Índice
Índice
Conheça os Benefícios da Educação Financeira nas Empresas

A educação financeira nada mais é do que um mecanismo de autoconhecimento e gestão de finanças. Em uma empresa, pode ser uma chave poderosa para abrir as portas para a qualidade de vida do funcionário.

Funcionários mais felizes trabalham melhor, este é o ditado. O resultado dessa conta reflete diretamente no engajamento dos times, na produtividade e na conquista de resultados.

Ao contrário do que se pensa, a educação financeira não diz respeito somente controle de gastos. Podemos incluir nessa disciplina itens relacionados à compreensão total do que é dinheiro: como ele é produzido, quais os riscos de investir ou não o seu capital, entre outros.

Acima de tudo, a gestão de finanças reflete em como o seu funcionário faz uso do orçamento pessoal – e no impacto direto que essa informação tem em sua qualidade de vida.

Então, achou interessante? Continue lendo e saiba mais.

Quais os Benefícios da Educação Financeira para o Colaborador?

Diversas são as vantagens que uma vida financeiramente saudável pode trazer aos seus colaboradores. Alguns pontos relevantes são:

Bem Estar

O bem estar pessoal é uma das principais características de um estilo de vida financeiramente saudável. É possível identificar a diminuição do estresse e do excesso de trabalho, sem contar no aumento do aproveitamento em momentos de lazer.

Afinal de contas, pessoas despreocupadas conseguem ter mais motivação para lidar com qualquer situação.

Qualidade de Vida

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a qualidade de vida está diretamente ligada com os fatores de bem estar pessoal e de autoestima.

Itens como interação social, suporte familiar, valores culturais e satisfação com o trabalho/atividades diárias fazem toda a diferença nesses valores. A OMS define, ainda, que a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida é fundamental para alcançar uma boa qualidade de vida.

Quando o seu funcionário tem tranquilidade financeira, é possível observar uma melhoria direta na maneira como ele se enxerga dentro da empresa, da família e da sociedade em geral.

Segurança e Estabilidade

Por fim, a educação financeira propicia que as finanças trabalhem para a pessoa, não o contrário.

Essa relação de domínio sobre o seu próprio capital gera maior segurança e estabilidade, o que auxilia na confiança dos funcionários e na maneira como se relacionam com a sua empresa.

Quais os Benefícios da Educação Financeira dos Funcionários para a Empresa?

Do outro lado da moeda, é possível encontrar muitas vantagens para a empresa que se propõe a investir na saúde financeira de seus funcionários. Conheça algumas delas:

Aumento de Resultados

Pessoas tranquilas trabalham muito melhor. Além disso, vale lembrar que a produtividade é um dos fatores que mais contribui para o aumento de resultados em um time.

Ou seja, resgatar a qualidade de vida de um funcionário pode trazer aquela melhoria que o seu time precisava para gerar ainda mais resultados.

Redução de Faltas

A preocupação e a angústia geradas pelo grande montante de dívidas pode estar fazendo com que o seu colaborador não esteja conseguindo trabalhar.

Logo, é possível que o número de faltas e ausências esteja alto por conta desse empecilho em sua vida pessoal. Tendo isso em vista, auxiliá-lo com a educação financeira pode fazer com que ele consiga encontrar soluções para seus problemas.

Com a saúde financeira equilibrada, menos absenteísmo tende a acontecer.

Melhoria no Clima Organizacional

Colaboradores tensos podem gerar um clima organizacional desafiador. Dentro disso, auxiliar o seu funcionário a ter uma vida financeira estável pode ser uma excelente ferramenta de gestão de pessoas nesse momento.

Quando o clima organizacional muda, a equipe consegue trabalhar com mais afinco, foco e produtividade.

Como Auxiliar na Educação Financeira dos Colaboradores?

É possível tomar algumas medidas internas para auxiliar os colaboradores na educação financeira. O melhor caminho a seguir é o de estimular a construção de hábitos financeiros saudáveis, principalmente com relação à gestão do dinheiro de cada um.

Primeiramente, converse com os seus funcionários para entender se eles precisam de ajuda. Caso seja possível, faça um diagnóstico de quem está com empréstimos consignados em andamento, quais as taxas de juros e qual o tamanho da dívida propriamente dita.

Para esta opção, uma saída pode ser buscar por um empréstimo com taxas menos abusivas e modos de pagamento mais justos.

Algumas empresas de crédito oferecem empréstimo consignado direto na folha de pagamento, por exemplo. Essa modalidade é vantajosa porque possibilita que somente uma porcentagem saudável do salário do seu colaborador seja destinado ao pagamento da dívida.

Desse modo, o resto do montante salarial pode ser direcionado a pagar as demais contas do funcionário.

Outra ideia interessante é organizar bate-papos e eventos para falar sobre educação financeira. É possível encontrar algum colaborador do setor de contabilidade, por exemplo, que esteja disposto a auxiliar com dicas e tirar dúvidas. Há também empresas que prestam consultoria sobre o assunto.

Viu como a saúde financeira do seu colaborador faz toda a diferença? Aproveite as dicas e invista no item que mais faz a sua empresa crescer: as pessoas que trabalham nela.

Inscreva-se em nosso blog
Acesse, em primeira mão, os nossos principais posts diretamente no seu e-mail e fique por dentro das últimas notícias.

Praticidade e otimização de processos

Está na hora de focar no que realmente importa: as pessoas.
Fazemos questão de nos transformar constantemente, ajudando você a cumprir esse objetivo de maneira eficiente e segura. Quer saber mais sobre nossas soluções digitais?
Solicite uma proposta