Gestão de Recursos Humanos: Entenda a importância

Se alguém ainda tem dúvidas de que as pessoas são o ativo mais importante em uma organização, precisa conhecer a gestão de recursos humanos.

Essa função é capaz de elaborar métodos para que as pessoas sejam agentes positivos, capazes de contribuir para a lucratividade e a solidificação da marca empresarial no mercado.

Neste texto, vamos esclarecer o papel da gestão de recursos humanos, listar os impactos negativos de uma má gestão e falar sobre como o ponto eletrônico pode ajudar no gerenciamento dos colaboradores. Confira!

O que uma gestão de recursos humanos executa na empresa?

O objetivo é alinhar as metas da empresa com as das pessoas que atuam nela. A fim de alcançar as estratégias corporativas com excelência.

Além de atuar para que os profissionais estejam sempre motivados, engajados e produtivos.

Para que o clima organizacional esteja sempre positivo, o RH precisa estar atento às necessidades e dificuldades dos talentos.

Essa é uma tarefa fundamental para desenvolver métodos eficientes de capacitação e prevenção de conflitos internos.

Dessa maneira, o valor agregado de uma gestão de RH eficiente é o alcance das metas estabelecidas pelo negócio, por meio de profissionais aderentes à cultura, à missão e aos valores corporativos.

 

ebook dicionario do rh e departamento pessoal - Pontomais 2019

 

Quais são os impactos que uma gestão ineficiente traz para o negócio?

Em meio a tantas atribuições, nem sempre um gestor de recursos humanos está preparado para atuar de forma hábil. Vamos listar alguns efeitos gerados por uma má gestão:

Ausência de alcance das metas empresariais

Quando a gestão de RH não conhece suficientemente as estratégias da organização, uma grande falha é cometida: contratações equivocadas.

Se os perfis selecionados não têm aderência à cultura, acontecem conflitos entre os colaboradores, como por exemplo, desmotivação, falta de engajamento, baixa produtividade e aumento de turnover — o pior pesadelo de um negócio.

Liderança vulnerável

Se o gestor de RH não capacita os líderes dos setores de forma eficiente, eles não serão capazes de resolver os problemas da área. Afetará assim a credibilidade da repartição.

Lembre-se de que bons líderes representam boas equipes, maus líderes podem destruir uma empresa.

Falta de preparo dos profissionais

O RH precisa acompanhar as transformações que acontecem, principalmente no ramo de atuação da empresa, e promover o desenvolvimento dos talentos.

Com profissionais atualizados e preparados, a produtividade aumenta e a lucratividade da empresa acompanha a evolução.

Ausência de engajamento dos profissionais

O princípio fundamental de um bom RH deve ser investir no bem-estar e na felicidade dos colaboradores.

Talentos que se sentem importantes são capazes de produzir mais e com maior eficiência, são receptivos, expressam suas opiniões e agregam conhecimento. Quando isso não acontece, o efeito pode ser devastador.

Desprezo ao clima organizacional

A temperatura de uma empresa deve ser medida constantemente pelo RH. Suas alterações precisam ser prontamente detectadas, analisadas e resolvidas. Dessa maneira, manter um bom clima interno aumenta a produtividade e a lucratividade corporativa.

Comunicação ineficaz

Se um profissional é excluído de informações importantes referentes à empresa, não será capaz de “vestir a camisa” e mudar o cenário que se apresentar.

Um grande erro ainda comum nas organizações é a falta de transparência. Essa atitude é capaz de reduzir a credibilidade da empresa perante os funcionários e, como consequência, afeta sua marca empregadora.

Assim, uma ferramenta muito eficiente para medir o grau de engajamento dos profissionais nas empresas é o ponto eletrônico.

Por meio dele, o RH poderá verificar os índices de absenteísmo, atrasos e licenças médicas. Poderá atuar de forma efetiva na resolução de problemas motivacionais e ergonômicos.

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

 

Teste pontomais 2019

 

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂

 

Se você gostou deste post sobre gestão de recursos humanos e deseja aprofundar mais seus conhecimentos, leia sobre como utilizar ferramentas e softwares que ajudarão a alavancar sua empresa e otimizar seus processos!