Saiba como calcular comissão de funcionários

Implementar um programa de comissionamento pode ser uma ótima opção para incentivar o time de vendas a alcançar melhores resultados e a buscar melhores oportunidades de ganhar mais. Mas nem sempre a comissão de vendas é tão simples de ser colocada em prática.

A estrutura de comissionamento de vendas deve manter o foco em premiar os top performers. Aqueles profissionais que atingem as metas e vendem para seus clientes qualificados, sem interferir no seu Churn. Isso gera um tipo de “espelho” para os outros colaboradores.

Mas como calcular a comissão de funcionários de forma correta? Acompanhe nosso post de hoje e tire suas dúvidas. Vamos lá?

 

Escolha o melhor tipo de comissão

 

A sorte nem sempre está ao lado do vendedor. Embora o comissionamento de vendas seja um bom atrativo, nem sempre alcançar bons números se torna tão simples como parece. O que deveria ser um estímulo pode se tornar uma grande fonte de desmotivação.

É preciso entender muito bem o mercado, o produto e os prospects com os quais se trabalha, ou vender por comissionamento não se torna vantajoso ― tanto para a equipe de vendas quanto para a empresa.

Sabendo disso, é possível optar pelo melhor modelo de comissionamento, dentre os quais se destacam:

 

1. Comissão com percentual fixo por venda (sobre o preço do produto)

 

A remuneração fixa por venda é o modelo mais comum adotado nas empresas, onde o vendedor tem direito a uma porcentagem fixa sobre o valor de cada venda realizada.

A grande vantagem é a facilidade de implementação, uma vez que os valores não oscilam e o empreendedor pode ter um controle preciso do que está comissionando. Já a desvantagem é o risco do comodismo da equipe, que não tem nada a perder se os resultados não forem alcançados.

 

11 ferramentas online Pontomais

 

2. Comissão de vendas de acordo com a margem de lucro

 

Ao levar em consideração a lucratividade da empresa ao implementar a comissão de vendas com base na margem de lucro, o empreendedor sabe exatamente o que pode oferecer a equipe de vendas sem afetar a saúde do negócio.

Nesse tipo de comissionamento, a remuneração também é fixada por venda realizada. Porém o cálculo é realizado sobre a margem de lucro e não sobre o valor de venda do produto.

 

3. Comissão de vendas em função do faturamento

 

A comissão em função do faturamento remunera o funcionário com base no valor total que a empresa recebeu no mês anterior, independente se as vendas foram à vista ou parceladas.

 

4. Comissão de vendas em função dos recebimentos

 

Diferentemente da comissão de vendas em função do faturamento, nesse caso, o funcionário recebe apenas quando o dinheiro entra no caixa da empresa. Assim, se uma venda for realizada a prazo, o vendedor receberá apenas quando as parcelas entrarem no caixa.

A grande vantagem dessa opção é um melhor controle do fluxo de caixa, uma vez que o pagamento das comissões ocorre apenas quando o dinheiro entra para a empresa.

 

Acompanhe de perto as comissões e evite erros

 

O erro de muitos gestores é estabelecer um programa de comissionamento sem levar em consideração o limite que a empresa pode oferecer. O fato se torna ainda mais perigoso quando as comissões não são bem administradas e tampouco acompanhadas.

Um bom comissionamento deve levar em consideração os bons funcionários, a quantidade, e a qualidade dos negócios fechados por cliente. E tais informações apenas podem ser conhecidas se as vendas forem acompanhadas de perto.

Independentemente do tipo de comissão escolhida, o valor estabelecido deve sempre refletir aquilo que a empresa pode pagar. Dessa forma, sem correr o risco de reduzir a lucratividade esperada.

Além disso, o gestor pode definir metas mensais de faturamento, que, caso sejam alcançadas, possam garantir uma remuneração extra aos funcionários.

 

Automatize os cálculos

 

Para facilitar todo o processo de cálculo e evitar equívocos, é fundamental contar com um bom sistema de vendas que possibilite ao gestor acompanhar os pedidos e as vendas realizadas pelos vendedores e, portanto, ainda calcular automaticamente o valor das comissões, seja por produto, margem de lucro ou em função dos recebimentos de vendas.

E aí, nosso post foi útil? Já sabe qual o tipo de comissão ideal para a sua empresa? Siga-nos no Facebook, Linkedin e Google+ e receba todas as nossas novidades!

 

Controle de Ponto e Gestão de Jornada Pontomais