A cultura organizacional significa as crenças, valores e interações que contribuem para a formação de um ambiente social de uma organização. Ela inclui as expectativas, experiências e filosofias de uma empresa. Sua função é guiar o comportamento dos colaboradores no ambiente de trabalho e nas interações com os clientes e fornecedores. Além das expectativas futuras da organização. Dessa forma, a cultura organizacional afeta a produtividade e o desempenho de toda a organização. Ela fornece orientações sobre atendimento e serviço ao cliente, qualidade e segurança do produto, pontualidade e, até mesmo, preocupação com o meio ambiente. Por isso, neste artigo, você vai conhecer os benefícios de ter uma cultura bem estruturada na empresa e como ela impacta no dia a dia dos colaboradores. Dê uma olhada!
A importância da cultura organizacional
A cultura organizacional é extremamente importante para o sucesso nos negócios e para a saúde geral da empresa, dos funcionários e dos clientes. A cultura controla o modo como os colaboradores se comportam entre si e com as pessoas de fora da organização. Uma cultura saudável incentiva os funcionários a permanecerem motivados e leais para com a administração. Isso ocorre por meio de políticas predefinidas que orientam os funcionários e dão a eles um senso de direção em suas tarefas. Ela também encoraja os funcionários a serem pontuais, o que eventualmente os beneficia em longo prazo .Além disso, os colaboradores têm origens, famílias e culturas distintas. A cultura organizacional é ótima para diversidade, pois dá aos funcionários um senso de unidade no local de trabalho, evitando conflitos. Dessa forma, extrai o melhor de cada membro da equipe. Por outro lado, quando não estruturada, pode desmotivar a equipe, aumentar a rotatividade de funcionários e afetar a produtividade do negócio.
As características para uma cultura estruturada
Não existem duas empresas com a mesma cultura organizacional. É justamente a cultura que define uma organização. No entanto, algumas características são comuns a companhias bem-sucedidas. E são essas características que ajudam a criar um ambiente de alto nível de trabalho em equipe e engajamento. Aqui estão algumas delas:
- é preciso ter uma orientação para propósitos. Os colaboradores precisam ter um claro senso de propósito, com objetivos de médio e longo prazo definidos;
- as informações devem ser transparentes e as mensagens enviadas devem ter clareza, cortesia e proatividade;
- uma cultura orientada para o feedback aumenta os níveis de desempenho dos empregados e garante que toda a empresa está seguindo o mesmo rumo;
- sensibilidade para comunicar-se com membros diversos, de diferentes culturas, sem julgar, fazer suposições, discriminar ou estereotipar;
- criar, aprimorar e celebrar uma cultura de trabalho em equipe, incentivando a colaboração e permitindo que as tarefas sejam realizadas de maneira mais rápida e eficiente;
- desenvolver os colaboradores para que tenham autonomia e proatividade é fundamental para a estruturação da cultura organizacional.
O impacto na rotina dos colaboradores
Tanto as pequenas quanto as grandes empresas se beneficiam de uma boa cultura organizacional. Quando as pessoas estão empolgadas com suas responsabilidades do dia a dia, é menos provável que estejam procurando por outro emprego. Uma cultura estruturada aumenta a produtividade dentro da organização de várias maneiras.
Primeiro, quando os funcionários são mais felizes, eles aparecem de forma consistente e têm menos dias afastados por doenças. Além disso, colaboradores felizes querem estar no trabalho e dar 100% de si enquanto estiverem lá. Uma cultura organizacional não apenas faz com que os funcionários queiram fazer parte de sua empresa, mas também atrai talentos que gostariam de trabalhar com você.
Com o tempo, você verá a retenção de bons profissionais aumentar conforme eles estabelecem lealdade ao seu negócio. Constroem relacionamentos com os outros funcionários. Dessa forma, é fundamental concentrar-se em criar uma boa cultura organizacional. Construir uma cultura forte cria um ambiente de trabalho agradável, encorajador e inspirador, do qual todos querem participar.