O ato de delegar tarefas proporciona benefícios ao gestor, gera bons resultados à empresa e ajuda no crescimento dos próprios colaboradores. Por isso, essa é uma das dicas de negócios mais abordadas pelos especialistas.Quer saber mais sobre por que delegar, de que forma e entender quais são os resultados? Então continue acompanhando a leitura e se surpreenda!
Saiba o que é delegar
Delegar tarefas no âmbito organizacional nada mais é do que dividir algumas das responsabilidades que antes eram atribuídas a uma só pessoa — geralmente o gestor da equipe — e distribuir entre os demais membros da empresa, com planejamento. Ao delegar, o gestor deve tomar o cuidado de definir bem os limites de autoridade, estabelecer metas e prazos tangíveis, oferecer toda a infraestrutura necessária para que as tarefas possam ser concluídas e, mais importante, observar os resultados, a fim de garantir que tudo saia como planejado.
Beneficie-se delegando tarefas
Os gestores mais tradicionais ainda apresentam alguma relutância no que se refere a delegar tarefas. Contudo, é possível verificar que os benefícios foram numerosos aos que implementaram essa prática em sua rotina organizacional. Se antes o gestor se via obrigado a realizar mil e uma atividades em um curto período de tempo, ao delegar ele é capaz de notar um ganho significativo de tempo para dedicar-se às estratégias e planejamentos, no lugar das atividades operacionais. Isso significa, em poucas palavras, menos estresse e mais controle sobre a empresa.
Colocar outros membros da equipe frente a novas atividades evita que processos sejam interrompidos desnecessariamente, além de permitir que as operações fluam melhor e de forma mais rápida.O modo como a equipe se desenvolve, ao sair de sua zona de conforto, também é algo notório. Ganhar novas responsabilidades ajuda a todos no aprimoramento de habilidades. Isso fará com que os colaboradores se sintam mais motivados e engajados com relação aos objetivos da empresa.
Entenda os impedimentos de começar a delegar
Os motivos que impedem os gestores mais tradicionais de delegar são muitos, sendo o perfeccionismo o primeiro deles. Além disso, a falta de confiança na equipe e falhas na comunicação interna também são empecilhos para o gestor. No entanto, é importante analisar e perceber que acreditar somente uma pessoa ser capaz de realizar as atividades do modo mais rápido e eficiente é algo que limita e impede o crescimento da empresa como um todo. Mesmo em relação às tarefas mais complexas e essenciais para o sucesso da empresa, é importante que se dividam as responsabilidades, a fim de que se permita um uso mais saudável do tempo.
Comece aos poucos a praticar essas dicas de negócios
É válido dizer que, quando se delegam tarefas, a responsabilidade dos resultados será sempre do gestor. Assim sendo, é importante ter confiança na equipe e passar as atividades de maneira clara para as mãos dos funcionários.
Nesse sentido, é preciso salientar a importância de planejar o modo de delegar. Considere quais atividades passar, para quem enviar e como o controle poderá ser feito. Afinal de contas, uma das dicas de negócios sobre delegar tarefas é não as esquecer com a equipe e, sim, certificar-se de que serão feitas no mesmo nível de eficiência do gestor. Viu como é possível melhorar o desempenho da empresa delegando tarefas? Se você achou as dicas de negócios deste artigo interessantes, assine a nossa newsletter. Assim, você receberá em primeira mão mais artigos com esse!