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Gamificação como ferramenta para Engajamento Interno

O engajamento interno é uma ferramenta imprescindível para empresas que prezam pelo desempenho e envolvimento dos colaboradores com os objetivos gerais da organização. E existem formas que auxiliam nesse processo de engajamento. A gamificação é uma delas.

Os sistemas de pontuação e de competição entre os colaboradores, incentivam a participação de cada um e mexem diretamente com o ego. Essa ferramenta, quando utilizada para fins de engajamento, tem tudo para incentivar e dar ânimo aos colaboradores.

Você procura por formas de engajar o seu quadro de funcionários? Então nos acompanhe neste artigo, porque vamos te dar dicas de quais ferramentas e como implementar a gamificação internamente.

O que é gamificação?

A gamificação tem origem da palavra “game”, na tradução literal significa jogo. No universo gamificado, entende-se que o sistema ou ferramenta permite que os usuários pontuem e elevem o nível, dentro de uma dinâmica similar a de uma competição/jogo.

E essa gamificação pode ser aplicada de inúmeras formas, mas em sua maioria, possui alguns objetivos em comum. São eles:

  • Engajamento

Motivar o engajamento interno é um dos principais objetivos da gamificação. Isso acontece de forma natural, porque a competição envolve o colaborador de forma emocional. Ou seja, ele entende onde precisa chegar, o que precisa fazer para chegar lá e quais as etapas necessárias até alcançar o objetivo.

O engajamento é o que consegue manter o colaborador na dinâmica e a envolver a todos na brincadeira.

  • Produtividade

A produtividade, quando se trata de empresas, pode ser um dos objetivos da gamificação. Como, por exemplo, o Universo do Tempo da Pontomais, em que a ideia é que os colaboradores passem a registrar com maior precisão os pontos de trabalho.

Dessa forma, os gestores e responsáveis pelas áreas conseguem ter uma visão mais sistêmica do comprometimento e motivação de cada colaborador.

  • Foco

O foco dentro da gamificação é uma consequência das etapas criadas dentro desse universo. Se o objetivo final interessar aos colaboradores e se as etapas para alcançar esse objetivo estão claras. Dessa forma, cada um pode se policiar e se envolver de forma individual com as atividades, mantendo-se mais focados.

  • Determinação

A determinação está diretamente ligada a motivação dos colaboradores de fazerem aquele objetivo final acontecer. O objetivo pode envolver a finalização de um projeto, ou uma meta geral em que é necessária a participação constante de todos.

De qualquer forma, ao ter uma estrutura como a da gamificação, em que é possível ver todas as pontas do jogo, é mais fácil para a pessoa permanecer ativa e determinada a finalizar aquele escopo de atividades.

Gamificação é diferente de jogo?

Por mais que a gamificação tenha a derivação de uma estrutura de brincadeira, competição e jogos, a sua intenção é outra. Enquanto um jogo possui o objetivo único de entreter, a gamificação aplica mecânicas a realidade dos participantes, envolvendo objetivos diferentes.

E quando aplicada a realidade empresarial, esses objetivos podem estar diretamente ligados ao desempenho individual de cada colaborador.

Quais são os tipos de gamificação?

Gamificação analógica

A gamificação analógica é aquela que utiliza de materiais físicos para acontecer. Muito similar aos jogos de tabuleiro, cartas e dinâmicas presenciais que contenham essa ideia de jogo como plano de fundo.

Em times da área tecnológica, por exemplo, utiliza-ze cartas para a votar a importância das atividades do mês ou semana.

Dentro de uma sprint, pode existir diferentes categorias de importância e prioridade de atividades, e a gamificação nesses casos, é utilizada para votar a prioridade e dificuldade do projeto do time.

Gamificação digital

Já a gamificação digital, traz todo um universo online que possibilita a participação de colaboradores remotamente. Dentro da gamificação digital, são utilizadas ferramentas digitais e plataformas que possuem uma infraestrutura pronta para o uso.

Ou para empresas que possuem o desejo de uma interface própria, há a possibilidade do desenvolvimento de um ambiente digital seu, porém é muito mais trabalhoso.

Aqui, o acesso à plataforma pode acontecer por celular, desktop ou tablet.

Elementos mais comuns na gamificação

  • Storytelling

O storytelling nada mais é do que uma técnica para contar histórias. E no universo dos jogos, principalmente os de RPG (Role Playing Game), possuem uma densidade de história e de universos muito bem construídas.

A história é um apoio muito importante para a criação de toda a trajetória dos personagens e dos jogadores. Ela explica como a problemática do jogo se inicia, quais serão os momentos de climax e caso tenha um desfecho, qual seria.

  • Desafios e conquistas

Os desafios e conquistas são o que movimentam o jogo. Podem ser pequenas tarefas diárias para os colaboradores, algum tipo de frequência ou a realização de alguma ação mesmo.

E as conquistas seriam provenientes dessas conclusões de tarefas.

  • Medalhas (Badges)

As medalhas ou premiações são resultados das conquistas de cada jogador/usuário. Elas podem ser feitas de forma constante em que a pessoa enxerga o seu avanço no universo gamificado.

  • Competição

Quem é que não gosta de uma competição de leve? E em empresas ainda? Tá! Tudo bem, às vezes a competição pode ser vista com maus olhos, mas dentro de um ambiente em que a competição é uma das bases para a dinâmica acontecer, pode ser uma ótima ferramenta para engajar e divertir a todos.

E na gamificação a competição pode aparecer nos níveis de cada colaborador. Os que estão mais avançados podem receber benefícios ou premiações diferente das dos outros, ou seja, uma competição saudável.

  • Avatares

Os avatares são os personagens dentro do jogo. Eles podem ter a sua própria história ou ir sendo escrita conforme a gameplay for acontecendo.

  • Ranking

O ranking é uma das formas de medir o desenvolvimento de cada participante dentro do jogo. Existem diferentes tipos de ranking que medem o sucesso de forma diferente também. Mas isso irá depender do objetivo do jogo e as formas com que é metrificado o avanço dos jogadores.

  • Feedback

O feedback instantâneo para cada usuário é uma ótima ferramenta para impulsionar cada um no universo gamificado. Ele serve para apontar erros e acertos. Dessa forma os usuários conseguem entender o que precisa ser feito, o que pode ser feito e o que não.

  • Moedas e loja virtual

As moedas ou coins são um dos tipos e premiações que os usuários podem receber ao conquistarem níveis dentro do jogo. Elas também podem funcionam como uma moeda de troca dentro do jogo para ganhar vantagens e outras ferramentas do universo.

Jogos que possuem moedas virtuais normalmente possuem lojinhas em que é possível trocá-las.

Como implantar uma gamificação?

Para a implantação da gamificação primeiramente é necessário entender se aquela brincadeira faz sentido para o seu público. De uma forma geral, as pessoas se interessam por jogos e competições saudáveis, mas é importante analisar se a forma com que a gamificação será aplicada é acessível para todos do seu quadro de funcionários.

Após a validação da necessidade de uma gamificação, cabe planejar e entender qual a melhor forma de fazer ela acontecer.

E para isso, pelo menos para quem cuida dos registros de ponto de uma empresa, nós já temos uma solução.

Conheça o Universo do Tempo!

Sistema de Gamificação Pontomais: conheça o Universo do Tempo!

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E para você que ainda não conhece o Universo do Tempo da Pontomais, vamos fazer uma apresentação breve. Ele é uma das extensões da nossa ferramenta de controle de ponto, e chegou para revolucionar a sua experiência com o nosso sistema de registro de jornada.

A extensão traz uma gamificação, promovendo um jogo divertido que fará com que os colaboradores engajem da melhor forma com o sistema e criem maior responsabilidade com sua rotina de ponto.

Somos os primeiros no mercado a oferecer uma brincadeira divertida para o controle da jornada de trabalho!

E como funciona o Universo do Tempo?

Dentro do Universo do Tempo, nós temos um sistema de pontuação para os usuários e de acompanhamento do ranking interno da empresa.

Pontocoins

As Pontocoins são moedas determinantes para entender em qual lugar do ranking geral de colaboradores, cada usuário está.

Então, para aqueles colaboradores que registrarem o ponto de forma correta, ganharão a cada dia até 6 Pontocoins. Quem alcança essas 6 pontocoins consegue o que chamamos de: “Jornada completa”, ou seja, registrou todos os pontos de forma correta.

Solicitação de ajustes ou abonos

Se o colaborador não marcar todos os pontos previstos em sua jornada, ele não receberá as 6 Pontocoins da Jornada Completa. Mas se enviar uma solicitação de ajuste ou abono para essa ocorrência, ganhará 2 Pontocoins.

Falta ou ocorrência sem ajuste/abono

Caso o colaborador vier a faltar ou possuir alguma ocorrência (como um esquecimento, sem solicitação de ajuste), não ganhará nenhuma Pontocoin.

Além das Pontocoins, o Universo do Tempo também conta com Poderes.

Poderes do Universo do Tempo

Os poderes do Universo do Tempo auxiliam a identificar onde cada colaborador precisa melhorar em relação aos seus registros de ponto. São eles:

  • Poder de Assertividade

Baseia-se na quantidade correta de pontos que o colaborador tem previsto em sua jornada de trabalho.

  • Poder de Conformidade

Contabiliza se o colaborador marcou todos os pontos da jornada, respeitou o período de interjornada e não teve horas faltantes.

  • Poder de Justificativa de Horas Extras/Horas Excedentes

Baseia-se nas horas extras justificadas pelo colaborador (independente se você utiliza horas extras ou banco de horas, o sistema baseia-se nas horas além da jornada que o colaborador realizou).

  • Poder de Presença

Quanto menos faltas o colaborador tiver durante seu período de trabalho, mais seu Poder de Presença será aprimorado.

  • Poder de Pontualidade

Manter a jornada correta conforme o horário de trabalho previsto aprimora o Poder de Pontualidade.

Como o Universo do Tempo pode auxiliar no engajamento interno?

Para os responsáveis por cuidar dos registro e jornadas de ponto dos colaboradores, ter os colaboradores batendo o ponto com maior frequência e assertividade na jornada, implica diretamente em uma diminuição do trabalho do RH.

Além de tornar os colaboradores mais engajados e mais interessados na própria jornada de trabalho. Que tal utilizar o jogo para fazer ações internas? Premiações para os colaboradores com maiores números de Pontocoins e Poderes ao fim do mês é uma ótima forma de engajar ainda mais os times a baterem seus pontos corretamente. Use a criatividade e conte conosco para bolar ideias bacanas!

Como Implantar o Universo do Tempo?

Se você já é cliente Pontomais é muito fácil! A ativação da funcionalidade será via Marketplace onde será liberada de forma gratuita.

Para habilitá-la basta:

  • Acessar o menu Marketplace ao lado esquerdo inferior da tela;marketplace-sistema-universo-do-tempo
  • E habilitar a opção “Universo do tempo”;
  • Após isso o sistema demonstrará do lado esquerdo da tela o menu para acessar o painel de acompanhamento da funcionalidade.sistema-universo-do-tempo

Gostou da novidade? Teste já na Pontomais.

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