Em tempos de concorrência acirrada, consumidores mais exigentes e baixo comprometimento de colaboradores, as empresas precisam encontrar soluções para avançar e seguir à frente.

Empresas são o resultado do trabalho das pessoas, e então, a melhor maneira de impulsionar resultados é fazer com que as pessoas produzam mais e melhor.

A gamificação já é utilizada por empresas de ponta como forma de motivar suas equipes, superar os objetivos e aumentar os níveis de comprometimento de todos os colaboradores. Portanto, vamos entender o que é e como funciona? Acompanhe!

O que é gamificação?

A ideia é criar uma competição saudável dentro da empresa, com metas definidas e regras transparentes. O objetivo é envolver os colaboradores em tarefas mais relevantes para a organização. Podendo gerar premiações simbólicas ou reais, dependendo da estrutura disponível.

A competição pode ser individual ou por equipes, sendo que em equipe o jogo fica mais emocionante e a integração entre colaboradores é melhorada. Assim, além de envolver a todos, a empresa ganhará com o compartilhamento de boas práticas entre os participantes.

Como começar?

Com seu planejamento em mãos ― se ainda não o tem, elabore ― reúna os gestores, apresente a ideia, seus objetivos, e elaborem a estrutura da competição. Procure desenvolver as ideias de forma a incentivar os colaboradores a pensar de maneira empreendedora, criando novas soluções e interagindo em equipes.

Os objetivos podem começar por redução de custos, aumento de vendas, otimização de processos, redução de faltas, atestados, acidentes de trabalho e outros problemas que seus gestores possam lhe apontar.

Apresente a ideia a todos

O objetivo é criar envolvimento, correto? Então, é preciso apresentar a gamificação de forma lúdica, atraente e envolvente. Uma atmosfera de descontração deve ser criada, mostrando que se trata de algo inovador, importante para o desenvolvimento dos colaboradores e, principalmente, que é uma excelente maneira de ver e ser visto.

Inúmeros talentos podem ser descobertos em meio ao jogo. Porque as pessoas descobrirão como fazer tarefas rotineiras de forma nova, mais interessante e produtiva para todos.

Defina metas e objetivos

Com a estrutura completa, metas e objetivos precisam ser bem definidos e comunicados de forma clara. É, então,  importante criar níveis a serem alcançados, sempre liberando dicas para passar ao próximo nível.

Premiações simbólicas e pontuações são fundamentais. Com o reconhecimento público dos que estiverem à frente, sem deixar qualquer falha nesta etapa. Mas, lembre-se que seus objetivos devem estar alinhados com os objetivos estratégicos da empresa.

Divulgue os indicadores

É fundamental divulgar os indicadores de performance, de forma a guiar os colaboradores na direção desejada. Conhecidos os indicadores, os resultados devem ser divulgados. Sempre com o reconhecimento público dos participantes e equipes mais engajados e com resultados melhores.

Mensagens de motivação são muito pertinentes, afinal, o objetivo é engajar seus colaboradores e gerar integração entre as equipes. Um local interessante para estas mensagens pode ser o ponto eletrônico, por onde todos passam diariamente.

Use a tecnologia para otimizar os processos

Algumas empresas adotaram ferramentas de gamificação disponíveis no mercado. Elas permitem integração com o ERP da empresa ou com o ponto eletrônico, no caso de faltas, absenteísmo e outros aspectos constarem como indicadores. Assim, as mensagens, bem como o acompanhamento dos resultados poderão ser feitos em tempo real, trazendo mais vibração e deixando a competição mais produtiva.

Gerar comprometimento de seus colaboradores é um desafio com um prêmio muito desejado por todas as empresas. Pessoas que pensam como donos do negócio, autogeridas, menos dependentes e com maior capacidade de gerar novas ideias podem impulsionar sua empresa a níveis nunca sonhados. De repente, o sonho virou realidade!

Já participou de gamificação alguma vez e quer compartilhar? Gostou da matéria e quer saber mais? Deixe seu comentário!

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