gestão de recursos humanos deve basear as suas decisões em dados e estatísticas; mapear processos que deram certo; e compreender as melhores práticas nas relações entre as pessoas da empresa.
Tendências: Gestão de Recursos Humanos 4.0
Com base nisso, é possível mapear algumas tendências para o futuro dos Recursos Humanos dentro de uma empresa.
Inteligência Emocional no Trabalho
Foi-se o tempo em que um bom funcionário era aquele que exibia somente um compromisso com horários e entregas. Atualmente, é necessário levar em consideração a habilidade de resiliência dos colaboradores na hora de tomar decisões.
Inteligência emocional não significa deixar as emoções de lado na hora de lidar com os desafios do trabalho, mas saber usar os sentimentos da melhor maneira na resolução de problemas e imprevistos.
Employer Branding
O termo employer brand, ou “marca empregadora”, nada mais é do que a denominação que se dá a uma empresa que é focada nos empregados. Essa função tem o objetivo de passar uma imagem atrativa para os novos colaboradores e candidatos no que se refere aos funcionários já contratados.
Em um mercado cada vez mais competitivo e com grandes empresas e marcas despontando cada vez mais, fazer com que as pessoas tenham vontade de trabalhar com você é uma tacada certeira.
Para ter um bom RH, não basta apenas entender a gestão de Recursos Humanos e saber o que é: você também precisa acompanhar tudo que diz respeito ao gestor de RH e às tendências de mercado.
E agora, está pronto para implementar o RH na sua empresa?