Índice
Índice
Business Partner: Você sabe o que é? Entenda como ele ajuda o RH

Você já ouviu falar em Business Partner? Trata-se da união entre a gestão de RH e a área de negócios. O trabalho consiste fazer ajustes no foco, atuação e necessidade de cada área para garantir a sustentabilidade de uma empresa.

O profissional Business Partner assume o papel de consultor e mediador dentro da empresa, ao auxiliar gestores e líderes a tomar decisões mais estratégicas e mediar as relações entre a liderança e seus liderados.

Quer saber como garantir a qualidade dos projetos do seu negócio por meio do BP? Continue a leitura e entenda melhor o que é Bussiness Partner e os desafios dessa função.

Como surgiu o Business Partner

Foi o americano David Ulrich, especialista em gestão de pessoas, que trouxe o conceito de Business Partner para o mundo dos negócios na década de 1980. Ele definiu o que é Business Partner como o profissional cuja principal missão é fazer com que o desenvolvimento humano e os resultados financeiros caminhem lado a lado em uma só estratégia.

O primeiro livro que tratou sobre Business Partner tem como título Human Resource Champions (Os Campeões de Recursos Humanos). Nesse estudo, Ulrich frisa a importância de manter o RH atrelado às áreas de negócio das organizações.

Os tipos de parcerias

As funções do Business Partner podem ser resumidas nas seguintes atividades:

  • trabalho como consultor de alta gestão;
  • elo entre gestores e equipes de diversas áreas dentro de uma empresa.

A presença desse profissional é fundamental para garantir um clima organizacional agradável entre as mais diferentes partes, colaborando para que os objetivos do negócio sejam alcançados com mais agilidade. É inevitável que as orientações do Business Partner também colaborem para o crescimento profissional de cada um, impactando diretamente na formação de uma equipe com alto desempenho. Para que isso aconteça, o BP deve promover a parceria do RH com dois tipos de público: líderes e colaboradores.

  • Líderes e gestores precisam pensar em planejamento estratégico e financeiro, garantir recursos e acompanhar o resultado dos seus liderados. Ou seja, o trabalho da liderança exige que o profissional execute um grande e diferenciado número de tarefas;
  • Os colaboradores, por mais que sejam profissionais altamente capacitados, precisam ser constantemente motivados. A motivação e o engajamento são palavras de ordem para empresas interessadas em garantir um nível satisfatório de produtividade. Para isso, estabelecer uma boa comunicação é fundamental.

Dentro de uma corporação, cada cargo tem um compilado de funções a serem executadas, mas é comum que uma atividade se sobressai sobre a outra, gerando falhas no processo. Essa situação impacta diretamente os resultados do negócio. O BP entra como uma solução para que o RH se posicione de maneira mais estratégica dentro das relações estabelecidas.

A tarefa desse profissional é direcionar as ações do RH e estimular o uso de ferramentas para subsidiar a eficiência no trabalho dos gestores e de suas equipes. Ao contar com o trabalho do Business Partner, a empresa garante que seus profissionais respeitem o grau de importância de cada tarefa e consigam atingir as expectativas sem desperdício de tempo e recursos.

Todo o funcionamento da organização é impactado de forma positiva. Ao desafogar as inúmeras funções dos ativos, cada um pode executar seu trabalho de maneira completa e eficiente.

As habilidades necessárias para o BP

Para que você entenda melhor as vantagens que o Business Partner pode trazer para os resultados da sua empresa, é preciso elucidar as habilidades do profissional que cumpre essa função.

Além de conhecer os processos internos da empresa, o bom BP precisa ser um profissional flexível, com visão estratégica, habilidades em relacionamento interpessoal e boa tomada de decisões. Ele precisa deve estabelecer uma comunicação efetiva entre o RH, os colaboradores e a liderança das diversas áreas que fazem o negócio funcionar.

Mas não é só de competências pessoais que se forma um bom Business Partner. Conheça algumas das competências técnicas exigidas desse profissional:

  • noções de administração e finanças: a atuação desse profissional envolve aspectos financeiros do negócio. Logo, o conhecimento de gestão financeira e administração se tornam indispensáveis;
  • experiência em gestão de pessoas: como o seu trabalho está diretamente relacionado às funções de Recursos Humanos, é fundamental que o BP tenha experiência e formação na área;
  • domínio de recursos e ferramentas: se a proposta é otimizar a rotina da empresa, é fundamental conhecer os recursos que promovam a agilidade dos processos internos.

Como o BP auxilia o RH a obter melhores resultados

As competências e funções do Business Partner mostram que ele é mais que um simples profissional dentro da empresa. O BP assume o papel de aliado do setor de Recursos Humanos, ao ajudar os profissionais a desenvolver capacidades necessárias para gerenciar as relações entre as equipes e propor ferramentas que facilitem a rotina de todos.

Esse profissional pode ser facilmente apontado como um das figuras essenciais para que uma empresa tenha sucesso no relacionamento com os colaboradores, ponto fundamental para atingir os resultados esperados. Sem um dialogo efetivo, não há como garantir a eficácia nos processos.

Nesse contexto, é preciso considerar que o mundo corporativo está sempre se remodelando. A tendência é que as relações sejam cada vez mais humanas, menos burocráticas e formais. Por isso, é preciso garantir essa proximidade. Do contrário, as empresas podem ter problemas com retenção de talentos — o que gera custos e metas inalcançáveis.

Um bom BP está preparado para fazer treinamentos em coaching para a equipe de uma empresa e apresentar soluções em reconhecimento e retenção de talentos. Ele oferece propostas de valor que promovem uma maior interação entre gestores e liderados, além de trazer ferramentas que garantem a motivação e o desenvolvimento dos colaboradores.

Agora que você já sabe o que é Business Partner, que tal começar a estruturar um programa que inclua esse profissional na sua empresa? Faça um teste e garanta bons resultados!

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos.

Inscreva-se em nosso blog
Acesse, em primeira mão, os nossos principais posts diretamente no seu e-mail e fique por dentro das últimas notícias.

Praticidade e otimização de processos

Está na hora de focar no que realmente importa: as pessoas.
Fazemos questão de nos transformar constantemente, ajudando você a cumprir esse objetivo de maneira eficiente e segura. Quer saber mais sobre nossas soluções digitais?
Solicite uma proposta